Reino Unido incorpora o RFA ‘Proteus’ dedicado ao emprego de drones e vigilância subaquática

Pictured: RFA Proteus alongside HMS Belfast in London, on Monday 9th October 2023, ahead of her Service of Dedication on Tuesday 10th October 2023.

A proteção britânica foi reforçada com o lançamento de um novo navio dedicado à vigilância subaquática em áreas de interesse do Reino Unido.

O RFA Proteus, que começou como um navio de apoio a plataformas petrolíferas (Suply), será usado como plataforma de lançamento para veículos operados remotamente e uma série de capacidades especializadas utilizadas na indústria de petróleo e gás.

Operado pela Royal Fleet Auxiliary (RFA), e batizado em homenagem ao deus dos rios e da água da mitologia grega, o navio também servirá como teste para a tecnologia a ser usada sob a superfície.

Com uma tripulação de 26 oficiais e marinheiros da RFA, o Proteus vai embarcar 60 tripulantes da Royal Navy, que serão responsáveis ​pelas operações dos sistemas de guerra.

O RFA Proteus possui uma plataforma de carga de 1.000 metros quadrados e guindaste de serviço pesado para operações deecarga e descarga.
O Comandante do RFA Proteus, o Captain (RFA) Martin Jones, disse que foi uma “grande honra poder trazer o RFA Proteus à Londres para sua cerimônia oficial de batismo. Estar atracado ao lado do HMS Belfast, no rio Tâmisa, é uma oportunidade única de apresentar a RFA aos olhos do público e permitir que a companhia de navios desfrute das vistas e dos sons de Londres”.

O navio foi formalmente apresentado ao Comodoro-Chefe da RFA, o Príncipe Edward, Duque de Edimburgo.

A cerimônia ocorre apenas 11 meses após do Ministério da Defesa (MOD) se comprometer a investir no Proteus como o primeiro navio do seu programa Multi-Role Ocean Surveillance (MROS).

Depois de deixar Merseyside no mês passado, o navio passou por testes ao largo de Portland antes de seguir para Londres, atracando ao lado do icônico cruzador HMS Belfast, para o batismo de hoje.

O Comodoro David Eagles, chefe da Royal Fleet Auxiliary, disse que foi uma “grande honra” tripular e operar o navio. “Colocar um navio em serviço é um empreendimento exigente que depende de uma equipe diversificada e multiqualificada, de uma liderança forte e de uma determinação inabalável. E com o Proteus não foi diferente, presto homenagem aos homens e mulheres do Reino Unido, militares e civis, que contribuíram para este projeto e tornaram o dia de hoje possível.”

Akshata Murty, empresária e esposa do primeiro-ministro Rishi Sunak, será a Madrinha do RFA Proteus e disse que foi “um privilégio” batizar o navio.

“Os Navios Auxiliares da Frota Real são heróis desconhecidos da nossa segurança marítima e estou extremamente orgulhosa de todos aqueles que trabalharam nela até agora e de todos aqueles que servirão a bordo nos próximos anos”, disse ela.

FONTE: RFA

Sair da versão mobile