Suécia ajudará a Austrália no programa de atualização de submarinos

HMAS Dechaineux a frente com o HMAS Waller e o HMAS Sheean em formação.

Por meio da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e sua contraparte australiana, a Suécia e a Austrália chegaram a um acordo sobre o uso da tecnologia submarina sueca como parte da cooperação bilateral de longo prazo entre os países.

A colaboração permitirá à Austrália usar a nova tecnologia sueca de propriedade da FMV na modernização de sua frota submarina existente.

A Austrália planeja modernizar e estender a vida útil de seus submarinos da classe Collins, que foram desenvolvidos pela Kockums AB e construídos pelo estaleiro australiano ASC Pty Ltd (ASC) nas décadas de 1980 e 1990.

O acordo permitirá uma colaboração de longo prazo na qual a ASC contratará a sueca Saab Kockums AB para desenvolver ainda mais a classe de submarinos.

“Tanto a Suécia quanto a Austrália consideram o setor submarino de grande importância estratégica para a capacidade de defesa. A cooperação mostra que a tecnologia submarina sueca está em demanda e a FMV espera uma cooperação de longo prazo entre os países”, disse o General Goeran Mårtensson, Diretor da FMV.

A classe Collins, que consiste em seis submarinos, e foi desenvolvida a partir da classe sueca Vaestergoetland. Desde então, a Suécia desenvolveu a classe Gotland e a Saab Kockums está atualmente construindo uma nova geração de submarinos da classe Blekinge (A26) para a FMV.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Swedish Defence Materiel Administration

Sair da versão mobile