Saab Kockums inicia instalação de novo motor AIP nos submarinos da classe ‘Gotland’

Desde as primeiras gerações de submarinos suecos, estes já eram únicos graças a, entre outras coisas, uma antiga descoberta de 200 anos, o motor Stirling. Esse motor tem seu desenvolvimento contínuo desde a sua concepção, e é um dos principais motivos dos submarinos fabricados pela Saab kockums serem hoje extremamentes silenciosos e livres de vibrações.

O motor de Stirling foi inventado em 1816 e batizado em homenagem ao escocês Robert Stirling, que inventou o primeiro motor a ar de circuito fechado. O motor é também conhecido como um motor de ar quente, pois é alimentado pela diferença de pressão no fluido de trabalho em diferentes temperaturas. O calor pode ser alcançado a partir de uma gama de fontes, e o motor Stirling é usado em projetos civis de energia solar, além de outras aplicações.

Nos submarinos suecos, o calor é derivado do diesel de baixo teor de enxofre que é queimado, usando oxigênio líquido armazenado em tanques a bordo. Os motores Stirling são integrados em módulos completos, que também contêm oxigênio e sistemas de combustível, juntamente com um gerador.

O AIP (Air-Independent Propulsion) permite que os submarinos suecos tenham um longo tempo de operação submerso, ou seja, permanecem mais tempo sem precisarem vir à superfície, não revelando a sua localização ao inimigo. Os submarinos equipados exclusivamente com sistemas de propulsão diesel-elétricos são capazes de permanecerem submersos por alguns dias, antes que sejam obrigados a recarregar as baterias e renovar o ar ambiente na superfície ou utilizarem o snorkel. O motor Stirling aumenta o período submerso para várias semanas.

A tecnologia é vantajosa em comparação com outras tecnologias, como células de combustível e energia nuclear, que são altamente complexas.

Submarino HMS Näcken recebendo o motor Stirling em 1988

Todos os submarinos suecos estão equipados com motores Stirling. O primeiro motor foi instalado no submarino  HMS Näcken (modelo A14) , em 1988 e, nos anos seguintes, o sistema evoluiu e muita experiência operacional foi adquirida. O sistema está agora em sua terceira geração. O Stirling Mk3 possui maior eficiência e densidade de potência, bem como um novo sistema de controle e HMI (Human Machine Inteface).

Dois submarinos da classe Gotland serão equipados com o novo Stirling Mk3, em paralelo com outras modificações a médio prazo.

FONTE e FOTOS: Saab kockums
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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