Royal Navy anuncia formalmente os nomes das fragatas Type 31

Ilustração da futura fragata Type 31

Falando na Conferência de Força do Mar, o Primeiro Lorde do Mar, Almirante Tony Radakin anunciou os nomes das cinco fragatas Type 31 que estão sendo construídas para a Royal Navy em Rosyth. HMS Active, HMS Bulldog, HMS Campbeltown, HMS Formidable e HMS Venturer.

Isso é uma espécie de quebra da convenção na prática de nomenclatura, já que não há tema ou letra inicial que ligue os nomes das classes. Em vez disso, eles foram escolhidos com base nas qualidades inspiradoras dos navios que antes carregavam seu nome e oficialmente serão conhecidos como classe Inspiration. De acordo com a RN, os nomes foram selecionados para representar temas chave em torno de missões futuras.

Tecnologia e inovação – HMS Active;

Operações no Atlântico Norte – HMS Bulldog;

A Força de Comando do Futuro – HMS Campbeltown;

Operações de porta-aviões – HMS Formidable;

Implantação avançada de navios em todo o mundo para proteger os interesses do Reino Unido – HMS Venturer.

O HMS Active será o 13º navio a levar o nome em serviço na Marinha Real. A mais recente foi uma fragata Type 21 que entrou em ação na guerra das Malvinas de 1982. Ativos anteriores incluem um contratorpedeiro que serviu durante a Segunda Guerra Mundial, ganhando 4 Battle Honors, incluindo o envolvimento no afundamento do encouraçado alemão Bismarck. Houve também um Ativo que desempenhou um papel menor na Primeira Guerra Mundial, a Batalha da Jutlândia, um cruzador explorador ligado à nau capitânia do Almirante Jellicoe, o HMS Iron Duke.

Marcado pela batalha, o HMS Active volta para casa em Devonport após a guerra das Malvinas, em agosto de 1982. Foto: Keith Miller

O HMS Bulldog será o 8º navio a levar o nome, sendo o mais famoso o 5º, que esteve envolvido na captura de uma máquina Enigma e livro de códigos do submarino alemão U-110 em 9 de maio de 1941. Também participou da exigente e perigosa Comboios do Ártico, escoltando navios mercantes que transportam suprimentos para Murmansk, na Rússia. O último HMS Bulldog foi o navio líder de uma classe de navios de pesquisa de 4 navios e foi desativado em 2001.

HMS Bulldog 1945 Foto: Imperial War Museum

O HMS Campbeltown será o terceiro navio a levar este nome. O primeiro ficou famoso com a incursão do comando em St Nazaire em 1942, conhecida como a maior de todas. A segunda foi uma fragata do Lote III Type 22 que descomissionou em 2011, eliminada prematuramente da frota na Revisão de Defesa de 2010.

Num extraordinário ato de ousadia e bravura, o HMS Campbeltown cheio de explosivos subiu o rio disfarçando-se de um destróier alemão, antes de ser jogado contra os portões do cais em 28 de março de 1942. Depois que sua tripulação e comandos abriram caminho para a costa, ele explodiu mais tarde, tornando o cais inutilizável para navios de guerra alemães para o resto da guerra.

HMS Campbeltown

O HMS Formidable será o 5º navio a levar o nome. Os dois anteriores eram um navio de guerra pré-Dreadnought e um porta-aviões que passou por um amplo serviço na 2ª Guerra Mundial. Isso incluiu o lançamento de ataques aéreos ao navio de guerra Tirpitz e a sobrevivência a um ataque kamikaze enquanto servia na Frota Britânica do Pacífico.

HMS Formidable, 1942 Foto: Imperial War Museum

O HMS Venturer será o 8º navio a levar o nome. O mais famoso foi o submarino da Segunda Guerra Mundial que, em 9 de fevereiro de 1945, afundou o U-864. Até o momento, esta é a única ocasião em que um submarino afundou outro submarino.

HMS Venturer, Holy Loch após comissionamento, agosto de 1943 Foto: Imperial War Museum

O primeiro aço deve ser cortado para o HMS Active neste verão, com todos os cinco navios em serviço até fevereiro de 2030.

Agradecimentos a Matt Warwick pela ajuda com os detalhes históricos.

FONTE: NavyLookout

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile