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Home Ciência e Tecnologia

Marinha da Holanda irá vender o seu maior navio antes de entrar em serviço

Carlos Lima por Carlos Lima
07/09/2013 - 19:22
em Ciência e Tecnologia
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800px-JLSS_Karel_doorman

O Ministério da Defesa da Holanda tem que economizar mais de 300 milhões de euros, com isso, o maior navio da Marinha, que está sendo construído em Vlissingen, será vendido antes de entrar em serviço, informou o jornal Trouw na quarta-feira.

A desistência da compra do navio de apoio logístico, que seria o maior navio da Marinha holandesa, faz parte de uma operação para economizar 300 milhões de euros, de acordo com o jornal. A Marinha irá abrir mão de um navio e o exército de um batalhão inteiro.

A Força Aérea também terá que se contentar com menos seis ou sete aviões de combate F16. Ao mesmo tempo, aquantidade de F-35, que está sendo escolhido como o sucessor do F-16, dependerá do seu custo. Um limite de 4 Bilhões de Euros será aplicado à encomenda total de F-35.

Estas medidas, a serem anunciadas no “Dia do Príncipe” (17 de Setembro), estão no topo do corte de 1 bilhão de euros com gastos de defesa que já haviam sido requisitados a algum tempo. Como isso, 12 mil empregos serão perdidos, principalmente nos escalões mais altos.

De acordo com o Trouw, enquanto o Karel Doorman (que vai custar mais de 400 milhões de euros) está sendo vendido, ao mesmo tempo um novo, menor e mais barato, navio de suprimento será construído. O HNMLS Amsterdam (encomendado em 1995), que atualmente está em operação no Caribe, terá que permanecer em serviço por mais tempo do que o planejado.

O Exército também terá que sacrificar um Batalhão com 180 a 200 homens. Ainda não é claro qual batalhão será sacrificado. Existe a chance de ser um dos quatro batalhões de infantaria blindada, possivelmente um dos dois baseados em Havelte.

A eliminação de um batalhão custa entre 600 e 650 postos de trabalho. Além disso, o corte em serviços de apoio resulta em uma economia de 40 milhões de euros.

HrmsKarelDoormanA833

 

Características Gerais do Karel Doorman
Classe: Navio de Apoio Logístico
Deslocamento: 27.800 tons (28,246 t) completamente carregado
Comprimento: 204.7 m (671 ft 7 in)
Boca: 30.4 m (99 ft 9 in)

Calado: 7.8 m (25 ft 7 in)
Propulsão: Diesel Elétrica

  • 4 x Geradores Diesel 5.5 MW
  • 1 x Gerador Diesel 2.8 MW
  • 2 x FPP propulsores
Velocidade: 18 nós (33 km/h)
Alcance: 9,800 nm (18.100 km) a 12 nós (22 km/h)
Tripulação: 150 tripulantes mais 150 homens (Destacamento Aéreo e equipe médica)
Sensores e Sistemas: Mastro Integrado Thales Nederland

  • Thales SeaMaster 400 SMILE Radar de Controle Aéreo
  • Thales SeaWatcher 100 SeaStar Radar de Detecção de Superfície
  • Thales Gatekeeper electro-optical surveillance system
Armamento: Armas:

  • 2 x Goalkeeper CIWS
  • 2 x 30mm Marlin WS
  • 4 x 12.7mm Hitrole NT
  • 6–8 x 7.62mm FN MAG

Barcos e Embarcações de Desembarque:

  • 2 x  Embarcações de Desembarque de pessoal
  • 2 x RHIB
Aeronaves:
  • Até 6 x NH90 (com as pás dobradas) ou 2 x Chinook.
Apoio à Aviação: Comvoo com 2 “spots” para pouso de helicópteros e hangar com capacidade para até 6 helicópteros de porte médio

JSS-Karel-Doorman-infosheet

FONTE: Dutch News/Wikipedia

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Tags: Construção NavalDutch NavyHNMLS Karel DoormanNavio de Apoio LogísticoReal Marinha HolandesaRoyal Netherlands Navy
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Comentários 35

  1. Leonardo Rodrigues says:
    10 anos atrás

    Ao Padilha também os agradecimentos!

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Obrigado!

      Responder
  2. Leonardo Rodrigues says:
    10 anos atrás

    Obrigado Guilherme, cada vez mais, sou mais fã do site. Sabia que havia lido mas esqueci de pesquisar. Obrigado de novo!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Abraços e continue nos acompanhando!

      Responder
  3. Leonardo Rodrigues says:
    10 anos atrás

    Alguém sabe como ficou esta história? Quem arrematou?
    abçs

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Ela ficou com ele. Não foi vendido não.

      Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      10 anos atrás

      Leonardo,
      A Holanda desistiu da venda e incorporou o navio a sua Marinha. Leia aqui: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=31570
      FA

      Responder
  4. alex says:
    12 anos atrás

    Enquanto a anta sulamericana, dorme. Oportunidades de melhorar nosso “sistema” de defesa, vem e vai….sim, vai embora e nossos chefes militares ficam na saudade de sequer viverem o que um dia planejaram

    Responder
  5. Augusto says:
    12 anos atrás

    Amigos, torçamos para que o comando da Marinha saiba dessa notícia. Uma aquisição deste naipe seria algo extraordinário.

    Responder
  6. marcelo says:
    12 anos atrás

    Com a operação dos dois “novos” Classe Mariz e Barros, a Marinha do brasil seria novamente a primeira da America do Sul em equipamento naval!!!

    Responder
  7. marcelo says:
    12 anos atrás

    Parece que dinheiro tem para gastar :

    Para a copa, foi gasto ate agora = R$ 28,7 Bilhoes ( de Reais), para “reformar” e construir estadios, muitos não estão prontos ainda…

    O Orçamento do ministerio de defesa deste ano = R$ 3,7 Bilhoes ( de reais)

    Responder
  8. marcelo says:
    12 anos atrás

    Aproveitando o assunto de “compra de oportunidade” . Vamos lembrar que está em andamento a possibilidade de aquisição dos dois Navios da Marina Militare ( Italia) :
    D560 – Luigi Durand; ( Sugestão = D 26 – Mariz e Barros)
    D 561 – Francesco Mimbeli ( Sugestão = D 25 – Marcilio Dias )
    São navios de 1993; com 5.400 toneladas ; 147,7m de comprimento; com Aspide; Otomat ; e SM 1 MR .
    Se vierem sem o SM 1 MR, ainda serão uma tremenda atualização para a MB.
    São navios para defesa de area. que a MB ainda não possui. ( Vamos torcer para dar certo) .

    Outras possibilidades de compra, são ainda as fragatas Maestrale da (Marina Militare)
    com 3.200 toneladas e122,7m de comprimento, são mais antigas, de 1984, mas seriam ainda uma opção de compra :
    F575 – Euro ; F573 – Scirocco e F571 – Grecale com o Aspide;
    Dariam uma folga para as Greenhalgs e até as Inhaumas, ja esgotadas.
    abs a todos.

    Responder
  9. mateus felipe dias barbosa says:
    12 anos atrás

    seria bom pois iria desenvouver mais o prosuper e ai so precisariamos de 5 fragatas e 5 navios patrulha oceanicos

    Responder
  10. RobertoCR says:
    12 anos atrás

    Pode ser realmente uma boa oportunidade.

    Talvez seja hora de conferir o cronograma do PROSUPER
    http://www.camaras.org.br/Arquivos/Download/Upload/442.pdf
    (página 13).

    A previsão é de aquisição à partir de 2015, de um total de 5 que devem ser adquiridos até 2030. À saber, quais seriam as características dos NApLog pretendidos pela Marinha?

    E eu acho que, no caso de aquisição do navio holandês, ele viria sem o Goalkeeper.

    Responder
    • Roberto Bozzo says:
      12 anos atrás

      Os requerimentos da MB são:

      Carga: 12.000 tons
      Compr. total/boca: cerca de 175m/25m
      Veloc. Máxima: acima de 20 nós

      Infelizmente o Karel Doorman esta bem acima do que a MB deseja, mas seria uma aquisição fantástica.

      Responder
      • RobertoCR says:
        12 anos atrás

        Mas talvez alguém possa dar a idéia de adquirir uma unidade com a capacidade de duas pretendidas. Claro que se pedem cinco unidades é porque o END deve ter sugerido. Talvez quatro sejam insuficientes dentro do planejamento apresentado. As vezes é questão só de combinar o preço com o estaleiro, lembrando que não foi informado em que fase de construção está a embarcação.

        Fora a questão de se saber se ele está dentro, ou próximo, da configuração pretendida pela MB.

        Mas que é tentador…

        Abs

        Responder
  11. mauricio matos says:
    12 anos atrás

    Cade o BNDS para financiar o navio para MB sairia mais barato do que os estádios para copa .

    Responder
  12. marcio says:
    12 anos atrás

    Completando,a MB poderia pedir a transferência de tecnologia da construção do NApLog e construir mais 3 unidades em solo brasileiro e assim diminuindo os custos isso é claro se a MB se interessar por esse moderno NApLog.

    Responder
  13. moises says:
    12 anos atrás

    Gb Bahia seria lindo. Mas com o cambio cm anda dificilmente sai.

    Responder
  14. marcio says:
    12 anos atrás

    Uma grande oportunidade para a MB,uns 4 desses para a Marinha já estaria de bom tamanho. E sobre os sensores manteria o mastro integrado já que as futuras corvetas da classe Barroso seram equipadas com o Sea Master 100 e sobre o armamento poderia ser o CIWS Palma russo que é mais eficiente que o Goalkeeper contra ataques de mísseis anti-navio do tipo sea-skimmer.

    Responder
  15. André says:
    12 anos atrás

    A marinha quer navios que estejam no minimo na fase de comissionamento, pelo menos no caso das fragatas. A não ser que o governo ache por bem desmembrar o prosuper em compras de oportunidade (como essa), mas com a transferência de tecnologia. Como a Holanda também concorre nesse programa para aquele país também é uma boa oportunidade, ja que o Reino Unido vendeu ao Brasil navios que faziam parte do pacote de ofertas: a classe Amazonas.
    Mas não acho que a essa altura a presidência esteja preocupada com aquisições caras como essa a um ano das eleições, ainda mais com essas manifestações populares – que não deixam de ser importantes. Não quer comprar avião, vai querer comprar navio!
    Tem o Prosuper e o FX2 para anunciar, o prosub em andamento, essa negociação do Pantisyr, o satelite, o ASTROS 2020 e o KC 390. São interesses que desagradam a sociedade, não são se quer mensionados nas campanhas. Nesse momento de revolta social é perigoso para o governo que quer se manter no poder comprar essa embarcação. Infelizmente estamos literalmente no mesmo barco que os holandeses: esquecer de algo que não teremos.
    São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro etc nomes que sempre são lembrados para os navios. Nada contra o Rio mas não está na hora de lembrar de outros estados? Ou até mesmo cidade, que são ainda mais variados. O nome Manaus cairia bem em um navio. Rondônia, Roraima, Amazônia, Ilhéus, HOLAMBRA ! …

    Responder
  16. BrasilPotência? says:
    12 anos atrás

    Se a MB “optar” por essa aquisição, e Deus queira que opte. =)

    Que junto venha a licença de projeto para posterior construção aqui de outra(as) unidades.

    Responder
  17. Luiz Padilha says:
    12 anos atrás

    Se forem diferentes pouco importa.
    O que vale é a importância deste navio para os programas da MB no futuro. Armamentos e sensores NESTE caso não é o que importa e SIM a capacidade deste navio. Que custe caro, afinal QUEM PAGARÁ por ele SEREMOS NÓS. Ou seja, é a chance que queriamos e ela apareceu. Go AHEAD Marinha do Brasil!

    Responder
  18. Guilherme Wiltgen says:
    12 anos atrás

    A oportunidade de adquirir um NApLog zerado batendo à porta da MB!

    Responder
  19. FRL says:
    12 anos atrás

    Existe algum item que apresente comunalidade, ou ao menos compatibilidade, com outros já empregados pela MB?

    Responder
  20. FRL says:
    12 anos atrás

    Em sendo comprado, os armamentos, os sensores e os sistemas viriam? O preço está razoável?

    Responder
  21. marcelo says:
    12 anos atrás

    Certamente este navio deverá vir sem os sensores da Thales – Sea master 400 entre outros e sem os armamentos, mas mesmo assim poderia ser completado com um mastro mais simples e sensores retirados dos antigos “NDD Rio de Janeiro ou NDD Ceará”, pois como sabemos apenas “flutuam” o NDD Ceará o e o NDCC Matoso Maia, sem condições de ainda operarem.

    Responder
    • Jacubão says:
      12 anos atrás

      Caro Marcelo. Os sensores do NDD CEARA e do NDCC MATOSO MAIA não seriam, em hipótese alguma, aproveitados para uma aquisição dessa, se isso vier a ocorrer, pois são totalmente ultrapassados para os dias de hj. Certamente a MB até poderia pensar em uma alternativa mais econômica, mas no estado da arte. Quanto ao armamento, imagino que viriam sem os GOALKEEPER por não ser um armamento padrão da MB, o que iria abrir mais um suporte logístico o que encareceria os custos de operação e nesse caso, o substituto natural seria os TRINIT 40mm já em uso nas fragatas classe “NITERÓI” e na corveta “BARROSO”.
      Abçs

      Responder
      • Luiz Padilha says:
        12 anos atrás

        Não acredito que venham sem o que está programado. Uma nova linha? Que se abra, desde que seja para se ter QUALIDADE!
        custo? Se a MB quer ser grande isso não será empecilho.
        CHEGA DE PENSAR como 3º MUNDO.

        Cado contrário, SEMPRE seremos nanicos.

        Vamos Acordar? Não acham que está na hora?

        Responder
  22. Ewan Rosner says:
    12 anos atrás

    Esta seria realmente uma senhora compra de oportunidade!

    Responder
  23. Luiz Padilha says:
    12 anos atrás

    Vamos torcer porque é uma chance de ouro. OURO!!!

    Responder
  24. mauricio matos says:
    12 anos atrás

    Uma boa oportunidade para a MB visto que o PROSUPER não vai sair tao cedo.

    Responder
  25. marcelo says:
    12 anos atrás

    Excelente compra de oportunidade, esta não podemos perder !!!
    Ja tenho Nome para ele: G 41 – Rio da Janeiro.
    Conhecendo este tipo de equipamento, verificamos que será muito importante para uma possivel reestruturação dos meios de apoio da nossa Marinha.
    Este navio podera ocupar uma area de logistica que está muito defasada,
    So temos hoje o Garcia DAvilla e o Alte Saboia, como transporte e o Gastao Motta como tanque, ( NT Marajo ainda é valido), todos cumprindo intensa atividade.

    Responder
  26. rogerio says:
    12 anos atrás

    Uma boa aquisição para MB?…

    Responder
  27. FRL says:
    12 anos atrás

    Não seria esta uma boa compra de oportunidade para a MB?

    Responder

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