Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro

semi sub

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), com personalidade jurídica própria, instituído na forma do Código Civil Brasileiro para fins não econômicos, é uma Associação dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Seu propósito essencial é o de atender a anseios do País e da sociedade brasileira ligados ao seu desenvolvimento sócio-econômico e científico-tecnológico, alcançando e mantendo a vanguarda em campos escolhidos do conhecimento e da exploração relacionados ao Mar Brasileiro. A área de atuação do Cembra – o Mar Brasileiro – também denominado “Amazônia Azul”, diz respeito à região oceânica onde o Brasil detém direitos de soberania ou jurisdição, conforme estabelecido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

O “Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro” visa divulgar o conhecimento sobre a importância fundamental de tais veículos para a pesquisa e a exploração do mar. Incorporou-se ao título a expressão “Mar Brasileiro”, relacionando-o ao nome da Instituição que o organiza – o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – como forma de destacar-se o enfoque predominante – o interesse nacional.

No momento em que o País se lança decisivamente ao mar na busca de petróleo em sua plataforma continental, mormente no pré-sal – cuja importância geopolítica e econômica não precisa ser realçada – e quando já tem início várias e promissoras atividades no fundo do mar visando a descoberta e a futura exploração dos recursos lá existentes, incluindo minerais de valor político-estratégico, como as crostas cobaltíferas, os sulfetos e os nódulos polimetálicos, é certo que a utilização de veículos submersíveis, tripulados ou não, capazes de efetuar tarefas impossíveis de serem realizadas por outros meios, adquirirá realce cada vez maior.

Clique na imagem abaixo e se inscreva:

Um fato novo vai realçar ainda mais a importância de tais veículos: como é sabido, o Brasil acaba de encaminhar à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (AIFM/ONU), responsável pelo controle da exploração da “Área” (conceituada pela CNUDM como significando o leito do mar, os fundos marinhos e o seu subsolo, além dos limites jurisdicionais da cada país) uma solicitação inédita para desenvolver pesquisas de mineração em área com cerca de três mil quilômetros quadrados no Atlântico Sul, a mais de mil quilômetros da costa brasileira, região conhecida como “Elevação do Rio Grande”, onde foram identificadas crostas cobaltíferas, com manganês e ferro. Para tal, o País comprometeu-se a investir US$ 11 milhões, em cinco anos, na exploração de tal área internacional. O fato coloca o Brasil como pioneiro, nas Américas, em relação à exploração de minérios na “Área”, nos termos da CNUDM (os EEUU não são signatários da Convenção).

O Seminário tem por propósito, assim, partindo do estado da arte no País e com base no desenvolvimento do assunto em países mais desenvolvidos no setor, levantar subsídios para a formulação de sugestões aos decision makers, visando o melhor atendimento às necessidades nacionais.

Data e Local

Data: 10 e 11 de Abril de 2014
Local: Auditório CT2 (CGTEC) da COPPE
Endereço: Rua Moniz de Aragão,Nº 360 BL.1 , Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ

Programação

Dia 10 de abril
08:30 – 08:55 – Recepção e credenciamento (distribuição dos crachás e do material informativo sobre o Seminário)09:00 – 09:25 – Constituição da mesa de abertura – Canto do Hino Nacional – Abertura do Seminário pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

PAINEL nº 1 – “Submersíveis – Interesses e Utilização por Parte de Entidades Governamentais”

09:30 – 10:10 – “Submersíveis para a Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil” – Prof. Segen Farid Estefen, Diretor Geral do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (INPOH/MCTI)

10:15 – 10:55 – “Os Submersíveis – Desenvolvimento e Possibilidades de Emprego na Marinha do Brasil” – Contra-Almirante (EN) Humberto Moraes Ruivo, Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM/MB)

11:00 – 11:15 – Intervalo

11:20 – 12:00 – “Os Submersíveis e a Pesquisa Mineral da Plataforma Continental Brasileira e da Área Contígua” – Dr. Roberto Ventura Santos, Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/MME)

12:05 – 12:30 – Debates

12:35 – 13:45 – Intervalo para almoço

PAINEL nº 2 – “Submersíveis – Desenvolvimento e Utilização por Parte de Instituições e Empresas no Brasil”

13:50 – 14:30 – “Uso de Veículos Submarinos na Produção Submarina de Petróleo” – Eng. Vitor Marcello Ferreira do Nascimento, Unidade de Serviços Submarinos/Inspeção e Manutenção de Dutos e Equipamentos Submarinos (US-SUB/MIS/IMPDE / Petrobras)

14:35 – 15:15 – “Os submersíveis e as atividades da VALE S.A.” – Prof. Paulo Vasconcelos, VALE S.A.

15:20 – 15:45 – “Proposta de Obtenção de um Veículo de Imersão Profunda (VIP) Tripulado, Nacional” – Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN- RM1) Leonam dos Santos Guimarães, Diretor Técnico-Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A. (Amazul)

15:50 – 16:05 – Intervalo

16:10 – 16:35 – “O Desenvolvimento Nacional em Submersíveis, pela Armtec” – Dr. Roberto Lins de Macedo, Diretor-Executivo da Armtec Tecnologia em Robótica

16:40 – 17:05 – Debates

Dia 11 de abril

PAINEL nº 3 – “Submersíveis – Desenvolvimento e Utilização por parte de Instituições e Empresas no Exterior”

09:00 – 09:40 – “Tecnologia em Veículos Submarinos e Submersíveis de Pesquisa Tripulados, no Japão” – Dr. Yoshio Isozaki – Director-General, Marine Technology and Engineering Center (Maritec), Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (Jamstec)

09:45 – 10:25 – “Observações Costeiras em Ambientes Dinâmicos, utilizando Veículos Submarinos Não-Tripulados Movidos à Hélice” e “Desenvolvimento, Aplicação e Operações de Veículos Submarinos pela Scripps” –
Dr. Peter Rogowski (Postdoctoral Scholar) e Mr. Woody Sutherland (Manager, SIO Shipboard Technical Support ) / Mr. James Turnbull (SIO ROV Engineering & Operations Group), Scripps Institution of Oceanography (SIO)

10:30 – 10:45 – Intervalo

10:50 – 11:30 – “Pesquisa e Desenvolvimento em Submersíveis” – Mr. Vincent Rigaud (Head of the Underwater Systems Unit – European Center for Underwater Technologies) e Mr. Aurélien Carbonnière (Science officer for International Affairs – South America) Institut Français de Recherche pour l’Explotation da la Mer (Ifremer)

11:35 – 12:00 – “AUVs Maritime Kongsberg – Robôs Inteligentes com que Você Pode Contar” – Mr. Richard Mills (Product Sales Manager AUV) e Mr. Jan Haug Kristensen (Regional Manager Americas Subsea Sales & Marketing), Kongsberg Maritime A.S.

12:05 – 12:30 – Debates

12:35 – 13:45 – Intervalo para almoço

PAINEL nº 4 – “Submersíveis – Apresentação de Iniciativas em Âmbito da Universidade”

13:50 – 14:15 – “ROV LUMA: Desenvolvimento de um Robô Submarino Nacional para Monitoração Ambiental na Antártica” – Prof. Liu Hsu e Prof. Ramon R. Costa, da GSCAR, Programa de Engenharia Elétrica, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ)

14:20 – 14:45 – ”O Projeto Pirajuba” – Prof. Ettore Apolônio Barros, Universidade de São Paulo (USP)

14:50 – 15:15 – “Os gliders e o Projeto Azul” – Prof. Marcelo Dottori, Universidade de São Paulo (USP)

15:20 – 15:35 – Intervalo

15:40 – 16:05 – Debates

16:10 – 16:35 – Retrospectiva: As perspectivas para o País – Encerramento

16:40 – 17:20 – Congraçamento

Sair da versão mobile