USS Gerald R. Ford – Porta-aviões mais caro da US Navy continua com problemas de confiabilidade

USS Gerald R. Ford na Base Naval de Norfolk.

Por Tony Capaccio

Os sistemas de decolagem e pouso de aeronaves no USS Gerald R. Ford (CVN 78), permanecem não confiáveis e quebram com muita frequência, mais de três anos após a entrega do porta-aviões de US $ 13,2 bilhões, de acordo com o principal testador do Pentágono.

A última avaliação do navio de guerra mais caro já construído “permanece consistente” com os anos anteriores, disse o diretor de testes Robert Behler em seu novo resumo do programa obtido pela Bloomberg News, antes de seu lançamento em um relatório anual.

“A confiabilidade pobre ou desconhecida dos novos sistemas de tecnologia essenciais para as operações aéreas”, incluindo seu sistema de catapulta eletromagnética de US $ 3,5 bilhões e aparelho de parada avançado, pode “afetar adversamente” a capacidade do porta aviões de gerar surtidas, disse ele.

F-18 Super Hornet sendo lançado pela catapulta eletromagnética do USS Gerald R. Ford

Os novos sistemas do Ford, que lançam os aviões do convés para o céu e os prendem no pouso, são cruciais para justificar as despesas do que é agora um programa de US $ 57 bilhões para quatro navios, destinado a substituir a atual classe Nimitz de porta-aviões.

A classe Ford também é a espinha dorsal das aspirações da Marinha de expandir sua frota de 297 embarcações hoje para 355 e depois quase 500 até 2045. O Ford ainda não foi declarado pronto para o combate por longos períodos, um marco originalmente definido para 2018. Problemas anteriores atraíram a atenção do presidente Donald Trump.

Comparando o sistema de lançamento da catapulta movida a vapor, sistema mais antigo em navios anteriores, Trump disse em 2018 que “o vapor é muito confiável e o eletromagnético, infelizmente, você tem que ser Albert Einstein para realmente funcioná-lo corretamente”. O secretário de defesa em exercício, Christopher Miller, e seu chefe de gabinete, Kash Patel, visitaram o Ford em novembro na costa leste e assistiram às operações de vôo do convés. Miller, em sua primeira visita a um porta-aviões, posou para fotos segurando uma barra de “contenção” laranja usada para manter uma aeronave no lugar, antes da decolagem.

Secretário de defesa em exercício, Christopher Miller, a bordo do USS Gerald R. Ford

O capitão J.J. Cummings, comandante do Ford, disse aos repórteres durante aquela viagem que os novos sistemas de decolagem e pouso exigiam “drasticamente” menos verificações e manutenção pré e pós-vôo. “Estou sendo jocoso aqui, mas ligue a chave e estamos prontos para voar. Pós-voo, desligue-o, estamos lá”, disse ele. Catapultas movidas a vapor exigem “uma tonelada de preparação pré-voo” e verificações posteriores, disse ele. Os problemas de confiabilidade contínuos com os sistemas de transporte construídos pela General Atomics de San Diego são separados de outro desafio contínuo: a instalação e certificação de elevadores necessários para levantar munições do convés inferior.

Em novembro, seis dos 11 “elevadores de armas avançados” que deveriam ter sido instalados quando o navio foi entregue em maio de 2017 já estão operacionais. Os cinco restantes estarão prontos em abril, de acordo com Cummings. O estaleiro Huntington Ingalls Industries Inc é responsável por sua instalação.

Taxa de falha

A avaliação de Behler cobriu 3.975 operações de lançamento e pouso no Ford durante 11 testes no mar, após sua entrega em novembro de 2019 a setembro de 2020. O sistema de catapulta eletromagnética deve operar 4.166 “ciclos”, entre lançamentos operacionais e falhas. Em vez disso, teve 181 ciclos de falhas ou “bem abaixo do requisito”, escreveu Behler. Ele não detalhou o escopo ou a gravidade dos problemas. Duas falhas separadas no ano passado fizeram com que as catapultas ficassem inoperantes por três dias, escreveu Behler.

Caça F-18 Super Hornet durante pouso no USS Gerald R. Ford

As preocupações com a confiabilidade do sistema “são exacerbadas” por um projeto que impede alguma manutenção durante as operações aéreas, de acordo com Behler. O desempenho mais recente do novo “Advanced Arresting Gear” do Ford para parar aviões na aterrissagem, um sistema projetado para custar quase US $ 1 bilhão, também levantou “preocupações de confiabilidade”, escreveu Behler. Ele deve operar recuperações, mas obteve uma média de apenas 48 recuperações, também “bem abaixo do requisito”, escreveu Behler. Um capacitor também falhou durante a solução de problemas de manutenção no porto, levando sete dias para a equipe consertar.

“As preocupações com a confiabilidade são ampliadas” pelo projeto atual que limita a “manutenção corretiva em equipamentos abaixo do convés durante as operações de vôo”, escreveu Behler. Solicitado a comentar sobre os dados de confiabilidade, Alan Baribeau, porta-voz do Naval Sea Systems Command, encaminhou as perguntas ao capitão Danny Hernandez, porta-voz do chefe de aquisições da Marinha. Hernandez disse em um comunicado enviado por e-mail que “Não vou comentar sobre um rascunho de relatório não publicado”. Mas os oficiais da Marinha estavam otimistas durante uma visita da mídia ao porta-aviões em novembro.

Aparelho de parada (Advanced Arresting Gear) da classe Ford

“São empreendimentos enormes”, disse o contra-almirante James Downey, oficial executivo do programa da Marinha para porta-aviões, a repórteres, de acordo com o USNI News. “Houve alguns problemas. Houve alguns problemas de custo. A maior parte disso é história.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Edge Markets

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