NPo ‘Alte Maximiano’ já realiza buscas na área da possível queda do C-130 chileno

Por Guilherme Wiltgen

O Navio Polar Almirante Maximiano (H 41) chegou ao local da possível queda do avião Hércules C-130, da Força Aérea do Chile, às 3h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11).

Em coordenação com a Armada de Chile, o navio brasileiro já realiza buscas visuais, por radar e por ecobatímetro (dispositivo utilizado para detectar objetos no fundo do mar) na área denominada Zona 3.

O “Tio Max” possui capacidade de operar com dois helicópteros UH-13 Esquilo, possuindo ainda um hangar com capacidade para as duas simultaneamente. Contando com condições climáticas e de mar favoráveis, os helicópteros poderão ampliar a capacidade de busca visual, além de poder resgatar possíveis vitimas do acidente, além de recolher os destroços para trazer a bordo, afim de contribuir com as autoridades chilenas nas investigações sobre as causas do acidente.

O esforço brasileiro foi ampliado hoje com a chegada da aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira, que decolou do Aeroporto do Galeão hoje (11) às 4h45 da manhã, tendo pousado nesta tarde em Punta Arenas, no Chile.

Sair da versão mobile