Rapidfire ou Bofors 40MK4 para os novos navios MCM da Marinha Francesa?

A Marinha francesa (Marine Nationale) e a DGA (Agência de Compras de Defesa Francesa) estão atualmente comparando dois sistemas de armas navais de 40 mm para os futuros navios MCM para a Marine Nationale (Programa BGDM): The Rapidfire da Nexter e Thales e o BAE Systems Bofors 40MK4.

Por Xavier Vavasseur

O BGDM (Bâtiments de Guerre des Mines) é o programa para os futuros navios da Marinha Francesa. Esses navios substituirão os navios “tripartidos” em serviço, uma classe de caçadores de minas desenvolvida entre as marinhas da Bélgica, França e Holanda. A Bélgica e a Holanda estão substituindo seus navios por MCM Motherships como parte do programa “RMCM”.

Durante a Euronaval 2022, a França anunciou que estava ingressando no programa, confirmando que o projeto de navio-mãe do RMCM do Naval Group será usado como base para responder ao requisito do BGDM da Marinha francesa, que será solicitada este ano.

O Naval News entende que a Bélgica e a Holanda receberam a medida por causa das muitas vantagens que trará: economias de escala (em caso de compra conjunta de equipamentos e peças de reposição), maior interoperabilidade e potenciais benefícios em termos de treinamento também.

Em uma entrevista exclusiva à Naval News em novembro de 2022, o vice -almirante Arie Jan de Waard, diretor da Organização de Material de Defesa Holandesa (DMO) destacou o acima e insistiu que os navios franceses seriam “exatamente os mesmos”. Perguntado especificamente sobre os benefícios que ele espera da França ingressando no programa, o almirante de Waard respondeu:

“É claro que economias de escala, então você tem mais navios do que apenas os navios para a Bélgica e a Holanda. Além disso, o que chamamos de interoperabilidade e intercambiabilidade: se mais marinhas usarem a mesma plataforma, você pode compartilhar peças de reposição, trocar equipes, há muitos benefícios que você obtém ao comprar as mesmas coisas.

E nas discussões, primeiro, a França queria o navio, mas queria mudar algumas coisas … também temos exemplos de que, se você comprar as mesmas coisas, mas então você muda algo na plataforma ou o que quer que seja, isso não ajuda para ser intercambiável ou interoperável. Então aqui está! Novamente, um exemplo perfeito, a França disse que não, não, não, vamos comprar exatamente a mesma nave -mãe que a Bélgica e a Holanda vão comprar”, disse o Vice -Almirante Arie Jan de Waard.

Com a França adotando a mesma “plataforma”, surge a questão dos sistemas e equipamentos a bordo. Entramos em contato com a Marinha francesa e a DGA para lançar luz sobre isso. Em uma resposta comum, os dois serviços confirmaram que a França deseja maximizar a semelhança do “design francês” com o dos navios da Bélgica/Holanda.

“Em 2021, o Ministro das Forças Armadas validou a escolha da arquitetura dos navios de guerra belga-holandesa de minas como arquitetura de referência para futuros BGDMs franceses, com adaptação às especificidades francesas, em particular para integrar o sistema de drones desenvolvido pela cooperação franco-britânica. Com isso em mente, a França quer maximizar a semelhança com o design do navio belga/holandês”. Marine Nationale e DGA

A declaração acima faz referência ao programa francês / britânico SLAMF / MMCM, no qual Thales é o principal contratado. O programa RMCM belga/holandês depende de uma caixa de ferramentas fornecida principalmente pelo grupo ECA. Os sistemas não tripulados em cada programa variam em tamanho e tipo, precisando de adaptações específicas, principalmente nos sistemas de manuseio a bordo do navio-mãe.

Em relação ao sistema de radar, a Marinha francesa e a DGA nos disseram que o Thales “NS50 que equipará o BGDMS belga é a opção preferida para navios franceses”.

O moderno Bofors 40MK4 Foto: BAE Systems

Por último, mas não menos importante, em relação à principal arma naval a ser montada a bordo do BGDM, a Marinha francesa e a DGA explicaram:

“Para o sistema de artilharia, a escolha final será feita após a análise de valor a ser realizada entre as 2 opções de canhões: Bofors 40MK4 e Rapidfire.”

A Análise de Valor (VA), também conhecida como Engenharia de Valor (VE), é uma abordagem de equipe padronizada e multi-qualificada, que visa identificar a maneira mais baixa de custo e garantir o valor mais alto para cumprir as funções de um produto, processo ou serviço.

Cada sistema tem seus prós e contras. Ou seja, o Rapidfire é francês, o sistema está sendo instalado em navios franceses (e uma variante de veículos do Exército francês), mas sua futura munição de explosão aérea ainda não foi financiada. Em relação à arma sueca, os 40MK4 já estão integrados na plataforma do navio-mãe, o que significa custos reduzidos para a França. Mas, embora o canhão tenha sido selecionado por sete clientes diferentes, ele não está em serviço com a Marinha francesa e sua introdução significaria mais um tipo de munição que pode representar desafios em termos de logística.

Abaixo estão mais detalhes sobre cada sistema:

Bofors 40MK4

Impressão artística da nave-mãe rMCM equipada com o Bofors 40Mk4. Imagem do Naval Group.

O canhão de 40mm Bofors 40MK4 é usado como um sistema de armas navais primário ou secundário para combater as ameaças de ar e superfície, mas também pode ser usada contra alvos terrestres costeiros.

O Bofors 40MK4 tem a capacidade de alternar rapidamente entre tipos de munição otimizados, incluindo munição programável de 40 mm 3P. Pode passar do aviso à destruição em menos de 0,5 segundos. A munição 3P pode ser programada para efeito otimizado contra qualquer alvo, incluindo padrões de explosão no ar para novas ameaças que antes eram impossíveis de se envolver. A arma controlada remotamente carregada automaticamente também pode ser controlada localmente como um backup, equipando o operador para qualquer cenário.

Os clientes existentes dos Bofors 40MK4 incluem a Suécia, Finlândia, Reino Unido, Brasil, Japão e, claro, a Bélgica e a Holanda para o programa RMCM.

O Naval News entrou em contato com a BAE Systems Bofors para perguntar por que eles acham que os 40MK4 são a melhor solução para os futuros navios BGDM da Marinha francesa. Aqui está a resposta deles:

Aqui estão nossos pontos fortes sobre o 40 MK4.

O sistema de armas Bofors 40 MK4 é a quarta geração proveniente do canhão Bofors clássico projetado nos anos trinta e amplamente usada durante a Segunda Guerra Mundial.

O Bofors 40 MK4 tem uma alta taxa de tiro: 300 rodadas por minuto e um longo alcance: 12.500 metros. Juntamente com a munição inteligente 3P, ele envolve qualquer ameaça aérea desde mísseis a aviões, helicópteros e drones. No entanto, o 40 MK4 é uma verdadeira arma multiuso, com excelentes capacidades, também contra alvos terrestres e de superfície.

Os Bofors 40 MK4 com seu baixo peso (2,5 toneladas com 100 rodadas de munição de 40 mm) e o tamanho compacto podem ser facilmente montados em navios pequenos e grandes.

O Bofors 40 MK4 foi introduzido em 2016 e já existem 55 armas vendidas para 7 clientes e países diferentes, onde está em serviço nas Marinhas e nas Guardas Costeiras.

O Bofors 40 Mk4 é fácil de manusear e fácil de manter com muito pouco tempo para reparar e o MTBF longo, sendo o sistema muito confiável.

Rapidfire

Impressão artística de um sistema de canhão naval RAPIDFire instalado a bordo de uma embarcação BGDM. Imagem Thales

O Rapidfire está sendo desenvolvido através do programa Ministério das Forças Armadas da França, que abrange diferentes aplicativos com diferentes usuários. Projetado para proteger as plataformas de ameaças aéreas de baixo nível, incluindo drones, o RapidFire pode adquirir, identificar e destruir de forma autônoma e automaticamente Com um rack pronto de 140 rodadas de munição, correspondendo a cerca de 30 interceptações, o sistema oferece poder de fogo eficaz contra drones e enxames de drones, evitando o atrito de mísseis superficial ao ar em caso de ataque de saturação.

O primeiro sistema produzido será instalado no navio de reabastecimento da Marinha Francesa Jacques Chevallier este mês. Em 2018, o Rapidfire e os Bofors 40MK4 estavam competindo (junto com outros sistemas da Leonardo e Rheinmetall), com o sistema de armas Thales/Nexter saindo como o vencedor. Outras plataformas nas quais o Rapidfire será instalado são os 10 navios de patrulha offshore conhecidos como “Patrouilleurs océaniques” (PO), dos quais os dois primeiros serão entregues em 2025.

Nexter e Thales ainda esperam financiamento para as chamadas rodadas A3B: As munições anti-Burst (A3B) anti-Aérea são alimentadas por um tempo para maior eficácia contra todos os tipos de alvos e não podem ser enganadas ou desencadeadas pelo tempo.

O Naval News entrou em contato com o Nexter para perguntar por que eles acham que o RapidFire é a melhor solução para os futuros navios BGDM da Marinha Francesa. Aqui está a resposta deles:

Consideramos que o Rapidfire é a solução natural para equipar os BGDMs da Marinha Francesa, porque combina:

Modernidade: O Rapidfire está na vanguarda da tecnologia, tanto em termos de artilharia com os controles de tiro do CTA e optronics. Sua arquitetura digital foi projetada para ser escalável e integrar as próximas tecnologias que manterão sua superioridade.

Poder de fogo: O Rapidfire carrega até 140 rodadas prontas para disparar. Em particular, será capaz de disparar a munição anti-aerea airburst (A3B), cujo desenvolvimento deu novos passos este ano.

Soberania: Projetado pela Nexter e Thales, o Rapidfire é uma solução francesa.

Consistência: O Rapidfire já equipa os novos navios de fornecimento de força (BRF) da Marinha Francesa. Da mesma forma, sua arma de 40CTA está atualmente entrando no serviço na torre T40 da Jaguar do Exército.

NOTA DO EDITOR: A Marinha do Brasil possui em seus navios, canhões Bofors de 40mm que utilizam a munição inteligente 3P. A utilização desta munição faz toda a diferença entre as opções no mercado de canhões de 40mm, colocando o Bofors 40Mk4 como uma excelente opção.

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TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

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