Nigéria interessada em comprar Super Tucanos

O Vice-presidente do Brasil, Michel Temer e o seu homólogo nigeriano Namadi Sambo se reuniram em Brasília para conversações estratégicas bilaterais para reforçar os laços entre os dois países.

Numa conferência de imprensa após a primeira sessão de seu mecanismo bilateral de negociações estratégicas, os dois líderes anunciaram a criação de grupos de trabalho para fortalecer as relações bilaterais em matéria de segurança e defesa, entre outras áreas. Eles disseram que vão assinar um acordo para trocar informações, especialmente em crimes relacionados com o tráfico de drogas. Eles também discutiram a possível repatriação de 377 prisioneiros nigerianos condenados por uma série de crimes no Brasil, incluindo o tráfico de drogas.

Os dois países também esperam aumentar a cooperação nas áreas de comércio e investimentos, agricultura e segurança alimentar, assuntos consulares e jurídicos, mineração, cultura e energia. Sambo expressou interesse da Nigéria na compra de aviões de ataque leve A-29 Super Tucano, fabricados no Brasil, num movimento que reduziria 5 bilhões-US déficit comercial do Brasil com o país Africano. 

“A Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente Africano”, disse Temer, ressaltando que o  comércio bilateral cresceu de 1,6 bilhões de dólares em 2002 para 9,100 bilhões de dólares em 2012. 

“Na reunião de hoje, a Nigéria ofereceu oportunidades para várias empresas de infra-estrutura e de energia brasileiras para trabalhar lá”, disse Temer. Brasil está considerando a abertura de um escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na Nigéria para aumentar o investimento brasileiro lá. 

A reunião Brasil-Nigéria para conversações estratégicas foi agendada durante a visita de dois dias da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff ao país Africano, em fevereiro. 

FONTE: Global Times

Sair da versão mobile