Saab recebe pedido de extensão de vida útil para navios Caça Minas suecos

HMS Vinga

A Saab assinou um acordo com a FMV para a extensão da vida útil de dois navios de contramedidas de minas da classe Koster, no valor de SEK 350 milhões. O contrato também inclui opções para o FMV solicitar atualizações em relação aos três navios restantes da classe Koster. O valor total das opções é de SEK 270 milhões.

A modernização envolve uma troca de sistemas para extensão da vida útil e recursos aprimorados para garantir a operacionalidade contínua. O programa inclui, entre outras coisas, uma nova instalação de radar de navegação e recursos aprimorados vinculados a sistemas de combate e sensores de superfície.

Centro de Operações de Combate (COC) de um Caça Minas sueco

“Os navios de contramedidas de minas são uma capacidade importante para a Suécia e para a proteção do Mar Báltico. O contrato significa que a disponibilidade contínua dos navios é garantida e é uma prova da competência da Saab em modificar e desenvolver capacidades em plataformas existentes”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios da Saab Kockums.

Os Caça Minas suecos atuam como navios patrulha também, podendo inclusive fazer guerra ASW (anti-submarino) lançando cargas de profundidade.

Os principais deveres dos navios de contramedidas de minas são a desminagem naval, caça submarina e vigilância marítima. Quando envolvidos em guerra anti-submarina, os navios podem, por exemplo, usar minas, cargas de profundidade e granadas.

Originalmente, os navios de contramedidas de minas foram designados como classe Landsort, mas apenas cinco dos navios passaram por atualizações de meia-idade em 2009 em diante, a classe foi renomeada como classe Koster.

ROV (Remotely operated underwater vehicle) Double Eagle MKII

Ao mesmo tempo, os navios tiveram suas capacidades aumentadas, com veículos subaquáticos controlados remotamente.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile