UNITAS LXIII – Demonstração na Divisão Anfíbia

Por Luiz Padilha

Após a abertura oficial da Operação UNITAS LXIII, no auditório do Centro de Adestramento Alte Marques de Leão (CAAML), o DAN foi convidado para assistir a uma demonstração no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador-RJ.

Com a presença do AE Marcos Sampaio Olsen, Comandante de Operações Navais, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) recebeu o Mr. Carlos Del Toro, Secretário da Marinha dos EUA, e representantes de todos os países participantes da Fase Anfíbia da Unitas 63, para uma breve demonstração.

O comandante da FFE, VA Carlos Chagas, proferiu palestra sobre as atividades que a Marinha do Brasil realizou e ainda realizará no ano de 2022.

Participaram da foto os seguintes países: Coréia, França, EUA, Brasil, Jamaica, República Dominicana, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, México.

Na ocasião, conhecemos de perto o Joint Light Tactical Vehicle – JLTV (OSHKOSH), que o Corpo de Fuzileiros Navais adquiriu recentemente (12 unidades) e deverão chegar até o fim deste ano. Junto ao mesmo, haviam 2 Light Armored Vehicle – LAV-25 8X8, que irão participar desta edição da UNITAS.

Destacados no Batalhão Paissandú, estavam as aeronaves UH-15A N7202 e um helicóptero de ataque AH-1Z, a versão mais moderna do “Cobra”. Pedimos ao LTCOL Woodward, Comandante do  Esquadrão de Helicópteros de Ataque Leve dos Fuzileiros Navais 267 (HMLA-267), se poderiamos fotografar a aeronave e ver o interior do cockpit. Gentilmente, nos autorizou, e seguem abaixo as fotos desta tarde na DivAnf.

Helicóptero de Ataque AH-1Z “Viper”

Joint Light Tactical Vehicle – JLTV

Light Armored Vehicle – LAV-25

Sair da versão mobile