Plano de infraestrutura da Marinha americana custará ‘bilhões’ acima do esperado, diz relatório do GAO

O CA Stephen Evans comandante do Carrier Strike Group 2 e a CA Sara A. Joyner, fazem um tour pelo porta-aviões USS George H.W. Bush (CVN 77). Atualmente, o GHWB está no estaleiro naval de Norfolk. (Foto Stuart A. Posada)




Por Aaron Gregg

Um plano para reformar os estaleiros administrados pelo governo da Marinha pode custar bilhões de dólares A mais do que o esperado, concluiu um relatório recente do Government Accountability Office (GAO).

Especialistas da Marinha dizem que os resultados mostram como alguns projetos importantes de infraestrutura pública foram negligenciados por décadas, aumentando o custo de manutenção a longo prazo. O Plano de Otimização de Infraestrutura de Estaleiro de 20 anos da Marinha visa reconstruir e modernizar estaleiros administrados pelo governo em quatro portos dos EUA, onde submarinos e porta-aviões com energia nuclear são reparados e mantidos: Norfolk, Va .; Kittery, Maine; Puget Sound.Wash.; e Pearl Harbor, Havaí.

USS Harry S. Truman (CVN 75), parte da Estação Naval de Norfolk em 18 de novembro de 2019. Foto KALEB J. SARTEN

O custo do projeto foi inicialmente estimado em US $ 21 bilhões. Mas os pesquisadores do GAO concluíram que a estimativa da Marinha subestimou os custos e riscos associados ao plano de recapitalização do estaleiro, algo que poderia deixar a Marinha com recursos inadequados para executar o plano. É provável que a questão apareça na audiência de quarta-feira diante do Comitê de Serviços Armados do Senado, quando altos oficiais da Marinha farão perguntas sobre questões de manutenção da frota. “O cálculo de custo inicial da Marinha para o plano não utilizou certas práticas recomendadas no desenvolvimento da estimativa, como documentar premissas importantes, contabilizar a inflação e abordar riscos que juntos poderiam adicionar bilhões ao custo final”, escreveu o GAO em seu relatório.

O GAO disse que estimativas de custos mal definidas ameaçam desviar o projeto. “Sem estimativas de alta qualidade, as agências correm o risco de sofrer excedentes de custos, prazos perdidos e déficits de desempenho”, acrescentou o GAO. Os desafios do estaleiro podem representar um obstáculo à estratégia de segurança nacional declarada do Pentágono, que enfatiza a concorrência com a Rússia e a China por influência militar global. As solicitações de orçamento da Marinha dos últimos anos descrevem instalações de manutenção envelhecidas que não possuem o equipamento necessário para atender às expectativas, em alguns casos significando que menos navios e submarinos estão disponíveis para as missões designadas.

USS Buffalo (SSN 715) Pearl Harbor Naval Shipyard. Foto Marshall Fukuki

O presidente Donald Trump disse na campanha que aumentaria a contagem de navios da Marinha para 350 se fosse eleito presidente. Embora seja provável que esse objetivo esteja a décadas de distância, a Marinha encerrou grandes aquisições projetadas para aumentar suas capacidades em armas. Recentemente, finalizou um acordo de US $ 15,2 bilhões com o construtor naval Huntington Ingalls, da Virginia, para dois porta-aviões da classe Ford, por exemplo. Mas a saúde da infraestrutura pública dos estaleiros dos Estados Unidos tem sido negligenciada em favor de outras prioridades de gastos, disseram especialistas em infraestrutura naval. E o governo Trump, em alguns casos, desviou esse financiamento para apoiar outras prioridades: estaleiros em Bangor, Washington e Norfolk estavam entre os que receberam o pagamento pelo muro na fronteira de Trump.

“Se os EUA querem ter a melhor marinha do mundo, precisam ter a melhor infraestrutura da marinha”, disse Diana Maurer, diretora de gerenciamento e capacidades de defesa do GAO. “A Marinha atrasou a manutenção de navios e submarinos, em parte por causa das más condições nos estaleiros da Marinha”, acrescentou. Bryan Clarke, analista da Marinha do Centro de Análise Estratégica e Orçamentária, disse que a Marinha fez um bom trabalho ao identificar o que precisa ser consertado. Encontrar o dinheiro para isso é outro problema, ele disse. A modernização dos estaleiros americanos “exigirá mais dinheiro e esforço sustentado do que a Marinha atualmente estabeleceu”, disse Clark.

USS Port Royal (CG 73) Pearl Harbor Naval Shipyard. Foto Liane Nakahara

“A Marinha em breve terá que tomar uma decisão no próximo orçamento para retirar dinheiro da estrutura de força – novos navios, novos aviões, novas capacidades – e colocar esse dinheiro na manutenção do estaleiro.” Um relatório separado de 2017 descobriu que o estaleiro médio o equipamento de capital – o grande maquinário usado para reparar embarcações de grande porte – já havia ultrapassado sua vida útil. Esse relatório concluiu que as más condições dos estaleiros da Marinha contribuíram para atrasos na manutenção e fizeram com que a Marinha perdesse mais de 1.300 “dias operacionais”, ou dias em que os navios estavam disponíveis para missões, durante um período de 16 anos.

“Estas são instalações industriais muito antigas, algumas das mais antigas do país, muitas delas estão em uso contínuo”, disse Craig Hooper, consultor de defesa. “Quando você começa a explorar essas instalações, descobre coisas que aumentam a complexidade e potencialmente aumentam os custos”.

FONTE: Star and Stripes – The Washington Post

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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