O USCGC Stone (WMSL-758) irá ajudar a patrulhar o Atlântico Sul

Cutter USCGC Stone Foto: Lance Davis

Por Gidget Fuentes

O mais novo “Cutter” da Guarda Costeira está iniciando sua primeira patrulha operacional no Atlântico Sul para conter a pesca ilegal, não regulamentada e não declarada na América do Sul.

O USCGC Stone (WMSL 758) pertence a classe Legend, e sua tripulação de 120 homens e mulheres na semana passada transformaram o que é tipicamente uma comissão de “shakedown” em preparações de curto prazo para conduzir operações de segurança marítima na América do Sul após a partida de Pascagoula, Miss.

A Guarda Costeira recebeu o Stone do estaleiro Huntington Ingalls Industries, em 10 de novembro e planejou seu comissionamento em sua futura Homeport, em Charleston, SC, para após seu retorno do deployment.

O navio suspendeu após uma restrição de duas semanas a bordo, em que os tripulantes permaneceram atracados. Depois de deixar Pascagoula pouco antes do Natal, a tripulação estava ocupada com exercícios e treinamentos, incluindo operações de pequenos barcos, exercícios de abandono de navio e operações com helicóptero.

A viagem inaugural é “uma viagem de vários meses no Atlântico Sul contra a pesca ilegal, não regulamentada e não declarada, ao mesmo tempo que fortalece as relações de soberania e segurança marítima em toda a região”, de acordo com um comunicado à imprensa da Guarda Costeira.

“Esta é a primeira patrulha da Guarda Costeira à América do Sul, envolvendo parceiros como Guiana, Brasil, Uruguai, Argentina e Portugal.” Um observador da marinha portuguesa embarcou no navio durante a Operação Southern Cross na região do Comando Sul dos Estados Unidos.

“A patrulha do Stone demonstra nosso compromisso com a ordem baseada em regras estabelecidas, ao mesmo tempo em que aborda a pesca IUU onde quer que um navio da Guarda Costeira seja implantado”, disse o vice-almirante Steven Poulin, comandante da Guarda Costeira da Área Atlântica, em um comunicado.

A Guarda Costeira considerou a Illegal, Unreported, and Unregulated (IIU), como a principal ameaça à segurança marítima e sua aplicação como uma missão importante. Os “Cutters” apóiam a aplicação da lei internacional, rastreando atividades ilícitas e patrulhando pescas estabelecidas, geralmente em conjunto com parceiros e aliados regionais. O maior esforço foi no Pacífico, onde em 2020 os Estados Unidos, Canadá, China, Japão, Rússia e Coréia do Sul implantaram navios, aeronaves e outros ativos durante a Operação Guarda do Pacífico Norte.

Em setembro, o almirante Karl Schultz, comandante da Guarda Costeira, emitiu o “Panorama Estratégico da Pesca IUU”, que ele descreveu como “o compromisso de liderar um esforço global para combater a exploração ilegal dos estoques de peixes do oceano e proteger nossos interesses nacionais”. A contribuição da Guarda Costeira seria tripla: operações de fiscalização direcionadas e dirigidas por inteligência, comportamento contrapredatório e irresponsável do Estado e cooperação multilateral de fiscalização da pesca.

“Nem todas as nações marítimas têm a capacidade de vigiar suas águas soberanas ou a consciência moral de policiar suas frotas; esta falta de responsabilidade compartilhada cria oportunidades de exploração na forma de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU)”, escreveu Schultz. “Esta exploração corrói a segurança regional e nacional, mina a ordem baseada nas regras marítimas, coloca em risco o acesso e a disponibilidade de alimentos e destrói economias legítimas.

“A pesca IUU substituiu a pirataria como a principal ameaça à segurança marítima global. Se a pesca IUU continuar sem controle, podemos esperar a deterioração dos Estados costeiros frágeis e o aumento da tensão entre as nações pesqueiras estrangeiras, ameaçando a estabilidade geopolítica em todo o mundo.”

Embora muita atenção tenha sido dada ao Pacífico, onde as autoridades americanas dizem que a expansão das frotas pesqueiras e de patrulha da China alardeou o direito internacional e ameaçou a segurança econômica e a soberania das nações, existem preocupações semelhantes nos recursos naturais do Atlântico Sul. As crescentes preocupações com as atividades ilícitas na pesca ao largo da América do Sul, incluindo avistamentos de mais embarcações de pesca chinesas e asiáticas, levou a Argentina a comprar novas embarcações de patrulha offshore para sua guarda costeira.

A implantação do Stone no Atlântico sul ocorre quando sua tripulação se preparava para o shakedown, mesmo enquanto permaneciam a bordo do navio para uma quarentena pré-comissão obrigatória.

“Não é fácil montar uma tripulação e preparar um navio para o mar, mas esta tripulação teve que realizar essa difícil tarefa enquanto observava as medidas de proteção associadas à pandemia do Coronavirus 19”, disse o capitão Adam Morrison, oficial comandante do Stone. em um comunicado. “A tripulação e eu estamos ansiosos por esta primeira viagem histórica, enquanto o Stone inicia uma carreira histórica de serviço a esta nação. Enquanto equilibra os requisitos de treinamento e qualificação, a tripulação do Stone se envolverá com nações parceiras na América do Sul em uma busca semelhante para conter as táticas de pesca ilegal.”

“Não consigo pensar em um final melhor para 2020 do que ver a expressão de orgulho nos rostos de nossos construtores navais enquanto o Stone sai de nosso estaleiro para se juntar à frota da Guarda Costeira”, disse o presidente do Ingalls Shipbuilding, Brian Cuccias, em um comunicado à imprensa. “Nossa força de trabalho forneceu à Guarda Costeira outro “Cutter” de última geração e altamente capaz que trabalhará por décadas para garantir a segurança marítima de nossa nação.”

O Stone será baseado em Charleston, homeport para dois outros “Cutters”, o USCGC Hamilton (WMSL 753) e USCGC James (WMSL 754).

O nome do navio vem do falecido comandante Elmer “Archie” Fowler Stone, que em 1917 se tornou o primeiro aviador da Guarda Costeira e, dois anos depois, foi um dos dois pilotos que realizaram com sucesso um vôo transatlântico em um hidroavião da Marinha.

Características

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: USNI News

FOTOS: Wikipedia

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