Submarino 212CD: thyssenkrupp Marine Systems recebe o maior pedido de sua história

A thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) foi oficialmente confirmada pela Noruega e Alemanha para construir seis submarinos Type 212CD. O CEO Rolf Wirtz disse que “o pedido do 212CD é um marco importante. As marinhas norueguesa e alemã estão adquirindo os submarinos mais modernos do mundo. O trabalho em equipe internacional e industrial, moldará permanentemente a cooperação no setor naval, criando a utilização da capacidade de nossa empresa. Hoje é um bom dia para nossos funcionários e para a thyssenkrupp”.

Avaliado em aproximadamente € 5,5 bilhões, o pedido compreende a entrega de dois submarinos para a Marinha da Alemanha e quatro para a Marinha da Noruega.

No dia 7 de julho, a TKMS e seu parceiro industrial norueguês Kongsberg assinaram um acordo de cooperação industrial entre a Alemanha e a Noruega, que é a base do projeto do submarino 212CD. A thyssenkrupp Marine Systems conta com a parceria da Kongsberg neste projeto e para outros no mercado mundial. Depois de assinar o contrato com a Kongsberg, o CFO Paul Glaser comentou que “com a Kongsberg, temos um parceiro forte com quem continuaremos no futuro a realizar muitos projetos juntos. O contrato com a Kongsberg é de longe a maior parte do projeto 212CD, um sinal de quão próxima é realmente a conexão entre a Noruega e a Alemanha”.

A Noruega e a Alemanha já haviam firmado uma cooperação em 2017, que vai além da construção de seis novos submarinos HDW Tupe 212CD, como uma nova geração do Type 212A. O projeto do submarino 212A, em serviço nas marinhas alemã e italiana, será desenvolvido com a integração de tecnologias avançadas para expandir a família U212 na Europa. Este projeto é mais um passo importante para o aprofundamento e expansão da cooperação europeia no domínio da defesa.

A construção do primeiro submarino terá início em 2023, com a entrega do primeiro à Marinha da Noruega prevista para 2029, enquanto que a entrega das duas unidades da Marinha da Alemanha está prevista para 2032 e 2034.

A thyssenkrupp anunciou um investimento de cerca de € 250 milhões em 2019. O objetivo é desenvolver ainda mais a thyssenkrupp Marine Systems em Kiel, como um centro internacional de competência para a construção de submarinos convencionais. A construção de um novo pavilhão de fabricação naval já foi iniciada e o progresso é claramente visível no estaleiro.

Com a cooperação estratégica U212CD, a thyssenkrupp Marine Systems consolidará ainda mais a sua parceria com a Kongsberg Defense & Aerospace (KDA), que já existe desde 2017.

Sair da versão mobile