Rubin Design Bureau revela nova versão de seu OPV submersível

Por Xavier Vavasseur

Rubin Design Bureau da Rússia apresentou a segunda versão de seu OPV, Border and Offshore Submersible Sentry (BOSS) que combina os benefícios de um submarino e um navio de patrulha de superfície.

Esta é a versão maior com 72 m de comprimento e deslocamento de superfície de cerca de 1.300 toneladas. Grandes dimensões trazem mais recursos. Novas linhas com proa perfurante e casco tumblehome reduzem a rolagem, tornam a plataforma de armas mais estável no navio e reduzem a assinatura de radar também. A matriz de sonar na proa funciona em melhores condições e o bulbo reduz o arrasto na superfície. O sistema de propulsão de alta potência permite velocidade de até 21 kt.

O navio de patrulha Border and Offshore Submersible Sentry (BOSS) combina os benefícios de um submarino e um navio de patrulha de superfície. Imagem Rubin Design Bureau.

Esta versão está armada ao máximo com canhão automático, dois lançadores de mísseis guiados e quatro tubos de torpedo de 324 mm. Esse pacote de armas torna o BOSS um inimigo formidável para navios ainda maiores. Como em outras versões, este navio possui dois hangares multifuncionais à prova de pressão para embarque de barcos e equipamentos de equipes, veículos aéreos não tripulados ou outra carga útil. Tanto o radar quanto o sonar podem ser usados para busca e aquisição de alvos, permitindo detecção e aproximação discretas.

O navio pode ser usado em exercícios anti-submarinos e treinamento de tripulações para submarinos clássicos. A autonomia de cruzeiro é de até 4.000 milhas a 10 kt, podendo ser aumentada a pedido do operador.

À medida que os orçamentos militares diminuem devido à pandemia e suas consequências, a demanda das Marinhas muda para navios multifuncionais. A resposta a esse desafio é uma combinação de recursos de superfície e subaquáticos no projeto BOSS. Devido a tal síntese, o navio destinado ao uso em tempo de paz mantém sua relevância como unidade de combate em caso de escalada de conflito. Além disso, a capacidade de mergulho permite que a BOSS cumpra tarefas típicas de patrulha de maneiras inovadoras, algumas dessas maneiras sendo mais baratas e simples.

Sobre a Rubin Design Bureau

A empresa está entre os líderes mundiais no projeto de submarinos nucleares e convencionais e a maior empresa de engenharia naval que oferece serviços de projeto na Rússia. 1.065 submarinos em 120 anos de nosso trabalho foram construídos para projetos de Rubin, incluindo 949 submarinos encomendados pela Marinha Russa. Totalmente 116 submarinos projetados por Rubin foram exportados para 16 países.

Rubin também desenvolve sistemas robóticos marítimos e projeta as instalações para o desenvolvimento de campos de petróleo e gás offshore. A empresa é uma subsidiária da estatal United Shipbuilding Corporation.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile