Visita da Marinha à Universidade Mackenzie revela a importância do grafeno: o material do futuro

CA Paulo Roberto, Reitor da Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães e o VA Guerreiro

No dia 16 de outubro, uma Comitiva formada pelo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Guerreiro, pelo Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Contra-Almirante Paulo Roberto, por Oficias da DGDNTM, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) realizou uma Visita Institucional ao MackGraphe, o Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Na ocasião, a Comitiva foi recebida pelo Reitor da Mackenzie, Professor Doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, pelo Diretor do MackGraphe, Professor Doutor José Augusto Brito, e por Pesquisadores do Centro.

O Diretor e Pesquisadores do MackGraphe apresentaram o Centro à Comitiva da Marinha

A importância do grafeno

O grafeno é uma forma super-resistente do carbono, cerca de duzentas vezes mais forte do que o aço e extremamente leve, constituído por uma camada finíssima de grafite. Considerado uma das principais matérias-primas das tecnologias do futuro, impactará profundamente a indústria tecnológica em decorrência de suas propriedades peculiares. O Professor Doutor Guilhermino Fechine, explica que: “são necessários cerca de três milhões de camadas de grafeno empilhadas para que uma placa tenha a espessura de apenas 1 milímetro. Além disso, o grafeno é elástico, transparente, conduz eletricidade e calor melhor do que qualquer outro material e, ainda, pode ser mergulhado em líquidos, sem que enferruje ou danifique a sua composição”.

O MackGraphe iniciou suas atividades, em 2013, e atua como um Centro parceiro do Centre for Advanced 2D Materials, da Universidade Nacional de Cingapura, de forma complementar. Seu objetivo é o controle de processos em todos os estágios do desenvolvimento da tecnologia do grafeno, desde a modelagem dos nanomateriais até sua aplicação.

O MackGraphe é o primeiro centro privado de excelência em pesquisas sobre grafeno da América Latina

O grafeno poderá ser utilizado por diversos setores da indústria, inclusive na área da Defesa, para a qual já é possível enumerar várias possibilidades de uso do material, como para a fabricação de: baterias de duração e capacidade muito maiores do que as atualmente existentes; tintas especiais; condutores eletrônicos; e tecidos mais leves e resistentes, entre outras.

Como resultado da Visita, a Comitiva da Marinha visualizou algumas ações decorrentes, como, por exemplo: dar início às tratativas necessárias para o estabelecimento de parceria para a capacitação do pessoal da MB; e a criação de cursos especialmente modelados para o atendimento às necessidades da Força, nos níveis de Mestrado e Doutorado. Foi acordado, também, que uma Comitiva de representantes do MackGraphe irá visitar os Centros Tecnológicos da Marinha, com o propósito de identificar pontos de aderência em pesquisas e projetos desenvolvidos pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação da MB.

FONTE: MB

Sair da versão mobile