Putin virá ao Brasil em novembro para cúpula do Brics, diz embaixador russo

jair Bolsonaro e Vladimir Putin - BRICS FOTO: Dmítri Golub

Por PÁVEL RÍTSAR

Declaração foi feita ao portal de informação Bakuri Brasil. Evento fará parte de uma série de reuniões no Brasil, que neste ano assume a presidência do bloco.
O presidente russo Vladimir Putin virá ao Brasil, em novembro, para participar da reunião dos chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A informação foi divulgada pelo embaixador da Federação Russa no Brasil, Serguêi Akopov, em entrevista ao portal de notícias Bakuri Brasil.



O encontro dos líderes do Brics, que será realizado pela terceira vez no Brasil, acontece nos dias 13 e 14 de novembro em Brasília. Em 2010, a reunião ocorreu em Brasília e, em 2014, em Fortaleza.

Segundo informações da EBC, antes da cúpula principal do Brics, os chefes de Estado farão um encontro prévio em Osaka, no Japão, durante o G20, em junho.

O Brasil, que neste ano assume a presidência rotativa do Brics, terá como um dos compromissos sediar outros eventos relacionados ao bloco.

Brics em 2019

Nesta quarta (13), teve início em Curitiba a primeira reunião de coordenação que dá largada às atividades formais do Brasil como presidente temporário do Brics.

No encontro, que acontece até sexta (15), os “sherpas” (vice-ministros encarregados dos Brics), estão discutindo “as prioridades para o ano e se passará em revista o andamento das iniciativas de cooperação em curso”, de acordo com a assessoria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) brasileiro.

Em julho, os chanceleres do Brics se encontrarão no Rio de Janeiro, e depois novamente em setembro, em Nova York, durante a reunião da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Já em outubro, será a vez dos representantes dos Brics na área de segurança se reunirem em Brasília.

FONTE: Rússia Beyond



Sair da versão mobile