No dia 5 de julho, o Comando do 5º Distrito Naval resgatou um tripulante a bordo do navio de pesca de bandeira portuguesa, “Hemisfério Norte”, localizado a, aproximadamente, 20MN da Cidade do Rio Grande-RS.



O Pedido de resgate chegou ao SALVAMAR SUL, responsável por coordenar as operações de busca e salvamento na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, por meio do Centro Regional de Coordenação SAR Marítimo, o SALVAMAR BRASIL.

A aeronave UH-12 Esquilo, operado pelo 5° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), e o Rebocador de Alto Mar Tritão (R 21), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, foram acionados e seguiram em direção ao navio com o tripulante enfermo.

O resgate foi realizado com as técnicas de “Operações de Resgate por Maca” executado pela aeronave UH-12, garantindo o cumprimento da Missão de Busca e Salvamento.

FONTE e FOTOS: 5° DN/MB



 

4 Comments

 

  1. 08/07/2018  16:47 by Marcelo Responder

    O que fazia o barco pesqueiro portugues dentro das aguas de reserva economica brasileira, passeando, fazendo turismo ou estava saqueando os recursos de pescado do nosso mar......

  2. 08/07/2018  15:45 by Marcos Paulo Responder

    Operação de salvamento perfeita e dentro das atribuições da MB. Mas o que este pesqueiro esta va fazendo nestas coordenadas e quais as implicações legais aos seus proprietários?

  3. 08/07/2018  11:10 by Gelson Jorge Emerim Responder

    Parabéns ao 5º DN pela operação de resgate!
    Se o pesqueiro português (20 MN) não tivesse esta emergência alguém saberia que ele estava lá?

  4. 08/07/2018  10:57 by XO Responder

    Para que outros possam viver... BZ aos envolvidos !!!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.