1 (2)

Foi realizada no último dia 15 de abril, a cerimônia de abertura do Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais do Estado-Maior em Missões de Paz (Training of Trainers Course for Staff Officers) no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava (RJ).

A cerimônia foi presidida pelo representante do Ministério da Defesa, Coronel Cid, acompanhado do Subcomandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Tenente-Coronel-Aviador Salomão e do diretor do Curso membro do Serviço de Treinamento Integrado (Integrated Training Service – ITS) do Departamento de Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (DPKO/ONU), Tenente-Coronel Asif Chaudhry, do Paquistão. Participam do curso militares das Forças Armadas dos seguintes países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai e Uruguai, além de integrantes da ONU de outros países: Filipinas, França, Nepal, Paquistão e Romênia.

1 (3)

Após a abertura do evento, os alunos realizaram as suas apresentações individuais. Na sequência os instrutores da ONU apresentaram os objetivos do treinamento e quadro de atividades. Foi realizada uma avaliação inicial, seguida de instruções sobre o sistema de planejamento e execução dos treinamentos da ONU. Finalizando o dia, os alunos realizaram trabalhos em grupo.

2

No segundo dia de curso, no dia 16 de abril, os alunos iniciaram as atividades com instruções sobre técnicas de instrução e avaliação. Em seguida apresentaram temas do material de treinamento de preparação para missões de paz da ONU (Core Pre-deployment Training Material – CPTM).

Dentre os temas foram trabalhadas as seguintes unidades didáticas: Introdução as Missões de Manutenção da Paz da ONU, Princípios Fundamentais das Missões de Manutenção da Paz da ONU, Estabelecimento e Implementação dos mandatos do Conselho de Segurança da ONU nas Missões de Paz e Funcionamento das Missões de Paz da ONU. Para encerrar o dia, os alunos realizaram trabalhos em grupo.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.