Oficiais da Marinha dos EUA e do Corpo de Fuzileiros Navais embarcam na Fragata União

Por Maj. Thomas Perna

Planejadores do Comando Sul das Forças Navais dos EUA / EUA 4ª Frota (USNAVSO / US 4ª Frota) e US Marine Corps Forces, South (MARFORSOUTH) participaram de um engajamento marítimo da Marinha do Brasil a bordo da fragata Uniâo (F 45) da marinha do Brasil, na costa nordeste do Brasil, 27 de outubro a 5 de novembro .

Os dois oficiais dos EUA são especialistas no assunto em operações anfíbias, falam português e têm experiência significativa na região (como oficiais de área estrangeira para a América Latina). Eles embarcaram e se integraram à Marinha e ao Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil por dez dias no mar para observar seu processo de planejamento, trocar práticas e aumentar a interoperabilidade entre as duas nações. Este evento marca a primeira vez que militares dos Estados Unidos atuam como especialistas no assunto a bordo da fragata brasileira e destaca as oportunidades crescentes para a integração da Marinha dos EUA e do Corpo de Fuzileiros Navais no planejamento e execução de eventos futuros com a Marinha do Brasil.

“Esta é uma ocasião significativa para nossos militares e mostra o quão forte nossa parceria é, apesar do COVID-19”, disse o Tenente Comandante Windsor Frinell, oficial de cooperação de segurança de teatro com USNAVSO / U.S. 4ª Frota. “Não somos apenas amigos e vizinhos, somos uma equipe que é mais resiliente e capaz de enfrentar desafios e ameaças compartilhados enquanto avançamos através da pandemia.”

Ao longo do exercício de planejamento, os oficiais dos EUA trabalharam ao lado de seus colegas brasileiros para desenvolver a interoperabilidade e entender as semelhanças e diferenças entre a Marinha dos EUA e do Brasil, infantaria naval e navios. Os dois países trocaram vários resumos informativos e operacionais sobre tópicos relevantes para suas missões, projeto e objetivos futuros. Alguns desses tópicos incluíram: capacidades e limitações de navios, segurança marítima, patrulha e operações aéreas, programas de organização e treinamento, defesa cibernética e preocupações regionais.

“A Marinha do Brasil é uma força extremamente capaz e aliada estratégica nos EUA de responsabilidade do Comando Sul”, disse o tenente-coronel Michael Aubry, chefe do ramo de cooperação de segurança do teatro com o MARFORSOUTH. “Nossa capacidade de trabalhar juntos e aprender uns com os outros é fundamental para a segurança e estabilidade da região.”

O Brasil possui mais de 90 embarcações navais e participa de exercícios e missões em todo o mundo. Como líderes regionais em Conscientização do Domínio Marítimo, eles participam de vários exercícios navais, como o UNITAS, exercício marítimo multinacional de maior duração no mundo. O Brasil também é uma força globalmente integrada e participou e liderou várias operações fora da região. Desde 2012, o Brasil liderou a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano e também liderou o componente militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti de 2004 a 2017. Devido ao seu tamanho, economia forte, indústria de defesa estabelecida, global projeção de forças militares e grande população, o Brasil mantém sua posição de liderança regional.

Em 2019, os EUA designaram o Brasil como um grande aliado não pertencente à OTAN, e esse status proporciona aos parceiros estrangeiros a designação de certos benefícios nas áreas de defesa, comércio e cooperação em segurança. De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, a designação de Grande Aliado Não-OTAN é um símbolo poderoso da relação estreita que os Estados Unidos mantêm com esses países e demonstra nosso profundo respeito pela amizade com os países aos quais é estendida.

Este compromisso de planejamento no navio brasileiro enfatiza a busca da Marinha dos EUA e do Corpo de Fuzileiros Navais por uma maior integração naval. Em 4 de novembro, os comandantes do USNAVSO / U.S. A 4ª Frota e o MARFORSOUTH assinaram um Plano de Apoio à Campanha Marítima integrado que reúne as duas unidades dos EUA para uma coordenação mais próxima em operações e atividades futuras que irão maximizar as forças coletivas com as nações parceiras e reforçar a reputação dos Estados Unidos como um parceiro altamente confiável e impactante.

Comando Sul das Forças Navais dos EUA / 4ª Frota, apóia as operações militares conjuntas e combinadas do Comando Sul dos EUA, empregando forças marítimas em operações cooperativas de segurança marítima para manter o acesso, aumentar a interoperabilidade e construir parcerias duradouras a fim de aumentar a segurança regional e promover a paz, estabilidade e prosperidade no Caribe, Central e Região da América do Sul.

As Forças do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no Sul são o comando do componente de serviço do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA para o Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM). COMMARFORSOUTH comanda todas as forças da Marinha designadas ao Comandante, O Comandante do USSOUTHCOM conduz o emprego e apoio adequados das forças da Marinha; conduz o planejamento de implantação e redistribuição e a execução das forças da Marinha designadas e anexadas; e realiza outras missões operacionais conforme designado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Dvids

Sair da versão mobile