Prosub: ICN inicia transferência da seção de ré (S1) do S-BR3

Nessa quinta-feira (29) às 7h30, a Itaguaí Construções Navais (ICN) finaliza todo processo de transferências de seções do terceiro submarino do PROSUB, o Submarino Tonelero (S 42).

A última seção a ser transportada é a S1, a ré da embarcação responsável por abrigar os sistemas de lemes e estabilizadores, assim como o eixo propulsor e o Motor Elétrico de Propulsão (MEP). A peça, que pesa 16 toneladas, será transportada da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) até o Estaleiro de Construção (ESC), na área sul da Ilha madeira por uma distância de 4,5km.

O próximo passo, após a conclusão da atividade, será a união de todas as seções do S-BR3, já presentes por completo no Estaleiro de Construção.

Quando finalizado, a embarcação terá 72 metros de comprimento e um peso de 2 mil toneladas, sendo um dos mais modernos submarinos do mundo em sua categoria exaltando a indústria naval e a mão de obra brasileira.

Estágio evolutivo do Submarino Tonelero:

• Será totalmente integrado em dezembro/2020.
• Data de entrega: 2022

Características da Seção 1 (S1):

Peso: 16 toneladas
Comprimento 13,5 metros
Função: Seu formato cônico a distingui facilmente das demais, sendo esta a seções responsável por abrigar os sistemas de lemes e estabilizadores (responsáveis pelo rumo e profundidade durante a navegação), assim como o eixo propulsor e o Motor Elétrico de Propulsão (MEP).

Demais seções transferidas com êxito:

Seção 2A (S2A):
Peso: 327 toneladas
Comprimento: 18,3 metros
Função: Local onde encontram-se os geradores a diesel, a praça de baterias de ré, o cradle de elétrica, entre outros elementos ligados à energização da embarcação, sendo, popularmente chamada de “usina elétrica” do submarino.

Seções 2B, 3 e 4 (S2B, S3 e S4):
Peso: 619 toneladas
Comprimento: 39,9 metros
Função: A seção 2B é onde se localiza os compartimentos habitáveis como cozinha, refeitório alojamentos e banheiros. Nessa seção, localiza-se os maiores tanques do S-BR assim como o “escape trunk”, equipamento de segurança que possibilita o salvamento da tripulação. Na seção S3, localiza-se o comando de controle, a vela e as principais bombas. E por fim, na S4, encontram-se os equipamentos relacionados ao embarque, guarda e manobra dos torpedos cuja capacidade de lançamento é o propósito final do submarino.

Sair da versão mobile