São 65 anos de muita história para contar…essa é a Esquadrilha da Fumaça! Instituição que começou em 1952 no Rio de Janeiro, com os instrutores de voo da Escola de Aeronáutica que se encontravam nas horas de folga para treinar manobras aéreas com o avião T-6 Texan.

Depois de mais de seis décadas, a energia desses Fumaceiros ainda se mantém bastante acessa, buscando sempre o sorriso em todos aqueles que olham para o céu e se emocionam com acrobacias aéreas.

As comemorações do aniversário da instituição, a equipe da Esquadrilha da Fumaça começaram no dia 12 de maio com a tradicional “Benção das Aeronaves” em seu hangar, em Pirassununga/SP. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente Capelão Marco Aurélio Del Faveri, conduziu a cerimônia ecumênica que contou com a presença dos militares do Esquadrão. Um avião A-29 Super Tucano, disposto no centro da bolacha da Esquadrilha da Fumaça, foi abençoado durante o evento, simbolizando toda a frota de aviões.

Para que a instituição possa agradecer a todos aqueles que moram próximos à sede do Esquadrão, localizada em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça realizou uma demonstração aérea no dia 13 de maio na Academia da Força Aérea. Segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, “poder se apresentar no aniversário da instituição em Pirassununga é um privilégio e um agradecimento a todos da cidade onde é a casa da Esquadrilha da Fumaça.”

A comemoração foi feita no dia 13, mas a data real do aniversário da Esquadrilha da Fumaça é 14 de maio, quando foi feita a primeira demonstração em 1952, com os aviões T-6, sobre a Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Na época, o grupo possuía quatro instrutores, sendo eles liderados pelo Tenente Aviador Mario Sobrinho Domenech. Além dele, o grupo era composto pelos seguintes pilotos: Paulo Cezar Rosa, Haroldo Ribeiro Fraga e Cândido Martins da Rosa.

FONTE & FOTOS: FAB

 

image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.