O Japão ainda tem a melhor Marinha de todo o Pacífico?

Destroier japonês, JS Suzutsuki (DD 117)




Por Kyle Mizokami

O Japão pode ter um problema de envelhecimento da população, mas sua Marinha é altamente avançada. De fato, Tóquio ainda poderia dar à Marinha de Pequim uma corrida pelo seu dinheiro … talvez.

A melhor Marinha da Ásia tem um total de 114 navios de guerra e uma dotação de 45.800 pessoas. Possui uma grande frota de destróieres rápidos e poderosos, modernos submarinos de ataque diesel-elétricos e navios anfíbios que podem transportar tanques e outras forças terrestres. A Marinha japonesa pode caçar submarinos, enfrentar frotas de invasão e abater mísseis balísticos inimigos. Apesar de todo esse poder de fogo, isso não é de fato uma Marinha, mas uma força armada de funcionários públicos.

JS Akizuki (DD 115)

Tecnicamente, a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF), é uma “força de autodefesa” projetada para superar os limites constitucionais do país às forças armadas. É, navio por navio, a melhor Marinha da Ásia.

O principal componente da JMSDF é sua frota de quarenta e seis destróieres e fragatas (mais do que Reino Unido e França juntos). Organizada em flotilhas de escolta, a Marinha de aço do Japão foi projetada para defender o país da invasão, ajudar a retomar o território japonês e manter as rotas marítimas abertas.

Destróier JS_Myōkō – classe Kongo (DDG 175)

O mais poderoso dos combatentes de superfície do Japão é a classe Kongo de destróieres de mísseis guiados. Os quatro navios – Kongo , Kirishima , Myoko e Chokai – lforam batizados com nomes de navios de guerra e cruzadores da Marinha Imperial Japonesa, uma prática que costumava ser evitada, mas que se tornou mais popular à medida que a memória da Segunda Guerra Mundial desaparece.

Os destróiers da classe Kongo são baseados nos destróiers da classe Arleigh Burke Flight I da Marinha dos EUA em forma e armamento. Como a classe Burke, o coração do navio é o Aegis Combat System, capaz de rastrear e enfrentar ameaças provendo a defesa aérea da área. Também fornece um sistema nacional de defesa contra mísseis balísticos para todo o Japão (apenas dois Kongos podem proteger a maior parte do país).

JS Kirishima (DDG 174)

O armamento para os destróieres é principalmente defensivo, com noventa silos de mísseis de lançamento vertical Mark 41, divididos entre o convés dianteiro e traseiro. Os Kongos carregam mísseis de defesa aérea SM-2MR e interceptores de mísseis balísticos SM-3 Block IB, que serão substituídos em breve pela versão mais recente, Block IIA. Os destróieres também carregam um canhão principal de cinco polegadas, oito mísseis anti-navio Harpoon, seis tubos de torpedo anti-submarino e dois CIWS Phalanx.

Outro navio japonês formidável é o JS Izumo (DDH 183). Com 27.000 toneladas totalmente carregadas e 248 metros de comprimento, o Izumo possui uma ilha para controlar operações de voo, elevadores de aeronaves e um hangar que mede o comprimento do navio.

Embora isso pareça um porta-aviões tradicional, o Japão insiste que o navio é realmente um “destróier porta helicópteros”. O Izumo não pode carregar caças de asa fixa, mas pode transportar até quatorze helicópteros. Esses helicópteros e suas missões podem variar, de guerra antissubmarina a caça a minas e ataque a outros helicópteros. Isso faz do Izumo uma plataforma flexível capaz de executar uma variedade de tarefas. A JMSDF possui um segundo navio da classe, o Kaga (DDH 184).

Porta helicópteros JS Kaga (DDH 184)

A força submarina do Japão é outro componente importante da JMSDF. O Japão está construindo uma força de 22 submarinos para fornecer oposição contra uma Marinha chinesa em crescimento. A frota consistirá em duas classes de submarinos, a classe Oyashio mais antiga e a classe Soryu mais nova e mortal.

Com 4.100 toneladas submersas, os submarinos Soryu são os maiores submarinos do Japão desde a classe I-400 da Segunda Guerra Mundial. Os submarinos estão equipados com sistemas de propulsão independentes do ar Stirling, capazes de alimentar o submarino silenciosamente debaixo d’água por até duas semanas, e podem fazer até vinte nós submersos.

O Soryu está equipado com seis tubos de torpedo de 533 milímetros, com uma mistura de vinte torpedos pesados ​​tipo 89 e mísseis Sub-Harpoon de fabricação americana. Eles também podem colocar minas para bloquear os muitos estreitos que uma força invasora tentaria entrar.

Finalmente, o Japão tem três navios de desembarque de tanques da classe Osumi. Os navios se assemelham a pequenos porta-aviões, com um convés de vôo de 130 metros de comprimento estendendo o comprimento do navio. É aí que a semelhança termina, no entanto, já que os navios da classe Osumi não possuem elevadores de aeronaves e um hangar. Os navios foram projetados para mover rapidamente tanques da Força de Autodefesa Terrestre entre as principais ilhas do Japão, reforçando qualquer um deles contra invasões.

O Osumi (LST 4001) pode transportar até 1.400 toneladas de carga, catorze tanques Tipo 10 ou Tipo 90 e até mil soldados. Eles estão equipados com decks alagáveis e hovercraft LCAC projetado pelos americanos, permitindo que eles carreguem equipamentos pesados ​​e os enviem para a costa. Essa capacidade é especialmente útil à luz da nova estratégia de defesa dinâmica do Japão, que exige forças anfíbias capazes de recuperar ilhas confiscadas por um inimigo hipotético.

Uma última razão pela qual a marinha do Japão é a melhor da Ásia?

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9.0 atingiu a costa do norte do Japão. O vice-almirante Hiromi Takashima, comandante do distrito naval de Yokosuka, imediatamente assumiu o comando temporário de toda a JMSDF e ordenou todos os navios disponíveis ao norte da zona do terremoto. O primeiro navio partiu apenas 45 minutos após o terremoto. Outros dezessete navios cheios de suprimentos de socorro partiram em dezoito horas, alguns com tripulações apenas recolhidas parcialmente. Essa capacidade de classificar rapidamente a frota sem aviso prévio foi talvez o verdadeiro teste do profissionalismo e eficiência para a JMSDF.

Kyle Mizokami é um escritor de defesa e segurança nacional com sede em San Francisco, que co-fundou o blog de defesa e segurança Japan Security Watch.

FONTE: National Interest

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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