USS Hawes (FFG 53) terá 98% de seu material reciclado em Brownville, Texas.

ex-USS Hawes

O ex-USS Hawes (FFG 53), chegou às instalações da International Shipbreaking em Brownville, Texas, onde será desmontado e 98% de todos os seus materiais serão reciclados. O USS Hawes, o primeiro navio da Marinha dos EUA com o nome do contra-almirante Richard E. Hawes, chegou ao local de Brownsville vindo do antigo Estaleiro Naval da Filadélfia, onde estava atracado desde que foi desativado em 2010.

A equipe da International Shipbreaking, parte da EMR Metal Recycling, executará agora o extenso projeto de desmontagem e reciclagem do antigo navio da Marinha dos EUA. O Hawes participou de muitas operações em sua carreira de 25 anos, principalmente depois que foi transferido para o Destroyer Squadron 22 em 1998. Em 2000, o Hawes ajudou o USS Cole (DDG-67) quando dois terroristas da Al-Qaeda o atacaram enquanto atracava para reabastecimento no porto de Aden. Os terroristas, atingiram o lado do Cole em uma lancha inflável, detonando um explosivo que matou 17 marinheiros e feriu mais de 30. O Hawes junto com o USS Donald Cook (DDG-75) usaram suas equipes de controle de danos, ajudando a salvar o Cole.

Pouco depois, o Hawes participou da ‘Operation Determined Response’, na qual junto com USS Tarawa (LHA-1), USS Anchorage (LSD-36), USS Duluth (LPD-6), USNS Catawba (T-ATF-168) e as fragatas britânicas HMS Cumberland (F85) e HMS Marlborough (F233) ofereceram assistência adicional para ajudar a reparar o Cole.

Nos últimos anos de seu serviço, o Hawes realizou operações antinarcóticos no Caribe e no Atlântico Ocidental, apoiando a apreensão de 200 barris de cocaína em 2009. Esta fragata da classe Oliver Hazard Perry era equipada com mísseis, com um canhão OTO Melara 76 mm/62, dois lançadores triplo MK 32 para torpedos Mark 46, um Vulcan Phalanx CIWS, quatro metralhadoras 50 cal, um lançador MK 13 Mod 4 para mísseis anti-navio Harpoon e anti-navio padrão SM1-1MR. O Hawes também podia operar com dois helicópteros SH-60.

ex-USS Constelation chegando para o desmanche no International Shipbreaking

Chris Green, gerente sênior da International Shipbreaking Ltd LLC, disse: “Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas ao ex-USS Hawes (FFG 53) em nossa unidade de Brownsville na segunda-feira, 19 de outubro de 2020, onde ele será reciclado de maneira segura, respeitosa e ambientalmente responsável. “Antes de aceitar um projeto de reciclagem de navio, conduzimos uma avaliação para determinar quais materiais perigosos e regulamentados estão a bordo e quais metais recicláveis ​​estão presentes. A partir dessa avaliação, é formado um plano para redução e descarte de todos os resíduos e reciclagem do navio de maneira segura e ambientalmente correta.

“Aqui na International Shipbreaking, estamos orgulhosos de que a Marinha dos EUA continue a confiar em nós como um reciclador ecológico responsável de navios.” A unidade de Brownsville é uma de nossas três instalações de desmantelamento no Golfo do México, com mais duas localizadas em Louisiana e Nova Orleans. Cada um tem tecnologias especializadas, que os permitem desmontar e reciclar com segurança, respeito e responsabilidade essas vastas estruturas com o mínimo impacto ambiental. O projeto de reciclagem do USS Hawes será concluído até o 2º trimestre de 2021 e 98% dos materiais retirados serão reciclados.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: WMW

Sair da versão mobile