Exército apreende 750 quilos de drogas na véspera do Natal

Ipiranga/Tabatinga (AM) – O 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF), do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou a apreensão de aproximadamente 750 quilos de drogas durante abordagem a uma embarcação que trafegava pelo Rio Içá, na fronteira com a Colômbia. A ação ocorreu na madrugada de domingo (24/12), véspera de Natal.

Ao identificar atitude suspeita dos ocupantes da embarcação, a guarnição de serviço acionou, de imediato, o Plano de Defesa do Aquartalemanto. Em seguida, uma equipe do Posto de Controle e Interdição Fluvial partiu em perseguição pela calha do rio.

Com um binóculo termal, que possibilita observação de longo alcance e precisa em condições de visibilidade adversas, os militares perceberam que os criminosos fugiram pela margem, abandonando o barco com a carga de maconha tipo skank, objetos pessoais, combustível e munição calibre 16.

A guarnição seguiu até o local e rebocou a embarcação. No 2º PEF, houve a conferência de todo o material apreendido. Os militares que não estavam de serviço foram chamados para reforçar a segurança.

Combate a crimes transfronteiriços

O 2º Pelotão de Fronteira (PEF), do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, está instalado na comunidade Ipiranga, a quase 150 quilômetros do município de Tabatinga (AM). A área fica na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, demandando disponibilidade permanente de equipes de monitoramento e fiscalização.

As ações realizadas pelos Pelotões Especiais de Fronteira na área da 16ª Brigada de Infantaria de Selva são consideradas estratégicas na prevenção e repressão de crimes transfronteiriços e ambientais naquela região. Além de proteger a Faixa de Fronteira na Amazônia Ocidental, os militares prestam apoio à população local, como atendimento médico, farmacêutico e odontológico.

Tecnologia para vigilância das fronteiras

A utilização de binóculos de tecnologia térmica avançada, como ocorrido nessa apreensão, integram o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). O equipamento permite observação de longo alcance com precisão. Possuem capacidade de ampliação da visão termal, juntando imagens e de geolocalização, processo que permite a localização baseada em coordenadas geográficas.

O SISFRON é um sistema de sensoriamento e de apoio à decisão, em cooperação ao emprego operacional, atuando de forma integrada, Seu propósito é fortalecer a presença e a ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, potencializando a atuação dos entes governamentais com responsabilidades sobre a área. Foi concebido por iniciativa do Comando do Exército, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008, que orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento, mobilidade e presença.

ATENÇÃO!

Sobre o assunto, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que não ocorreu nenhum ataque a Organização Militar do Exército Brasileiro, após a apreensão de 750 quilos de drogas, na fronteira com a Colômbia. O vídeo que circula nas redes sociais mostra o acionamento do Plano de Defesa do Aquartelamento, como medida pró-ativa na ação de apreensão. A falsa informação de ataque para resgate dos entorpecentes apenas contribuem para a desinformação da nossa sociedade.

Sair da versão mobile