Sua Alteza Real, a Princesa Amalia, batizou o Combat Support Ship (CSS) Den Helder (A 834). Isso é um marco especial e simbólico para o novo navio de reabastecimento da Marinha Real Holandesa.
A cerimônia festiva no estaleiro do contratante principal Damen Naval em Vlissingen contou com a presença de 1.100 convidados, incluindo o Secretário de Estado da Defesa, Gijs Tuinman, o CEO da Damen Shipyards, Arnout Damen, o Vice-Comandante do Comando de Material e TI, Major General Harold Boekholt, e o Comandante da Marinha Real Holandesa, Vice-Almirante René Tas.
Durante sua primeira visita de trabalho solo, a Princesa Amalia falou as palavras tradicionais, “Eu o nomeio Den Helder e desejo a você e sua tripulação uma viagem segura”, antes de quebrar uma garrafa de champanhe contra o casco do CSS. Como madrinha do navio, a Princesa Herdeira terá uma conexão especial com a embarcação durante toda a sua vida útil. Após o corte cerimonial da linha de amarração final com um pequeno machado cerimonial, a Banda da Marinha Real da Holanda tocou o Wilhelmus, o hino nacional holandês.
Exatamente 48 meses após o corte do primeiro aço, o navio concluiu com sucesso seus primeiros testes no mar em dezembro de 2024. Após o batismo, a Damen Naval realizará o trabalho final antes de entregar a embarcação ao Comando de Material e TI (COMMIT) do Ministério da Defesa da Holanda.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
O Brasil tem capacidade de construção desse tipo de navio?
Falta tecnologia ou verba para tal?
Falta $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Essa é a maior necessidade da MB no momento, mas só pensam em comprar mais navios de desembarque!!!
Belíssimo NaPaLog.
Necessidade de qualquer marinha voltada para mares abertos.
Apenas recordando: hoje há apenas um vetusto NT em operação, e um vaso deste tipo da matéria se faz necessário para complementar e posteriormente substitui-lo.
Vale lembrar que os novos tipos de suporte logístico podem eventualmente ser utilizados para dar apoio a operações em terra, complementando de forma mais eficaz os vasos anfíbios.