Presidente do Uruguai procura Dilma para tratar da retirada de tropas uruguaias do Haiti

jose-mujica-URUGUAI

O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou a Brasília ontem para um encontro com sua colega brasileira, Dilma Rousseff.

Entre os temas em pauta estava a retirada de tropas militares uruguaias da missão da ONU no Haiti, chefiada militarmente pelo Brasil.

Confirmada de última hora, a visita de Mujica pegou de surpresa até a Embaixada do Uruguai em Brasília e fez Dilma adiar uma viagem que faria na noite de ontem ao Peru.

De acordo com o governo do Uruguai, a reunião trataria de comércio, energia elétrica, livre circulação de pessoas entre os países, controles fitossanitários e a construção de um porto de águas profundas no país vizinho, dentre outros.

“O Haiti será outro aspecto para abordar na reunião, já que existe uma preocupação do governo uruguaio em relação à evolução da situação política naquele país e à continuidade dos efetivos militares uruguaios”, disse o chefe da Casa Civil uruguaia, Diego Canepa, antes do encontro.

Mujica chegou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente, por volta das 17h de ontem para o encontro. Depois do Brasil, o presidente uruguaio deve ir à Venezuela.

Sair da versão mobile