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Submarino Humaitá (S 41) realizou seu primeiro teste de propulsão no mar

O principal objetivo é cumprir etapas que garantirão a navegação segura do submarino antes da entrega ao Setor Operativo da Marinha

Luiz Padilha por Luiz Padilha
17/12/2022 - 19:29
em Naval
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Por Capitão-Tenente (T) Gisele Costa e Capitão-Tenente (T) Bruno Oliveira

O Submarino Humaitá (S 41) realizou, entre os dias 12 e 16 de dezembro, a primeira navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, em área marítima localizada no litoral sul do Rio de Janeiro. Esse é um dos principais testes realizados antes das primeiras imersões dinâmicas, a caminho da entrega do submarino ao Setor Operativo da Marinha do Brasil.

“O objetivo principal desta saída ao mar foi a realização da primeira navegação independente e o cumprimento de um pacote de testes que garantirá a navegação segura do submarino na superfície para as próximas saídas e testes de mar previstos no processo construtivo do Submarino Humaitá até a sua entrega”, afirmou o Capitão de Fragata Martim Bezerra de Moraes Junior, Comandante do Humaitá.

Durante a navegação na superfície do Humaitá, foram realizados diversos exercícios para testar a propulsão, a operação dos lemes em todas as modalidades, os sistemas de navegação, a carga de baterias, o sistema de comunicação e a autonomia na superfície, além da realização de treinamentos com a tripulação do submarino.

O Humaitá  é o segundo de uma série de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica no âmbito do Programa de Submarinos (PROSUB).

Em agosto de 2022, o Submarino Humaitá realizou a flutuação operacional, um marco de segurança que define o início da última fase do projeto de construção, certificando que os sistemas de segurança e operação do submarino estão prontos para as provas de aceitação de cais e de mar.

Em novembro, o Humaitá cumpriu o teste de imersão estática e obteve resultado satisfatório nas avaliações. Após a navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, os próximos passos a serem executados serão a imersão dinâmica e a imersão em grande profundidade com o submarino em movimento.

De acordo com o cronograma do PROSUB, o Submarino Humaitá (S 41) será entregue ao Setor Operativo da Marinha no 2º semestre de 2023, seguido do Tonelero (S 42) e do Angostura (S 43), os quais vêm avançando positivamente no calendário de entrega.

Os testes em ambiente operacional do Humaitá representam mais um passo importante no âmbito do PROSUB, que se consolida como um Programa Estratégico de substancial relevância para o Estado brasileiro. Além de ampliar a proteção do perímetro das águas da Amazônia Azul, esse empreendimento gera empregos que permite capacitar e qualificar mão de obra fortemente especializada, contribuindo para elevar o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Fotos: Sargento Cássio

Tags: Itaguaí Construções Navais (ICN)Marinha do BrasilPROSUBSubmarino Humaitá (S 41)
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Comentários 6

  1. ADM says:
    2 anos atrás

    BZ! que venham os outros.

    Responder
  2. André says:
    2 anos atrás

    Que bom vê-lo navegando. Um detalhe que sempre é esquecido sobre esses submarinos é a capacidade de inteligência deles, algo que poderia ser melhor integrado com o E99 e os Gripen. A chamada interoperacionalidade ou integração entre as “Forças” precisa ser vista nesse contexto entre essas plataformas.
    Nada se fala sobre a atuação do Grumec nesses novos submarinos, tanto no tema em si como a adaptação deles com um submarino completamente diferente com o que eles estão acostumados. E essas marcas no casco que até hoje não sei para o que significa: seria para orientar os Mergulhadores de Combate, para uso dos rebocadores ou o quê?

    Responder
  3. drethor says:
    2 anos atrás

    Excelente ver que nao esta tendo mais atrasos no desenvolvimento do S41. Parabéns ao PROSUB por aguentar bem essa faze difícil que foi os últimos anos.

    Sobre o S40 nenhuma novidade sobre as evoluções de experimentação doutrinaria e de armas apos o seu aceite operacional?

    Responder
  4. PARAJARA TORRES LAMEIRA says:
    2 anos atrás

    Fiz parte da primeira tripulação que acompanhou o final de construção na Vikers, Inglaterra, do SB- HUMAITÁ, o primeiro de três OBERON CLASS, no início dos anos 70. O indicativo visual (S 20), nos enche de orgulho até hoje. Escrevi um livro, ÁREA SAFA, que conta um pouco da história desse valoroso navio preto.
    Acredito piamente que a tripulação primeira desse navio, saberá, assim como nós, remanescentes do S-20, honrar o nome e o elevado feito patriótico que representa o nome “Humaitá”!
    “SOMOS MARINHEIROS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA!”

    Responder
  5. frapal says:
    2 anos atrás

    A imagem final do vídeo é impressionante! ✌

    Responder
  6. frapal says:
    2 anos atrás

    Show!!! Top!!! Muito bem realizado!!!!👏👏👏

    Responder

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