US Marine Corps querem implantar novo veículo de combate anfíbio no Pacífico nesta primavera

Por WYATT OLSON

O US Marine Corps está enviando seu novo veículo de combate anfíbio para o Pacífico com uma unidade expedicionária da Califórnia, disse o comandante interino na quinta-feira. As novas adições ao inventário do serviço chegarão a Okinawa com a 15ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais (MEU) de Camp Pendleton, Califórnia, disse o general Christopher Mahoney durante um evento no Instituto Hudson em Washington, D.C.

Os veículos de combate anfíbios de oito rodas, ou ACV (Amphibious Combat Vehicle), transportam tropas do navio para a costa e são projetados para navegar perto da costa durante os ataques. São essenciais para a reformulação da força dos Fuzileiros Navais, que visa estruturar o Corpo como uma força de ataque ligeira e distribuída, equipada para lutar nas ilhas do Pacífico. Os veículos de combate mobilizados com o 15º MEU “se tornarão parte do contingente de Okinawa assim que chegarem lá”, disse Mahoney sem dar mais detalhes.

ACV 8×8 da BAE Systems – FOTO: USMC

O ACV, desenvolvido pela primeira vez pela BAE Systems de York, Pensilvânia, sob um contrato de US$ 67 milhões em junho de 2019, substitui os veículos de assalto anfíbio cujo uso pelo Corpo foi concluído pouco depois da morte acidental de nove tripulantes em julho de 2020. Oito fuzileiros navais e um paramédico da Marinha se afogaram quando seu veículo de assalto anfíbio afundou na costa do sul da Califórnia. Uma investigação atribuiu o naufrágio e as mortes ao mau treinamento, ao mau uso e à manutenção precária, mas o acidente também ressaltou as deficiências do veículo de assalto.

ACV Foto: US Marine Corps

No outono de 2020, a BAE Systems recebeu um contrato de US$ 184 milhões para “produção plena” do veículo de combate anfíbio, de acordo com o site da empresa, e no final do ano seguinte o Corpo anunciou que substituiria os antigos veículos anfíbios pelos novos veículos com rodas. Os ACVs substitutos tiveram seu próprio conjunto de problemas, tanto em terra quanto no mar. O Corpo interrompeu o treinamento do ACV em águas agitadas depois que um deles capotou na zona de arrebentação perto de Camp Pendleton em outubro de 2022. Não houve mortes.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile