Primeiro A-29 Super Tucano chega a AFB Moody (com vídeo)

A-29_USAF_02

O primeiro dos 20 aviões A-29 Super Tucano chegou em 26 de setembro, em preparação para a missão de treinamento de pilotos e mecânicos do Afeganistão.

O A-29 é um avião de treinamento e apoio aéreo leve que será usado para treinar 30 pilotos afegãos e 90 mecânicos, como parte de uma exigência da Força de Assistência de Segurança Internacional para realizar o treinamento fora do Afeganistão.

“Este é um programa muito original, é uma grande oportunidade e é definitivamente um grande dia para Base Aérea de Moody”, disse o Lt. Col. Jeffrey Hogan, Comandante da unidade de treinamento do A-29. “Este avião é perfeito para a missão e vai ser uma grande oportunidade para interagir com os afegãos. Estaremos ensinando, mas também estaremos aprendendo com eles”.

O piloto sênior da Sierra Nevada Corporation, Chris Carlson, aperta a mão do Lt. Col. Jeffrey Hogan, após o pouso primeiro do A-29 Super Tucano na AFB Moody.

A necessidade do A-29 se dá ao fato que a atual LAS da força aérea afegã, o helicóptero de ataque Mi-35, estar chegando ao fim da sua vida útil em Janeiro de 2016. “Especificamente, a missão que nós estamos substituindo é a do Mi-35, que é um helicóptero de ataque, de forma que eles cumpram algumas destas mesmas missões”, disse Hogan. “Mas realmente esta aeronave é um salto monumental em recursos para a força aérea afegã, ele vai nos permitir fazer alguma sobreposições dessas missões do Mi-35 e vai fazer muito melhor. Também irá expandir algumas outras missões, que eles atualmente não podem executar”.

Durante o roll-out, realizado no dia anteror da chegada, o Maj. Gen. John McMullen, Comandante do 9th Air and Space Expeditionary Task Force-Afghanistan e vice-comandante das Forças Americanas no Afeganistão, também falou sobre a necessidade que o Afeganistão tem da aeronave: “É evidente que a maior deficiência da força aérea afegã é a capacidade de fornecer fogo aéreo sobre o inimigo em terra”, disse McMullen. “A peça que faltava, que é vital para o sucesso da Força de Segurança Nacional Afegã, era uma plataforma ar-terra com capaciadade de lançar armas de precisão, coma velocidade e raio de ação que alcance todo o Afeganistão, e esta plataforma é o A-29! Ele é o avião perfeito para o tipo de terreno do Afeganistão é o avião perfeito para o tipo de conflito no Afeganistão, e ainda é a aeronave perfeita para a sua Força Aérea”.

“Os Estados Unidos recebe frequentemente pilotos internacionais em instrução de diferentes países, como a Noruega, Polônia, Cingapura, Holanda e Iraque, para treinar no F-16 Fighting Falcon. Os EUA também fornecem aos alunos afegãos, treinamento de voo em outros programas estabelecidos em bases no Texas, Mississippi, Arkansas e Oklahoma. Oito dos 10 estudantes afegãos, da primeira turma de formação na Moody AFB, já ganharam as suas “Asas” através de treinamento de pilotos da Força Aérea. “A USAF treina alunos internacionais, milhares deles, todos os dias”, disse Hogan. “Os pilotos que estamos recebendo, são apenas mais um produto que temos produzido ao longo dos anos. Temos os procedimentos e políticas para garantir que a missão seja executada de forma segura. Eles não são novos pilotos, eles são muito experientes e sempre vamos estar voando no avião junto com eles”.

Após o treinamento, todos os 20 aviões serão fornecidos para a Força Aérea afegã e irão apoiar as missões de reconhecimento aéreo, de contra-insurgência e prover autodefesa aérea para o seu governo e seus cidadãos.

“Como o general McMullen disse, a força aérea afegã precisa muito do A-29”, ressaltou o Maj. Gen. Abdul Wahab Wardak, Comandante da Força Aérea do afeganistão, durante o roll-out do A-29 em Jacksonville, Flórida. “Neste momento, não temos qualquer tipo de aeronave que possa proteger as tropas e fornecer apoio. Obrigado a todos que estão trabalhado neste programa. A nossa amizade vai continuar a crescer e se tornará forte no futuro”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE e FOTOS: USAF

LEIA TAMBÉM:

Roll-Out do primeiro A-29 Super Tucano feito nos EUA

Sair da versão mobile