Oferta de ocasião? MoD do Reino Unido sinaliza venda de navios excedentes

Fragata Type 23 HMS Montrose

Por Richard Scott

Um folheto de vendas divulgado pela Autoridade de Vendas de Equipamentos de Defesa (DESA) do MoD no início deste mês, revelou detalhes de mais de 10 embarcações da Marinha Real (RN) e da Frota Auxiliar (RFA) sendo oferecidas para venda posterior e potencial serviço adicional. DESA é a organização dentro do MoD responsável por gerenciar a venda e transferência de equipamentos militares das Forças Armadas britânicas excedentes.

Entre os navios que estão sendo colocados à venda estão os caça minas da classe Sandown, que serão retirados de serviço no final de 2025, quando uma nova geração de MCMs autônomos começar a entrar em serviço. O ex-HMS Blyth e o ex-HMS Ramsey, desativados em Rosyth em agosto de 2021, já estão reservados para transferência para a Marinha ucraniana, após reparos pela Babcock.

MCM HMS Penzance

Outros cinco navios, HMS Penzance, HMS Pembroke, HMS Grimsby, HMS Bangor e HMS Shoreham, estarão disponíveis nos próximos quatro anos. Segundo a Jane’s, Bangladesh e Egito manifestaram interesse inicial. A DESA disse que estava “trabalhando com a indústria para desenvolver oportunidades de melhorias autônomas para essas plataformas”.

A disponibilidade de fragatas Type 23 também está sendo anunciada pela DESA. Embora navios específicos não sejam identificados, o ex-HMS Monmouth está agora atracado em Portsmouth depois de ser desativado no final de junho de 2021, enquanto o HMS Montrose deve se aposentar em 2022.

Fragata ex-HMS Monmouth já completamente depenada em Portsmouth – Foto Habibur Rahman

Ambos os navios são objeto de uma oferta de governo à governo com a Grécia para atender à necessidade da Marinha Helênica de fragatas provisórias. No entanto, é reconhecido que a ex-Monmouth exigiria uma reforma substancial para permitir o serviço operacional adicional.

Outro navio da RN que está sendo anunciado é o navio de pesquisa oceânica HMS Scott, de 24 anos, que deve se aposentar em 2022. De acordo com o resumo da embarcação, o Scott “pode ser equipado com os equipamentos comerciais mais atuais de pesquisa oceânica de alto mar, no âmbito de um programa que pode ser entregue pela DESA”. Alternativamente, o navio de deslocamento de 13.500 toneladas também poderia ser capaz de atuar como um “navio-mãe”.

HMS Scott

Três embarcações da RFA estão sendo anunciadas para venda. O RFA Argus, que atende em uma capacidade dupla como navio primário de recebimento de feridos e navio de treinamento da aviação, está planejado para deixar o serviço em 2024, enquanto os navios de apoio ex-RFA Fort Austin e ex-RFA Fort Rosalie estão atualmente em Birkenhead.

RFA Argus

Até quatro hovercrafts, Landing Craft Air Cushion (Light) 2400TD, operado pelos Royal Marines até este ano, também estão sendo anunciados. De acordo com a DESA, estes estão sendo disponibilizados totalmente reformados através da Griffon Hoverwork (como fabricante do equipamento original).

Landing Craft Air Cushion (Light) 2400TD

Uma miscelânea de embarcações menores também está sendo disponibilizada para venda. Isso inclui os barcos de patrulha rápidos HMS Scimitar e HMS Saber (usados ​​pelo Esquadrão de Gibraltar até o ano passado), embarcações de assalto Rigid Raider, barcos infláveis ​​rígidos Pacific 22 Mk II e barcos de piquete usados ​​para manuseio de barcos e treinamento de marinharia por oficiais cadetes da RN no Britannia Royal Naval College em Dartmouth.

HMS Scimitar

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Jane’s Navy International

Nota do Editor: O MoD está fazendo uma liquidação total com fragatas, caça minas (MCM), embarcações rápidas, hovercrafts e navios auxiliares. Vale salientar que essas embarcações, mesmo que tenham um bom preço de aquisição, necessitam de revisões de grande monta, ou seja, um grande investimento para que possam operar com efetividade. Em alguns casos, é colocar “dinheiro bom em navio ruim”. 

Sair da versão mobile