Gripen SAAF

Logo Saab75

A Saab assinou um acordo com o Swedish Defence Materiel Administration(FMV) para o Gripen E. O acordo inclui o desenvolvimento e modificação do Gripen E para a Suécia durante o período de 2013-2026 e uma possível ordem para uma nova produção do Gripen E para a Suíça.

O FMV fez hoje um pedido inicial de desenvolvimento de SEK 2,5 bilhões  para operações durante 2013-2014. Ordens remanescentes da Suécia são esperadas para 2013-2014. O valor total possível das ordens no âmbito do acordo, equivalem a um total de SEK 47,2 bilhões.

O Parlamento sueco, com uma ampla maioria, decidiu que a Suécia vai adquirir Gripen E. O acordo assinado leva a uma entrega inicial de Gripen E para a Suécia em 2018.

O acordo com a FMV inclui várias partes. A primeira parte ordenada hoje, diz respeito ao desenvolvimento do Gripen E em 2013-2014 e vale SEK 2,5 bilhões. As partes restantes do acordo incluem ordens como abaixo:

* Trabalho de desenvolvimento restante do Gripen E para a Suécia de SEK 10,6 bilhões – o esperado no primeiro trimestre de 2013.

* Modificação de 60 Gripen C para o Gripen E com as primeiras entregas para a Suécia em 2018 – esperado no quarto trimestre de 2013.

* Equipamentos de missão específica de suporte e manutenção para entregas do Gripen E para a Suécia em 2018 – esperado no quarto trimestre de 2014.

* Na Suíça, uma possível aquisição de 22 caças Gripen E é para ser processado no parlamento. O acordo inclui portanto, as disposições de entrega de 22 novos Gripen E, e equipamentos relacionados se a Suíça decidir adquirir Gripen E.

Todos os pedidos nos termos do contrato, incluindo uma possível ordem da Suíça através do FMV, equivale a um valor total de aproximadamente SEK 47,2 bilhões e será contabilizado quando cada pedido for recebido.

gripen NG

O acordo inclui os direitos do FMV , condicionantes para certos pré-requisitos – para total ou parcial cancelamento. Se assim for, a Saab tem o direito de compensação dos custos já tomados e os custos para a interrupção. O acordo também inclui seções que regulam as condições se a Suíça decidir não adquirir o Gripen E.

“Este é um evento histórico para a Saab. Estamos orgulhosos de continuar a entregar um avião de caça lider mundial, para a Força Aérea Sueca. O Gripen tem sido a espinha dorsal da Força Aérea da Suécia, bem como para vários outros países. Este próximo passo também cria mais oportunidades no mercado de exportação para muitos anos. Nossos clientes já existentes que operam o Gripen versão C/D, também serão capazes de tirar proveito de alguns dos desenvolvimentos em suas atualizações futuras “, diz o presidente da Saab e CEO Håkan Buskhe .

“Estamos agora entrando numa fase de desenvolvimento e testes, que vai ocupar muitos de nossos funcionários. Também prevemos que vamos precisar recrutar mais. A produção terá lugar na Suécia, com fornecedores de vários países”, diz Lennart Sindahl, chefe de negócios da área de Aeronáutica, e acrescenta:

“Com este acordo, continuaremos a desenvolver o conceito de um projeto inovador e único e de sucesso do Gripen, bem como o nosso próprio software combinados com sub-sistemas de diferentes fornecedores ao redor do mundo.”

Gripen crew in Red Flag (Foto USAF)

E o Gripen tem uma capacidade substancial de desenvolvimento em relação às versões anteriores. O avião é baseado no mesmo projeto inteligente e soluções tecnológicas inovadoras, o que leva a uma economia considerável em comparação a outras alternativas. O Gripen E tem um motor mais potente, com capacidade de operar por mais tempo e carregar mais armas e carga útil. Radar eletrônico novo, sistemas de apresentação atualizados no cockpit e aviônicos modernos, o que aumenta a capacidade de realizar missões bem sucedidas. Os passos tecnológicos que foram tiradas com o Gripen E foram provados no Gripen 39-7 E/F do programa DEMO, onde a aeronave de teste voou mais de 250 horas na Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça, entre outros, desde 2008.

Através do aperfeiçoamento de hardware e software, o Gripen E torna-se um sistema moderno que é fácil de desenvolver ainda mais para o futuro.

A Saab atende ao mercado global com produtos líderes mundiais, serviços e soluções que vão desde defesa militar a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adapta e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

FONTE: GripenBlog

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea& Naval

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.