Por Guilherme Wiltgen
Durante os quatro dias em Abu Dhabi, ficou muito nítido o desejo do EDGE Group em ampliar sua parceria com o Brasil. E ele está se materializando através das primeiras parcerias com as brasileiras SIATT e Condor.
“A gente pertence ao governo de Abu Dhabi. Então, nós temos o intuito de investir mais do que que colher frutos no Brasil. Essa é a estratégia no Brasil”, disse o Sr. Rodrigo Torres, President and Group Chief Financial Officer (CFO).
Com vinte dois anos de experiência, Rodrigo Torres está desde 2019 no EDGE e hoje é o responsável por supervisionar todas as decisões financeiras estratégicas do grupo. Ele esteve diretamente envolvido nas aquisições de 50% da SIATT e 51% da Condor, em setembro de 2023 e abril de 2024, respectivamente.
SIATT
Como resultados dos investimentos nessas duas empresas, a SIATT está se mudando do Parque de Inovação Tecnológica (PIT), para um moderno prédio de 7mil m² no bairro do Limoeiro, ambos em São José dos Campos, estrategicamente localizado próximo à Rod. Presidente Dutra.
Outra novidade anunciada por Rodrigo é a construção da fábrica da SIATT para produção do MANSUP em Caçapava, cidade vizinha a São José dos Campos.
Questionado pelo DAN se podemos esperar pelas versões MANSUB (versão lançada por submarino) e o MANAER (lançada por aeronaves), Rodrigo disse que há estudos em andamento.
Condor
A outra parceria vai expandir os negócios do EDGE Group em produtos NLT (Non-Lethal Technologies) com a parceria com a CONDOR Tecnologias Não Letais, uma das maiores fabricantes de armas não letais do mundo, que chega introduzindo 160 produtos em seu portfólio, com expectativas de crescimento expressivo.
Presente em 85 países, a Condor é a principal produtora mundial de gás lacrimogêneo e produtos relacionados para cenários militares, de defesa civil, militares e de segurança pública, além de ser líder em outros produtos não letais.
Durante a semana da nossa visita, o Grupo EDGE e a CONDOR anunciaram um plano de negócios conjunto para estabelecer uma nova instalação de fabricação e de formação especializada nos Emirados Árabes Unidos.
Soluções de UAV para a Marinha do Brasil
Na semana anterior a nossa visita, uma delegação da Marinha do Brasil esteve em Abu Dhabi conhecendo o ADSB e outras empresas que podem fornecer soluções para a Força Naval, como o drone a ser adotado para o NAM Atlântico e as Fragatas Classe Tamandaré (FCT).
Tendo em vista que o Diretor de Aeronáutica da Marinha e o Comandante da Força Aeronaval faziam parte desta delegação, questionamos qual seria a solução em termos de drones para a MB utilizar nos dois tipos de navios.
Para o Capitânia da Esquadra foi mostrado como possível opção o Reach-S, um MALE UAV (Medium-Altitude Long-Endurance Unmanned Aerial Vehicle) projetado para operações táticas ISR e ataque leve. Realiza pouso e decolagem autônomos, com autonomia de 24 horas e alcance de 200 km.
Questionado se seria possível pousar e decolar do Atlântico (170 m) com a presença das buricas no convoo, a resposta foi sim, complementando que seria desenvolvido um sistema de parada, semelhante ao cabo de arrasto, para o pouso a bordo.
Já para a FCT, a opção apresentada é o helicóptero não tripulado ANAVIA HT-100, que pode cumprir ampla gama de missões, com autonomia máxima de voo de 6 horas, alcance de 600 km e com uma carga útil de 65 kg.