SIGMA 10514: A proposta do Consórcio Damen Saab Tamandaré para o programa de Corvetas da Marinha do Brasil

A Saab e a Damen Schelde Naval Shipbuilding uniram forças e experiência para participar da concorrência para o fornecimento das quatro corvetas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil.

Por Guilherme Wiltgen

A Saab, empresa sueca com mais de 80 anos de experiência no setor de defesa, e a Damen, empresa holandesa líder em construção naval com mais de 6 mil embarcações produzidas e mais de 20 marinhas atendidas em todo o mundo estiveram juntas na RIDEX – Rio International Defense Exhibition, e aproveitaram para apresentar alguns detalhes da Sigma 10514, que estão ofertando à Marinha do Brasil (MB) no programa de construção das quatro Corvetas Classe Tamandaré (CCT).



Nesta ocasião, o consórcio também apresentou algumas das empresas parceiras brasileiras como a Consub, empresa de soluções em tecnologia especialista em integração de sistemas navais, a Akaer, especializada em mercados aeroespacial e de defesa e o Wilson Sons Estaleiros, operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado nacional, localizado no Guarujá/SP, onde as Corvetas serão fabricadas.

       

Falando a um pequeno grupo de jornalistas da mídia especializada, os senhores Magiel Venema (Damen) e Alencar Leal (Saab), comentaram alguns pontos com relação ao navio, a construção modular, sensores e a relação entre a Damen e o estaleiro Wilson Sons, com o qual a empresa holandesa já trabalha a muitos anos no Brasil.

Segundo os dois executivos, somente dois módulos do primeiro navio, que compreendem a maioria dos componentes eletrônicos, serão construídos na Holanda sob supervisão dos engenheiros brasileiros, para que possam fazer os dos três outros navios da classe no Brasil. Neste ponto, Alencar Leal ressaltou quanto ao menor tempo possível de construção dos navios em relação ao estipulado pela MB.

A Damen, será responsável pelo fornecimento do navio Sigma 10514, um produto já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil e a Saab fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros. Neste projeto, a Consub fará a integração de todos os equipamentos e a Akaer, por sua vez, fornecerá outros sistemas de combate.

O navio de combate multifunctional SIGMA 10514

O perfil de missões do SIGMA 10514 vão desde segurança marítima até guerra naval e projeção de força, incluindo:

• Proteção do tráfego marítimo de interesse brasileiro e o contra ataque de ameaças aéreas, continentais e submarinas.
• Combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando, pesca ilegal e pirataria.
• Proteção contra a poluição do meio ambiente marinho brasileiro.
• Proteção dos interesses brasileiros dentro de águas nacionais.
• Contribuição para a proteção da navegação e direitos humanos em águas brasileiras e em áreas de busca e salvamento (SAR).
• Contribuição para as operações de ajuda humanitária
• Dissuasão.

Sensores

• Sistema de gerenciamento de combate Saab 9LV
• Radares de vigilância 3D Saab Sea GIRAFFE AMB e Sistema IFF
• Radar diretor de tiro Saab CEROS 200 e EOS 500
• Sonar montado no casco
• Medidas de apoio eletrônicos Saab SME-250 e CRS Naval
• Sistema de Comunicação Integrado Saab TactiCall

Armamentos

• Canhão principal
• Canhão secundário
• 2 estações remotas de armas Saab Trackfire Remote Weapon Station (RWS)
• Sistema de lançamento de despistadores de mísseis
• 2 Laçadores SSM Saab RBS15
• Sistema de lançamento vertical terra-ar
• 2 lançadores triplos de torpedos

Capacidade de Aviação Embarcada

• Capacidade de operar com helicópteros de até 10 ton (SH-16 Seahawk)
• Iluminação de convoo compatível com o uso de óculos de visão noturna (OVN/NVG)
• Capacidade de reabastecimento da aeronave no convoo
• Capacidade de realizar HIFR (Helicopter In Flight Refueling)
• Hangar para uma aeronave do porte do SH-16 Seahawk
• Convoo equipado com grelha metálica e búricas para pear a aeronave no spot

A Classe SIGMA

KRI Martadinata (331) entrando na Joint Base Pearl Harbor-Hickam

É uma solução padronizada para navios feitos sob medida, tendo como base os 140 anos de experiência em construção naval. Baseando-se em alto padrão e práticas comuns na construção de sete gerações de fragatas e corvetas para a marinha holandesa, a SIGMA 10514 é um projeto comprovado de um navio de combate multifuncional.

Atualmente em serviço na Marinha da Indonésia, a Sigma 10514 KRI Martadinata (331) se encontra atualmente na Joint Base Pearl Harbor-Hickam, no Havaí, para participar do exercício Rim of the Pacific (RIMPAC), o maior exercício naval internacional realizado na área compreendida entre as ilhas havaianas e o sul da Califórnia, e vai envolver 45 navios e submarinos, 200 aeronaves e 25 mil militares de 25 nações.

O Estaleiro

Durante os últimos 80 anos, a Wilson Sons construiu mais de 130 embarcações customizadas, das quais 90 delas foram em conjunto com a Damen. A constante transferência de conhecimento entre as duas empresas, proporcionou a especialização em embarcações de trabalho, desde rebocadores até modernas e complexas embarcações de apoio a plataformas, que operam em nossa extensa indústria de petróleo e gás.

       

Wilson Sons Estaleiros está localizada estrategicamente no Guarujá (SP), próximo ao porto de Santos e da Bacia de Campos, e dentro do maior complexo portuário da América Latina. Esta localização permite a sua utilização para construção de novas embarcações e serviços de manutenção e reparos navais, para o mercado nacional e internacional.

A parceria da Wilson Sons e da Damen se tornou conhecida por sua capacidade de oferecer e entregar projetos customizados no prazo, dentro do orçado e aderindo às melhores práticas de segurança e saúde no trabalho (SST) do mercado.

Wilson Sons e a Damen

Da esq. para Dir.: Eduardo Valença (Wilson Sons), Alencar Leal (Saab) e Magiel Venema (Damen).

A parceria da Damen e a Wilson Sons iniciou-se com uma série de lanchas balizadoras construídas para a Marinha do Brazil em 1994. A cooperação técnica da Damen (DTC – Damen Technical Co-operation) fornece pacotes completos de engenharia, pacotes parciais de materiais e atua em conjunto no comissionamento. Isto assegura a completa transferência de tecnologia do começo ao fim do projeto. A construção local é um fator chave durante todo o processo de construção e juntamente com a Wilson Sons, a Damen garante que a utilização do conteúdo local seja cada vez maior.

Ao longo dos anos, a construção de embarcações e o monitoramento das atividades do mercado permitiram que a parceria antecipasse a crescente demanda por conteúdo local nos mercados comerciais e preenchesse essa lacuna com eficácia.

Salto tecnológico, ganho Operacional e Transferência de Tecnologia

A entrada em serviço das Corvetas Classe Tamandaré vai representar um salto de 40 anos para a MB, em relação aos atuais escoltas. Com isso, um programa completo de treinamento precisa ser implantado. Questionado pelo DAN, tanto Magiel Venema (Damen) quanto Alencar Leal (Saab), foram enfáticos quanto ao programa de treinamento dos tripulantes em operar todos os sistemas, sejam eletrônicos, de armas, de máquinas ou sensores. Esse programa faz parte da proposta do consórcio e vai de encontro a um dos requisitos da MB no RFP da CCT, que é a capacitação das tripulações dos quatro navios.

A aquisição das quatro Corvetas Classe Tamandaré vai proporcionar um ganho operacional muito grande à Esquadra Brasileira, elevando o patamar operacional da MB, que vai se capaz de operar navios no “estado da arte” nos mais modernos teatros de operação no mar. Ao mesmo tempo, o País ganha capacitação na construção de navios de guerra, com modernas técnicas construtivas e equipamentos de última geração, ganhando a Holanda como mais um parceiro, além da própria Suécia.

Características da Sigma 10514 Classe Tamandaré:

Comprimento: 107,50 m
Boca: 14,02 m
Calado: 3,90 m
Deslocamento: 2.600 Ton
Velocidade máxima: 26 nós
Propulsão: CODOE (Combined Diesel or Electric)
Tripulação: 136
Autonomia: 28 dias
Alcance: 5.000 MN a 14 nós



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