Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Força Aérea Portuguesa está pronta para a transição ao F-35 Lightning II

Luiz Padilha por Luiz Padilha
20/04/2024 - 14:38
em Aviação
1
Caça F-35A Lightning II

Caça F-35A Lightning II

0
compartilhamentos
1.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por David Cenciotti

Em uma longa entrevista ao jornal português Diário de Notícias publicado em 12 de abril de 2024, o chefe de gabinete da Força Aérea Portuguesa (FAP), o general João Cartaxo Alves, forneceu alguns detalhes interessantes sobre o plano da Força Aérea Portuguesa para substituir o F-16M pelo caça F-35 Lightning II da Lockheed Martin.

O general Cartaxo Alves afirmou que a decisão visa manter-se alinhado com a maioria dos aliados europeus que já começaram a fazer a transição para o F-35, como parte de seus esforços estratégicos.

Caça F-16M da Força Aérea Portuguesa na Tiger Meet

A atualização significativa sobre a aeronave de 5ª geração ocorreu quando o chefe de gabinete da FAP respondeu a várias perguntas, incluindo algumas sobre o treinamento dos pilotos ucranianos para prepará-los para o F-16:

Pergunta: Algum progresso no processo de ajuda no treinamento dos pilotos ucranianos para os F-16?

Gal. João Cartaxo Alves – Sim. Foi um processo que começou em julho do ano passado. Disponibilizamos imediatamente um piloto instrutor, vários técnicos de manutenção e alguns instrutores de planejamento de missões.

Em novembro do ano passado, dois centros de treinamento foram criados para os pilotos ucranianos. Um na Dinamarca e outro na Holanda. Isso é baseado nos dois países que dariam seus F-16 à Ucrânia. E aqui havia um problema que tinha a ver com a legalidade para decisão semelhante.

Temos instrutores em aviões de outro país treinando um país terceiro. E então foi acordado entre os países por um tempo que os belgas forneceriam aviões e que também fariam o treinamento em seus aviões.

Os noruegueses, os dinamarqueses, usariam seus instrutores nos aviões que esses próprios países forneceriam. E, portanto, o treinamento dos pilotos começou a ser realizado por esses países que eram doadores de aeronaves.

Pergunta: Porque Portugal não é doador de aeronaves.

Gal. João Cartaxo Alves – Não somos doadores de aeronaves F-16. Porque esses países fizeram a transição do F-16 para o F-35, a FAP ainda não. Tínhamos 40 F-16 e treinamos a Romênia, a quem vendemos 12 de nossas aeronaves. Os 28 que temos são os que precisamos para cumprir os compromissos que temos. E não podemos desistir deles até fazermos essa transição para o F-35.

F-35A Foto: Thomas Barley

Pergunta: Então, estamos isentos do processo F-16?

Gal. João Cartaxo Alves – Para os pilotos, sim, mas não estamos isentos de treinamento. Treinaremos em outras áreas que também são importantes para essa capacidade. Receberemos controladores aéreos para o F-16 em maio. Vamos treiná-los em Monte Real e na base da OTA

Congratulamo-nos com observadores ucranianos em nossos exercícios que têm a participação de muitas nações da OTAN. Treinaremos os técnicos de infraestrutura, particularmente na capacidade específica da retenção do F-16 e das barreiras de frenagem, para que eles possam realizar a operação.

E também receberemos continuamente, em um processo que começará em maio deste ano até março de 2025, os técnicos de manutenção do F-16 que treinaremos em nossas escolas de treinamento de técnicos militares.

Avaliando o status da frota F-16, O Gal. Cartaxo Alves disse:

Nesse momento, nossos F-16 são os mesmos que a Holanda, Dinamarca, Bélgica e Holanda tem. O que está acontecendo? Obviamente, estamos chegando a um ponto em que eles estão operando na Força Aérea há 30 anos, certo? Vamos seguir o mesmo caminho que outros países?

Temos que substituí-los, porque mesmo que essa decisão seja tomada agora, a primeira aeronave chegará apenas em sete anos. Eles voarão por 40 anos. Obviamente, podemos dizer que temos as condições e estamos em posição de participar também desse esforço, se necessário.

Caças F-16M da Força Aérea de Portugal

Agora, está claro que existem componentes e equipamentos do F-16 que terão que continuar sendo aprimorados ao longo do tempo. É normal, porque a obsolescência também é contínua, assim como a modernização do equipamento é contínua.

Falando sobre o futuro, o general João Cartaxo Alves disse que a transição para o F-35 é crucial para a FAP. “É algo que está acontecendo, mas não é feito em um dia. Esse processo já começou. Tivemos um workshop aqui com a Lockheed e a Força Aérea dos EUA para também aprender o que é esse salto para a 5ª Geração.”

O chefe da Força Aérea Portuguesa também acrescentou que a transição para uma nova aeronave de combate abrange aproximadamente duas décadas, com uma despesa estimada de 5,5 bilhões de euros alocados para este programa e a primeira aeronave entregue a partir do sétimo ano em diante.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Avionist

Tags: F-35 Lightning IIForça Aérea Portuguesa (FAP)Lockheed Martin F-16A/B
Notícia Anterior

Diálogo das Indústrias de Defesa entre Brasil e Áustria estreita laços de cooperação

Próxima Notícia

Plataformas de Petróleo da Petrobras podem ser usadas como bases móveis de defesa e abastecimento de navios da Marinha?

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Incidentes Aéreos

Incidente com o KC-390 português em Lisboa

24/05/2025 - 18:47
A-29N Super Tucano da Embraer
Aviação

Força Aérea Portuguesa se prepara para incorporar o Embraer A-29N Super Tucano

02/05/2025 - 13:31
Aviação

Embraer, Força Aérea Brasileira e Força Aérea Portuguesa vão desenvolver o KC-390 ISR

08/04/2025 - 13:21
Carregar mais
Próxima Notícia
Conceito de Hub para Defesa da Gibbs&Cox - Ilustração Naval News

Plataformas de Petróleo da Petrobras podem ser usadas como bases móveis de defesa e abastecimento de navios da Marinha?

Comentários 1

  1. Teco says:
    1 ano atrás

    Acho importante o Brasil continuar adquirindo conhecimento com os caças Gripen NG, porém já começar estudos com a Embraer e criar o seu próprio caça de 6° geração, porque até isso acontecer o de 5° já será obsoleto!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval