Polônia comprará submarinos usados ​​da Suécia? MoD polonês confirma que as negociações estão em andamento

HSwMS Södermanland



Por Jakub Palowski

A Polônia está atualmente envolvida em negociações relativas à aquisição de submarinos em segunda mão da Suécia. A aquisição visa obter um preenchimento de lacunas até que o programa de compras submarinas de nova geração da Orka seja finalizado.

Extraoficialmente, uma fonte disse que as negociações dizem respeito a dois submarinos suecos da Södermanland. O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, anunciou, durante o Dia da Marinha da Polônia, que a cooperação com o parceiro sueco foi considerada a melhor solução para preencher a lacuna de submarinos.

HSwMS Södermanland

A fase de pesquisa de mercado foi concluída e as negociações estão em andamento. O ministro anunciou que essa não é uma solução final e que o programa Orka (assumindo a aquisição de três submarinos de nova geração) continuará. Atualmente, a Polônia opera um único submarino da classe Kilo que remonta ao final dos anos 80, junto com dois submarinos Kobben que são muito mais antigos e precisam ser substituídos. Alguns rumores foram divulgados, sugerindo que a Polônia estaria disposta a adquirir submarinos de várias fontes diferentes, incluindo o Brasil. Em última análise, porém, o Ministério da Defesa considerou a oferta sueca a mais benéfica.

As informações não oficiais obtidas pela Defence24.pl sugerem que as negociações se referem à aquisição ou arrendamento de longo prazo e subsequente compra de dois submarinos A17. Os submarinos em questão são, HSwMS Södermanland e HMwMS Östergötland, sofreriam revisões e reparos, incluindo a retromontagem de alguns elementos submarinos do A26 no Saab Kockums, com um preço de 2,5 bilhões de coroas suecas (cerca de 1 bilhão de zlotys).

HSwMS Södermanland

Isso pode ser importante para a empresa, pois, de acordo com inúmeros relatos da mídia sueca (incluindo Dagens Industri), a Saab Kockums precisa urgentemente de receber novos pedidos para poder continuar com suas operações sem problemas. O governo sueco, por outro lado, planeja adquirir dois submarinos da classe Archer de Cingapura – RSS Archer (por exemplo, HMwMS Hälsingland) e RSS Swordsman (por exemplo, HMwMS Västergötland). Eles foram comissionados em 1986 e 1987. Antes de serem transferidos para Cingapura, passaram por uma profunda modernização em 2009 e 2010. Os submarinos em questão seriam operados pelos suecos até que novos submarinos A26 sejam entregues.

RSS Archer de Cingapura

Graças ao exposto, a Marinha sueca operaria cinco submarinos, juntamente com três submarinos A19 Gotland existentes. Se a aquisição de submarinos A17 pela Polônia for concluída, isso permitirá manter as capacidades por algum tempo após a retirada das embarcações da classe Kobben. Ao mesmo tempo, o chefe do Ministério da Defesa afirmou claramente que a aquisição não é uma solução final. O que se segue é o fato de o programa Orka assumir a aquisição de três submarinos que também carregariam mísseis, ainda está sujeito à implementação. Durante a análise do referido programa, foram mencionadas três ofertas: oferta francesa do Naval Group (submarinos Scorpene com mísseis NCM), oferta alemã (submarinos 212CD e tipo 214) e a oferta sueca da Saab, com a nova plataforma A26.

A Polônia havia declarado sua exigência de que a aquisição incluísse uma ampla transferência de tecnologia em relação aos novos navios.

Fonte: Defence24 Poland

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile