Presidência da República e EGN realizam Jogo Seminário sobre Emergência Nuclear

Jogo Seminário sobre uma situação de emergência nuclear no Município de Angra dos Reis
Jogo Seminário sobre uma situação de emergência nuclear no Município de Angra dos Reis

Nos dias 29 e 30 de abril, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSIPR e a Escola de Guerra Naval – EGN realizaram um Jogo Seminário sobre uma situação de emergência nuclear no Município de Angra dos Reis (RJ). O evento foi conduzido pela Coordenação-Geral do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), e contou com a participação de instituições governamentais, assim como dos membros integrantes do Comitê de Planejamento de Resposta a uma Situação de Emergência Nuclear (COPRON).

O principal objetivo foi aprimorar o gerenciamento das ações previstas no Plano de Emergência Externo – PEE/RJ para resposta a uma emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). O exercício permitiu observar o desempenho dos principais atores participantes, levando-se em consideração os vários cenários de uma emergência nuclear, com foco nos aspectos ambientais, na proteção da população, nos fatores psicológicos, bem como no emprego de pessoal e material, elementos essenciais em um ambiente real de evacuação de área em situação de emergência nuclear.

Por fim, foi realizada uma videoconferência entre o Centro de Jogos da EGN e a Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais do GSIPR, em Brasília (DF), com a participação do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, momento em que foram transmitidos, em tempo real, dados sobre a evolução do exercício. A modalidade abre novos horizontes para a utilização de tecnologias em simulação para este tipo de exercício e contribui com o aperfeiçoamento das ações de planejamento para a proteção da população e do meio ambiente na região de Angra dos Reis.

FONTE: Nomar

Sair da versão mobile