Saab AUV62-AT – Treinamento ASW aperfeiçoado

Com as marinhas de todo o mundo atualizando seus programas de submarinos, medidas eficazes de guerra anti-submarina (ASW) também são necessárias. O treinamento para missões ASW pode ser um processo caro, mas a inovadora solução de treinamento Saab AUV62-AT é uma alternativa eficaz para um submarino real.

A capacidade de detectar, rastrear e engajar submarinos é essencial para as marinhas modernas. No entanto, os submarinos são um meio muito caro e muitas vezes estão em operação e indisponíveis para exercícios de treinamento das habilidades das tripulações em ASW nos desafios da guerra naval. Sem um treinamento eficaz, a ameaça do submarino se torna ainda maior.

A Saab tem uma solução altamente eficaz para atender a essa lacuna de capacidade de treinamento: um veículo subaquático autônomo projetado para replicar um submarino, o AUV62 AT. Este alvo acústico imita as assinaturas acústicas passivas e ativas de uma ampla gama de submarinos diferentes, podendo ser facilmente lançado a partir de embarcações de superfície e oferece treinamento ASW ao vivo de alto custo-benefício, do nível básico ao avançado.

“O AUV62-AT é o sistema de treinamento de guerra anti-submarino mais avançado do mercado”, disse Carl-Marcus Remén, Diretor de Vendas da unidade de negócios da Saab Underwater Systems. “Ele permite que as tripulações façam uma ampla variedade de cenários de treinamento, incluindo o treinamento básico até o disparo de um torpedo no sistema e, em seguida, conduzam uma avaliação extensa. Isso significa que é útil para todos, desde tripulações experientes até marinhas que desejam expandir suas capacidades de treinamento de guerra anti-submarino.”

Remén explica que antes de ser usado, o AUV62-AT é programado para os comportamentos e características desejados. Depois de lançado, ele opera de forma totalmente autônoma. “Ele tem uma variedade de transdutores que cobrem várias faixas de frequência, desde sonares montados no casco até sonares rebocados e até sistemas de homing em torpedos”, diz Remén.

O AUV62-AT tem capacidade multiplataforma que permite ao sistema interagir com vários ativos ASW simultaneamente, permitindo que o treinamento seja conduzido com uma força-tarefa ASW completa. A cauda do transdutor acústico no alvo, que se estende por até 75m, fornecendo uma assinatura acústica de alta fidelidade que para um operador aparecerá como um submarino real.

Remén diz que uma característica chave do AUV62-AT é seu comportamento sofisticado. “Ele pode ser programado para realizar ações evasivas se sentir que foi detectado, por exemplo, aumentando sua velocidade ou mudando suas assinaturas ativas ou passivas.”

Após um exercício, os dados coletados pelo AUV62-AT podem ser baixados e analisados; fornecendo às equipes feedback imediato sobre seu desempenho e ajudando-as a melhorar seu desempenho nas sessões subsequentes.

Em 2016, o AUV62 AT foi usado pela Marinha Real do Reino Unido durante o Exercise Unmanned Warrior. Uma equipe da Saab operou o alvo durante todo o exercício em uma variedade de cenários contra ativos ASW autônomos. O alvo operou em uma série de séries de exercícios ao longo de um período de duas semanas, onde nenhum outro ativo ou alvo submarino estava disponível, demonstrando claramente sua valiosa contribuição.

Desde então, a Marinha Real se tornou o mais recente cliente da Saab adquirindo seu próprio AUV62 AT e conduzindo testes rigorosos em exercícios em águas abertas e em condições climáticas cada vez mais desafiadoras. Esses testes e requisitos específicos da Marinha Real estão agora alimentando o desenvolvimento do roteiro técnico do alvo e contribuirão para um sistema ainda mais capaz.

Remén enfatiza que o AUV62-AT é o futuro do treinamento subaquático. “Há uma tendência clara de usar veículos subaquáticos não tripulados e também veículos de superfície não tripulados para complementar e melhorar a forma como o ASW é realizado hoje e no futuro. As soluções inovadoras da Saab neste campo estão bem posicionadas para as necessidades futuras”, diz ele.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile