Submarino A26 – Tecnologia stealth em alto nível

A26

Ser capaz de estar oculto através de uma assinatura baixa e equilibrada, com a ajuda da chamada tecnologia stealth, é uma característica básica de um submarino. O novo submarino A26 da Saab Kockums estará muito à frente.

“Um submarino é construído para que não seja visível a partir da superfície. E se você se propõe a construir um submarino, você não quer que seja fácil detectar debaixo d’água também”, diz Marcus Kylén, gerente da FMV.

Uma assinatura pode ser descrita como um desvio no que se pode ver, ouvir ou medir. É parcialmente sobre assinatura óptica, como cor e forma, parcialmente sobre coisas que você pode ouvir ou medir com sensores, incluindo ruído, magnetismo e alterações de pressão.

Tudo o que pode ser medido que o submarino dá origem, é uma assinatura. Se um operador quiser encontrar um submarino, eles colocam sensores na água, por exemplo, que podem detectar ou no pior caso, identificar o submarino.

Como o radar não funciona debaixo d’água, um hidrofone, isto é, um microfone subaquático, é o sensor clássico para detectar um submarino.

“O som viaja bem na água, então o reconhecimento com hidrofones é perigoso para submarinos. Portanto, é importante reduzir o ruído que o submarino produz. Se você tem uma assinatura de alto nível de ruído, não há nenhuma razão em ter um submarino”, diz Marcus Kylén.

Um submarino também distorce um pouco do campo magnético da Terra. “Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, entre outras coisas, manufaturou minas que poderiam sentir magnetismo. Estes ainda existem, então estamos trabalhando em sistemas técnicos que podem reduzir a assinatura magnética do submarino. O A26 será equipado com bobinas elétricas, que atuam como uma barra anti-roll magnética”.

Um alto nível de ambição

“Quando se trata do submarino A26, você tem um alto nível de ambição para reduzir assinaturas porque deseja igualar o desenvolvimento técnico no lado do sensor. A A26 terá, portanto, uma variedade de soluções de tecnologia stealth que não estão disponíveis em classes submarinas anteriores”.

“É muito emocionante trabalhar com esta área. Um submarino tem uma variedade de sistemas técnicos a bordo que geram ruído, incluindo bombas e vários sistemas de tubos de óleo hidráulico e água, sistemas de ventilação e motores elétricos, e isso pode gerar muito barulho. Como eles devem ser projetados para dar baixas assinaturas é algo que devemos pensar no início do projeto, quando fizemos os requisitos. Isso é, entre outras coisas, onde ocorre o desenvolvimento da tecnologia.”

Ter uma foto do que os sensores do inimigo parecem também é importante, como construir com uma baixa assinatura é muito caro. Portanto, é importante definir requisitos razoáveis ​​e realistas antes de entrar em um contrato com a indústria.

“Nós não queremos construir muito bem em uma área, para que, por exemplo, investimos fortemente na redução de ruído e acaba que o inimigo é muito bom em detectar assinaturas magnéticas. Então nós gastarmos muito dinheiro desnecessariamente. Portanto, os requisitos precisam ser equilibrados e é um trabalho consumidor de tempo”.

A Saab Kockums que constrói o submarino, então divide os requisitos da FMV em requisitos para seus subcontratados. Mas adaptar componentes para os requisitos estabelecidos pela FMV podem ser caros e difíceis.

“Requer uma ótima relação entre nós e o estaleiro. Devemos ser capazes de confiar que eles fazem uma boa avaliação de seus subcontratados, do que está disponível para comprar e como resolver problemas.

Sentindo-se privilegiado

Para Marcus Kylén, os primeiros anos com o projeto A26 foram principalmente sobre as demandas da reunião, enquanto nos últimos anos, tem sido muito sobre revisar soluções técnicas e testes de fábrica no Saab Kockums e seus subcontratados.

“É divertido seguir as várias questões de assinatura, desde fenômenos físicos até soluções técnicas reais que dão baixas assinaturas. E me sinto privilegiado de estar no centro desse trabalho com muitos especialistas talentosos na área”, diz ele.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Fonte: FMV

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