Nova missão para o USNS ‘Comfort’ (T-AH 20) na América do Sul, América Central e Caribe



MIAMI – O navio-hospital da Marinha dos EUA, USNS Comfort (T-AH 20) retornará para outra missão na América do Sul, América Central e Caribe em meados de junho para iniciar uma missão de assistência médica de cinco meses como resultado da crise humanitária criada pela instabilidade política e econômica em curso na Venezuela.

USNS Confort (T-AH 20) Foto: Scott Bigley

Equipes médicas do navio se reunirão na Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Granada, Haiti, Jamaica, Panamá, Santa Lúcia, Saint Kitts e Nevis e Trinidad e Tobago para visitas portuárias.

“Este deployment responde diretamente à crise provocada pelo regime que Maduro criou”, disse o almirante da Marinha dos EUA, Craig Faller, comandante do Comando Sul dos EUA, que supervisionará o desdobramento. “Equipes médicas do navio trabalharão ao lado de profissionais médicos da nação anfitriã que estão absorvendo milhares de migrantes e refugiados venezuelanos. O povo venezuelano está fugindo desesperadamente de sua terra natal por esperança de um melhor modo de vida. Estamos comprometidos em encontrar maneiras de apoiar o povo venezuelano e nossos parceiros regionais que compartilham a meta de ver um governo legítimo e democrático reintegrado na Venezuela.”

De outubro a dezembro de 2018, o Comfort completou seu sexto deployment, um deployment de 11 semanas de apoio médico ao Equador, Peru, Colômbia e Honduras, ajudando mais de 26.700 pacientes necessitados, incluindo 599 cirurgias a bordo.

Isso marca o envio do sétimo navio-hospital na região desde 2007. As equipes médicas embarcadas fornecerão assistência a bordo e em locais médicos em terra, ajudando a aliviar a pressão sobre os sistemas médicos nacionais forçada, em parte, pelo aumento dos migrantes transfronteiriços. Assim como da última vez, o plano é embarcar profissionais médicos de nações parceiras para participar do esforço de fornecer assistência médica aos pacientes. A implantação reflete a promessa duradoura dos Estados Unidos de amizade, parceria e solidariedade com as Américas.

FONTE:southcom.mil

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile