Thales fornecerá o CMS e conjunto de sensores para fragatas polonesas MIECZNIK

A Thales equipará as fragatas MIECZNIK da Marinha Polonesa com o sistema de gerenciamento de combate TACTICOS, sonares, sensores infravermelhos e radares, proporcionando aos navios de guerra múltiplas funções de detecção, identificação, comando e controle e tomada de decisões. O primeiro navio deverá entrar em serviço em 2029 através de um programa estratégico, que incorpora um acordo de cooperação entre a Thales e o Consórcio PGZ-MIECZNIK (liderado pela Polska Grupa Zbrojeniowa).

Projetadas para realizar uma ampla gama de tarefas no mar, incluindo, entre outras, a segurança de linhas marítimas de comunicação e infraestrutura crítica, as fragatas multifuncionais da classe MIECZNIK aumentarão significativamente as capacidades da Marinha Polonesa e serão uma importante contribuição de a República da Polónia no âmbito da Aliança do Atlântico Norte. Essas embarcações serão equipadas com um conjunto de sensores desenvolvidos pela Thales e integrados ao sistema de combate do navio de guerra.

O sistema de gerenciamento de combate da Thales TACTICOS será o comando central e o elemento de tomada de decisão do sistema de combate de fragatas. Sua função e desempenho – suporte ao controle de sensores, compilação de imagens, avaliação de situação, apoio à ação e controle de armas – são críticos para a eficácia operacional de uma embarcação naval.

As fragatas MIECZNIK da Polônia contarão com um conjunto completo de sonares Thales, composto pelo sonar BlueHunter montado no casco e pelo sonar rebocado Captas-2, fornecendo uma avaliação multissensor da situação subaquática geral.

Além disso, a Thales fornecerá dois radares altamente complementares, o SM400 Bloco 2 e o NS50. O radar SM400 , um radar multifuncional de banda S, foi projetado para fornecer simultaneamente vigilância aérea e de superfície de longo alcance, controle de helicóptero e funções de controle de armas em um alcance de até 400 km. O radar NS50, juntamente com o interrogador TSA 6000 IFF1, oferece uma camada adicional de proteção, proporcionando detecção, rastreamento e classificação superiores de ar e superfície. As fragatas também serão equipadas com o ARTEMIS, um sistema naval infravermelho de busca e rastreamento de 360°, e o radar de controle de fogo STIR 1.2 EO Mk2.

Radar NS50 4D AESA da Thales

Com o apoio do governo do Reino Unido e trabalhando em conjunto com Babcock e MBDA, a Thales colocará em bom uso os principais aprendizados do programa Type 31 no Reino Unido para reduzir riscos e facilitar o caminho para a aceitação de navios. Além disso, a Thales contribuirá para consolidar a indústria de defesa local da Polónia, trabalhando com o Consórcio PGZ-MIECZNIK e outros intervenientes da indústria polaca.

“O contrato fornece uma base sólida para esforços conjuntos e o enorme valor que pode ser alcançado através da colaboração é um aspecto fundamental da parceria estratégica. Portanto, um conjunto de sensores e efetores selecionados será integrado ao TACTICOS CMS de forma independente pela PGZ, graças à transferência de conhecimento da Thales“, Cezary Cierzan, Diretor do Departamento de Tecnologias Marítimas, PGZ.

“Como um dos nossos aliados mais próximos, continuamos a reforçar a nossa parceria com a Polónia para ajudar a garantir a segurança europeia. Estas novas fragatas polacas, equipadas com alguns dos melhores da indústria britânica por trás delas, serão uma adição formidável à frota da Polónia, reforçando as capacidades da OTAN”, James Cartlidge MP, Ministro das Aquisições da Defesa.

“Este é um enorme sucesso para a Thales, auxiliado pelo apoio do governo britânico. Esperamos continuar a nossa relação histórica com a Polónia em benefício de ambas as nações.” Alex Cresswell, CEO da Thales no Reino Unido.

“Nosso relacionamento com a Marinha Polonesa remonta a muitos anos e estamos orgulhosos de termos sido selecionados para este grande programa após 2 anos de desenvolvimento da solução com a PGZ. Estamos ansiosos para trazer a engenharia e a tecnologia da Thales a bordo desses navios e trabalhar com Indústria polonesa apoiará a Marinha polonesa”, Dirk Jan de Bruijn Vice-presidente de Sistemas Acima da Água, Thales.

Sair da versão mobile