Operação Guinex I é notícia no Washington Post

Por que a Marinha dos EUA está caçando piratas na África

Por James Stavridis | Bloomberg

O Hershel “Woody” Williams, um enorme navio de guerra que a Marinha dos EUA chama de “base marítima expedicionária”, está agora na costa oeste da África como parte de um exercício multinacional de combate à pirataria. Com quase 250 metros de comprimento e um convoo para helicópteros, o Williams pode fornecer um tremendo apoio logístico – combustível, estoques, peças de reposição – enquanto permanece no mar quase indefinidamente, porque tem duas tripulações diferentes que trocam de lugar a cada quatro meses.

A implantação da base móvel é uma importante declaração do compromisso dos EUA na África. E, dado o flagelo da pirataria africana, também faz sentido estratégico.

O Golfo da Guiné, que contém rotas marítimas importantes para a Europa e vastas reservas de petróleo, precisa urgentemente de operações de contra-pirataria multinacionais. No ano passado, ocorreram 46 incidentes de pirataria bem-sucedidos e atentados nas águas ao largo da Nigéria e Benin, cerca de 1/4 dos ataques mundiais, de acordo com o centro de relatórios de pirataria global do Bureau Marítimo Internacional. As Nações Unidas estimam que a África Ocidental perde mais de US $ 750 milhões por ano devido ao crime marítimo.

Quando eu era comandante das forças armadas da OTAN em 2009, iniciamos uma missão de contra-pirataria em grande escala ao largo da Somália, a Operação Escudo Oceânico. Quase acabamos com essa ameaça na África Oriental, mas ela se deslocou em todo o continente. E enquanto os piratas somalis, tornados famosos pelo filme “Capitão Phillips”, realizaram um pequeno número de assaltos audaciosos a grandes navios, o problema no Golfo da Guiné é mais complicado e generalizado.

Fragata Independência navega ao lado do USS Hershel “Woody” Williams durante PASSEX

A maioria dos ataques ocorre perto da costa, sendo os graneleiros, navios porta-contêineres e pequenos navios-tanque que transportam produtos petrolíferos refinados os principais alvos. Outros ataques envolvem a tomada de reféns de barcos que transportam trabalhadores para plataformas offshore de perfuração de petróleo. Os cativos são levados para as selvas pantanosas da costa e mantidos até que seus empregadores paguem o resgate. (Em alguns casos, há cooperação dos próprios tripulantes e supostos reféns, que recebem uma parcela após o pagamento das petroleiras.)

O exercício atual, Operação Guinex I, vai até o final de setembro. É liderado (SIC) pelo Comando dos EUA na África e reúne Marinhas de ambos os lados do Atlântico, incluindo 10 nações africanas. O Brasil implantou uma fragata poderosa, a Independencia (F 44), e a Marinha nigeriana, a força marítima dominante na região, tem meia dúzia de navios envolvidos. Além das manobras navais, há ênfase no treinamento de forças especiais locais, nos moldes dos SEALs da Marinha dos Estados Unidos.

Construir uma força marítima coletiva com parceiros regionais é uma abordagem que os Estados Unidos vêm usando na América Latina e no Caribe há décadas, aumentando a segurança sem as despesas e os desafios políticos de uma grande pegada logística.

A Operação Guinex I também visa melhorar a interoperabilidade entre as plataformas navais dos EUA e parceiros locais, incluindo transmissões de rádio seguras ponto a ponto; links de dados com informações de rastreamento sobre remessas comerciais; e acesso a feeds de satélite não classificados. Um melhor compartilhamento de inteligência pode fornecer informações taticamente úteis para os militares africanos e ajudar os Estados Unidos a obter informações sobre as ameaças terroristas. (Há relatos não confirmados de que parte do transporte dos piratas chegou ao grupo terrorista Boko Haram, que jurou lealdade ao chamado Estado Islâmico.)

A Marinha deve aproveitar o desdobramento do Williams, aumentando suas visitas de rotina aos portos do Golfo da Guiné. Não precisam ser destróieres Arleigh Burke de alta tecnologia ou cruzadores Ticonderoga; os navios mais simples da Guarda Costeira dos EUA são uma combinação melhor para as capacidades das Marinhas locais. A classe Spearhead da Marinha de transportes rápidos expedicionários, versões essencialmente menores do Williams, também seria uma boa escolha, assim como os navios anfíbios com seus calados mais rasos.

Idealmente, a cooperação com as nações do Golfo da Guiné se tornará uma operação de todo o governo, trazendo equipes da Agência de Repressão às Drogas, Gabinete de Entorpecentes Internacionais e Polícia do Departamento de Estado, Gabinete Federal de Investigação, Departamento de Segurança Interna e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. Como a Aliança do Tratado do Atlântico Norte aprendeu há uma década na Somália, derrotar a pirataria não pode ser feito apenas no mar, o flagelo é causado por terríveis condições em terra.

Para os EUA, melhorar os laços militares, de aplicação da lei e diplomáticos na África será cada vez mais vital, especialmente à medida que o alcance político chinês e o investimento (muitas vezes predatório) aumentam.

Há motivos para ser otimista. As nações africanas tradicionalmente têm medo de permitir uma presença militar permanente dos EUA, como o fornecimento de portos de origem para os navios da Marinha. Nesta primavera, no entanto, o governo nigeriano surpreendentemente instou o Pentágono a transferir a sede do Comando dos EUA para a África de Hamburgo, Alemanha, para um local no continente.

A população da África pode chegar a 2,5 bilhões em meados do século, um quarto da população mundial. Pobreza extrema, seca, infraestrutura deficiente, desacordos religiosos e poderes externos intrusivos criam condições nas quais florescem conflitos civis, pirataria e terrorismo. O governo da Guiné foi derrubado por um golpe militar há poucos dias.

USS Hershel “Woody” Williams (ESB 4)

O Williams está fazendo mais do que lutar contra os piratas modernos: está mostrando que os EUA têm interesse em manter a estabilidade e a segurança no continente de crescimento mais rápido do mundo.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e seus proprietários.

James Stavridis é colunista da Bloomberg Opinion. Ele é almirante aposentado da Marinha dos Estados Unidos e ex-comandante supremo aliado da OTAN e reitor emérito da Escola de Direito e Diplomacia Fletcher na Universidade Tufts. Ele também é presidente do conselho da Fundação Rockefeller e vice-presidente de Assuntos Globais do Carlyle Group. Seu livro mais recente é “2034: Um romance da próxima guerra mundial”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

NOTA DO EDITOR: Na verdade a Operação Guinex I foi criada e é liderada pela Marinha do Brasil e não pelo Comando dos EUA na África como citado pelo autor.

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