Guarda Costeira do Japão dispara canhões de água para afastar os barcos de Taiwan

Embarcações da Guarda Costeira japonesa dispararam canhões de água para afastar cerca de 40 barcos de pesca de Taiwan e oito embarcações da guarda costeira de Taiwan de águas, que o  Japão considera como sua, nesta terça-feira  sendo esta a última reviravolta do caso entre Tóquio e Pequim, segundo relatórios da Reuters.

Japão protestou contra Taiwan, um dia depois de ter apresentado uma queixa contra a China sobre o que ele disse foi uma invasão semelhante por barcos chineses. Relações sino-japonesas se deterioraram drasticamente este mês depois que o Japão comprou ilhas no disputado Mar da China Oriental, chamadas Senkaku no Japão e Diaoyu na China, a partir de seu proprietário privado, o que provocou protestos anti-Japão na China.

Taiwan tem laços de amizade com o Japão, mas os dois lados há muito tempo discutiam sobre os direitos de pesca na área. China e Taiwan argumentam que herdaram soberania histórica da China sobre as ilhas. O Chefe de Gabinete japonês Osamu Fujimura, disse para a guarda costeira utilizar canhões de água e outras medidas para fazer os navios de Taiwan para mudarem de rumo.

Uma autoridade do Japão-China Economic Association disse que a Toyota Motor Corp presidente Fujio Cho e Hiromasa Yonekura, presidente de negócios japonês átrio Keidanren, e outros representantes de grupos de amizade Japão-China iria participar de um evento na quinta-feira em Pequim. Isto apesar do cancelamento de um grande evento para marcar o 40 º aniversário da normalização das relações diplomáticas, cancelou por causa das relações estremecidas.

“Temos apenas um protesto com o lado de Taiwan”, disse Fujimura, em entrevista coletiva. “… A nossa posição é que isso é algo que precisa ser resolvido no contexto de boas relações bilaterais entre o Japão e Taiwan. Nós gostaríamos de abordar a questão com calma.”

Ministério da Agricultura da China, por seu lado, disse que cerca de 200 embarcações chinesas têm pescado nos mares em torno de um grupo de ilhas rochosas, perto de zonas de pesca ricas em reservas de gás e potencialmente enormes, disputadas com o Japão. A declaração chinesa não especificou se os barcos estavam todos lá uma vez ou disse o quão perto eles estavam para as ilhas.

Pequim, que considera Taiwan auto-governado como uma província rebelde, pode ter incluído barcos de pesca de Taiwan em sua estimativa. O surto de tensão vem em um momento em que tanto a China e o Japão enfrentam pressões políticas internas. Governo do Primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda enfrenta uma eleição em breve, aumentando a pressão sobre ele para não parecer fraco diante da China.

O Partido Comunista da China está preocupado com um volume de negócios de liderança, com o presidente Hu Jintao devido a renunciar como líder do partido em um congresso que poderia abrir logo no próximo mês. Um grupo de barcos de pesca de Taiwan partiu para as ilhas da forte chuva na segunda-feira. O grupo disse que os barcos que navegam ao redor das ilhas e fazem valer o seu direito de pescar lá – e não descartou a tentativa de terra. Mais de 100 barcos de pesca de Taiwan podem estar na área, disse a mídia japonesa. O Japão disse que quatro navios de vigilância chineses e dois navios de patrulha chineses estavam em águas nas proximidades, mas fora do seu território.

FONTE: PortNews

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile