“Vermelhos” partem em direção à Antártica

A Marinha do Brasil, em continuidade às ações que visam a dar suporte ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), enviará ao continente antártico o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano”, iniciando a XXXIV Operação Antártica (OPERANTAR).

O Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano” desatracarão do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, localizado à Praça Barão de Ladário, s/nº – Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, no dia 05 de outubro de 2015, com destino ao Continente Antártico, a fim de participar da Operação Antártica (OPERANTAR XXXIV).

A missão será apoiar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e as diversas Instituições que desenvolvem pesquisas científicas naquele continente, realizando coletas de amostras de água e do solo marinho, estudo das aves e pesquisas geológicas, além de observações meteorológicas e do comportamento das massas de água na região, as quais exercem influência sobre o clima. As atividades científicas envolvem profissionais de várias instituições de ensino e de pesquisa do País, que utilizam os navios como plataforma ou, com o apoio deles, estabelecem acampamentos e refúgios na região. O regresso está previsto para 29 de março de 2016, após escalas nos portos de Rio Grande (RS), no Brasil, Punta Arenas, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai.

OS NAVIOS

O Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, também conhecido como “Gigante Vermelho”, foi construído no estaleiro Hoylandsdygo-George Ei DesSonner A/S, na Noruega, tendo sido incorporado à Marinha do Brasil em 1994.

Está preparado para navegação em regiões polares e para a operabilidade em campos de gelo fragmentado (catalogado como IceClass 1A1 pela Sociedade Classificadora Det Norske Veritas). O Navio, na sua 22ª comissão austral, está sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra NILO GONÇALVES DE SOUZA.

O “Gigante Vermelho” possui dois laboratórios para apoio à pesquisa e dois porões com capacidade de 1.254 m³ para o transporte de carga. É dotado de equipamentos de navegação e de apoio tais como guincho oceanográfico e geológico, arco de popa, ecobatímetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estação de acompanhamento de informações meteorológicas.

Carinhosamente chamado de “Tio MAX” pela tripulação, o Navio Polar “Almirante Maximiano” foi construído, no estaleiro Todd (EUA), tendo sido comissionado como Navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte e incorporado a Marinha do Brasil em 03 de fevereiro de 2009. Na sua 7ª comissão austral, o navio está sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra CARLOS ANDRÉ CORONHA MACEDO.

Preparado para navegação em regiões polares, o Navio possui guincho geológico capaz de coletar amostras do assoalho marinho em profundidades de até 10.000 metros; Gravímetro; guincho oceanográfico que opera em profundidades de até 8.000 metros; cinco laboratórios; estação meteorológica; sistema de posicionamento dinâmico (DP) que permite manter-se imóvel em determinada latitude e longitude; ecobatímetro multifeixe; perfilador de corrente marinha (ADCP); perfilador de sedimentos do subsolo marinho (SBP); e quatro embarcações infláveis.

Os Navios executam as tarefas de apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e aos projetos de universidades brasileiras, nas áreas de Oceanografia e Hidrografia, Biologia, Geologia, Antropologia e Meteorologia, realizando levantamentos oceanográficos, coletas de amostras de água e solo marinho, estudo das aves, pesquisas geológicas nas ilhas do arquipélago das Shetland do Sul e península antártica, além de observações meteorológicas e do comportamento das massas de água na região, que tanto influenciam o clima do planeta.

Para cumprir tais tarefas, os Navios transportam helicópteros modelo Esquilo bi-turbina e Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE), composto por militares do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). Contam, também, com o apoio de equipes de mergulhadores, oriundos da Força de Submarinos da Esquadra Brasileira, aptas a realizar suas tarefas nas geladas águas antárticas.

PROANTAR

Marcado pela pesquisa e pela produção científica, o PROANTAR teve início em 1982, com a aquisição do já desativado Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA, que empresta seu nome a um dos atuais navios polares. Desde então, o Brasil mantém presença constante no continente antártico por meio dos Navios e da tripulação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) que, nesse momento, ocupam provisoriamente os Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), até a finalização da construção da nova estação antártica brasileira que substituirá a original destruída por um incêndio em outubro de 2012.

Para desenvolver esta complexa e extensa operação realizada regularmente pela Marinha do Brasil, a OPERANTAR só se faz possível graças à ação coordenada de diversas Organizações, com destaque para a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), responsável pelo Programa, que com seu planejamento minucioso e criterioso emprego dos meios disponíveis contribui para o elevado conceito do nosso País na “comunidade antártica”.

A Marinha do Brasil materializa, mais uma vez, dessa forma, por meio da OPERANTAR XXXIV, o reconhecimento da nação brasileira quanto à necessidade da manutenção da presença do Brasil no continente antártico e da importância da ampliação do Programa Antártico Brasileiro, como instrumento estratégico fundamental, para a garantia do direito do país em participar das decisões sobre o futuro daquela região.

É, portanto, movidos pelo dever de bem cumprir essa missão e pelo orgulho de ostentar a bandeira brasileira nas águas “austrais”, que mais uma vez, as tripulações do
“Tio Max” e do “Gigante Vermelho” se farão ao mar para realizar a OPERANTAR XXXIV.

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