Terceiro porta-aviões chinês pode ser CATOBAR e com EMALS

China mostra ‘por engano’ uma foto do que pode ser seu novo porta-aviões.

 

Enquanto o terceiro porta-aviões chinês está sendo construído, alguns detalhes sobre ele vão sendo revelados.

Informações recentes mostram detalhes importantes sobre o novo navio aeródromo chinês.



A empresa chinesa CSIC, responsável pela construção dos porta-aviões chineses, publicou uma foto do navio que foi captada durante uma reunião em um de seus institutos de pesquisa, informa o Global Times.

Em uma foto no fundo de uma sala de reuniões, aparecem três porta-aviões liderando uma esquadra. Dos dois lados estão o Liaoning e o Type 001A, e no centro aparece um navio completamente novo.

Com base nas imagens se pode afirmar que o segundo porta-aviões, construído inteiramente na China, será equipado com catapultas eletromagnéticas (EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System).

Esse é um fato importante, porque as três catapultas permitirão que o navio lance aeronaves com maior rapidez e frequência, fator que determina seu poder bélico, esclarece o relato.



O uso de catapultas eletromagnéticas também pode ser visto pela forma de seu convoo. Os porta-aviões anteriores tinham uma “Ski Jump”, para ajudar as aeronaves embarcadas nas decolagens, mas o convoo do novo navio é completamente plano.

A imagem também mostra que o novo porta-aviões tem a bordo aeronaves J-15 e um novo tipo de aviões de asa fixa, que teoricamente cumpririam funções de alerta aéreo antecipado.

Concluindo, a imagem dá uma ideia do tamanho que terá o navio aeródromo. Ao comparar seu tamanho com os dois porta-aviões já existentes, é possível estimar que ele terá um deslocamento de cerca de 80.000 toneladas.

No momento, a China tem dois porta-aviões. O primeiro deles é o Liaoning, que na verdade é o antigo navio soviético Variag – vendido pela Ucrânia para o país asiático depois do desaparecimento da URSS. O segundo é o Type 001A, o primeiro porta-aviões construído totalmente na China.

FONTE: Sputnik
ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile