Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

F-X2: Hollande vem ao Brasil tentar vender o Rafale

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
26/11/2013 - 11:38
em Aviação
23
0
compartilhamentos
422
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Ampliando relações

RAFALE DE L'ARMEE DE L'AIR

Quem estará desembarcando dia 12 no Brasil é o presidente da França, François Hollande, com objetivos de ampliar os negócios entre os dois países. No dia seguinte, ele vem a Brasília para tentar negociar a nova geração dos Dassault Rafale, a preços atraentes e inovações tecnológicas. O argumento é que um caça de combate tem vida útil de 30 a 40 anos, com as novas tecnologias.

FONTE: Jornal de Brasília – Coluna Gilberto Amaral

Tags: DassaultF-X2FABForça Aérea BrasileiraRafaleRafale International
Notícia Anterior

Segundo a Veja, compra do Pantsir é "um tiro no bolso"

Próxima Notícia

Estaleiros de Viana entregaram hoje segundo 'patrulha' à Marinha

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Rafale BS 001 da IAF abatido dentro da Índia
Análise

Como a China ajudou o Paquistão a abater caças indianos

14/05/2025 - 10:24
Indústria de Defesa

Criptocomputador da Kryptus ganha designação PED e será incorporado ao novo radar de defesa da Embraer

23/04/2025 - 09:54
Aviação

Dassault apresenta o primeiro Rafale dos Emirados Árabes Unidos

31/01/2025 - 09:40
Carregar mais
Próxima Notícia

Estaleiros de Viana entregaram hoje segundo 'patrulha' à Marinha

Comentários 23

  1. Nelson Lima says:
    11 anos atrás

    Um caça, pelo amor de Deus! E que se respeite o processo seletivo, segundo o qual, os russos estão fora! Simples assim!

    Responder
  2. Leonardo says:
    11 anos atrás

    Vamos ver como vai ser desenvolvida essa conversa, torço para que dê tudo certo e a França faça um preço melhor no Rafale, pois dos 3 é o mais caro…, muitos aqui falam que o custo dele é muito alto e tal, mas é o melhor do SL e quero o melhor para meu país, particularmente pago impostos para ter o melhor possível. Gripen NG (oferecido no SL) nem existe, só no papel mesmo, nem protótipo existe então seria um absurdo e um alto risco ir na onda desse caça, ainda mais que está previsto somente para 2018 para o primeiro voo e olhe lá, fora que nem versão naval tem… SH F18 como o colega acima citou, terá sua produção até 2016 e convenhamos, pegar um caça que não vai mais ter produção, provavelmente grampeado, não seria muito interessante… ToT irrestrita dos EUA, nunca nessa e na outra vida, tem que ser muito idealista para acreditar nisso.

    Não estou aqui afirmando que os outros vão passar toda a tecnologia, também não acredito nisso, mas é bem provável que passe muuuuito mais que os EUA, fora que o Gripen quase que 50% dos componentes são americanos (vale lembrar o caso do Super Tucano que os EUA proibiram a venda para a Venezuela por conta do GPS ser americano) então pensem….

    O ideal não é colocar todos os ovos na mesma cesta, Rafale seria ótimo para o Brasil, fora que a MB pode pegar um gancho pois tem versão naval do Rafale… e complementar com SU-35S por fora e participação no PAK FA BR (não é o mesmo da Rússia, seria nossa versão, igual o que a Índia está fazendo, uma versão para o interesses deles) que com calma e tempo com certeza é possível o Brasil construir esse caça de 5ª geração.

    Vamos aguardar os próximos capítulos….

    Responder
  3. Marcelo says:
    11 anos atrás

    Gente acho que vocês poderiam mandar essas recomendações para esse site aqui: https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/ quem sabe ela não acata uma das nossas idéias, afinal ela é a Chefe Maior de Estado .

    Responder
  4. ALEXANDRE says:
    11 anos atrás

    A transferência de tecnologia Francesa é muito correta,paga-se caro, mas se tem, a India já teve, a russia está tendo, e o Brasil também está tendo nos submarinos e nos Ec 725, basta dizer que o casco do NUKE brasileiro é todo com transferencia tecnologica da frança e ninguém quis dar, nem os alemães. Acho que a escolha do Rafale é acertada,pois o caça escolhido voará pelos próximos 40 anos como a espinha dorsal da FAB, não dá para colocar o F18 que é fim de linha daqui a 2 anos ou o grippen que além de ser perna curta,também dificilmente terá uma linha de produção ativa daqui a 10 anos, e ai, como ficaremos com um caça que depois de 10 anos não terá uma linha de produção??? como ficará os custos para mantê-lo??? No mais essa estória de custo de hora voô caiu por terra quando dizam que a hora do Rafale custava 18000 dólares e que era caríssima, fora das possibilidades da FAB, então o Pentagono divulgou o preço da hora voô do “barato F16”, que custa 23000 dólares, isso por que é mono turbina e um dos que mais teve escala de produção, e ai amigos??? quem é caro????

    Responder
    • fernando says:
      11 anos atrás

      Alexandre ,
      O fato da linha de produção ser encerrada em pouco tempo,no caso do F 18 ,pode ficar tranquilo ,que dá para conseguir peças sobressalentes numa boa.O Grippen,nem se sabe ainda quando ficará pronto o protótipo final e no caso do Rafale,que ainda não teve 1 só caça exportado ( A India não fechou oficialmente o contarto ainda,até onde eu sei),se não me engano,então tambem se tem que ter preocupação com o Rafale?

      Responder
    • Kelvin Rodrigues says:
      11 anos atrás

      Se o Brasil comprar um avião que em uma década não tenha mais linha de montagem, ficaremos no que estamos hoje com os f-5, sucateados!!!

      Responder
      • fernando says:
        11 anos atrás

        Ha quanto tempo a linha de produção do M 2000 fechou? Faz um tempo já e nem por isso vc ve M 2000 sucateado por aí.O F -5 está sucateado não pq sua linha de montagem se encerrou,e sim pq são aviões que foram fabricados na década de 70 tgem F-5 na fab com mais de 40 anos,por isso eles estão sucateados.

        Responder
        • Kelvin Rodrigues says:
          11 anos atrás

          Quando escrevi o comentário eu me referia ao F-18 e não ao Rafale.

          Responder
          • fernando says:
            11 anos atrás

            OK.Vc acha que teriamos problemas se a produção do F 18 se encerrasse? Pq vc acha isso?

            Responder
  5. Tassio Bruno says:
    11 anos atrás

    S der Rafale com certeza, teremos o caça mais belo da short-list e claro, um dos melhores
    (e mais caros) do mundo.

    Responder
  6. PRAEFECTUS says:
    11 anos atrás

    Prezados,

    é interessante notar que os russos muito mais avançados em tecnologia na área de defesa do que nós, fecharam a compra de Navios Multi-propósito Anfíbio de fabricação francesa – Classe Mistral. E ao que parece, estão feliz da vida, afinal, já cogitam da ampliação da construção de mais belonaves da mesma classe.

    A tão mal falada Tot francesa, pelo jeito tem agradado aos russos, já que a Rússia e a França pretendem desenvolver em conjunto o equipamento militar do “soldado do futuro” Ratnik+. De acordo com os planos preliminares, o programa de desenvolvimento pode começar em meados de 2014.

    De acordo com algumas informações, as empresas dos complexos militares-industriais russos e franceses irão cooperar no projeto Ratnik+ por si próprios.

    As partes já haveriam negociado os testes comparativos do equipamento operacional russo Ratnik, que será adotado pelo exército em 2014, e o francês Felin.

    Noticias aqui mesmo no DAN dão conta de que a Helibras assinou Memorando de Entendimento com a UNIFEI para desenvolvimento do helicóptero brasileiro. Tal capacidade advém do contrato fechado pelo governo brasileiro e francês para o fornecimento dos EC 725 ás FAAS.

    Grato.

    Responder
    • RL says:
      11 anos atrás

      PRAEFECTUS

      O contrato dos navios da Classe Mistral já havia sido feita para 4 unidades, sendo duas construídas em estaleiros franceses e outros dois em estaleiros na Russia.

      A meu ver, Russia e França se complementam ao avançarem no desenvolvimento de armamentos conjuntos pois tanto um lado quanto o outro, possuem demandas verdadeiras em seus teatros de operações.

      O Brasil tem de se alinhar a estes dois grandes “players” e ainda com outros que queiram desenvolvimento conjunto não apenas no campo militar, más econômico. Cito, China,Índia, Africa do Sul, países do Oriente Médio, do continente africano, leste europeu ou seja, diversificar e pulverizar os nossos negócios de modo que possamos nos distanciar da influência que não preciso mencionar qual é. Todos sabemos.

      Quanto aos RAFALES, eu ficaria feliz se os mesmos pudessem vir em quantidades de 120 para a FAB e outros 24 para a MB.

      Considero o Su-35BM ainda superior, más, no entanto, em se tratando de interoperabilidade e eficiência de meios financeiros para manter a frota, uma única aeronave que atenda às duas forças é o melhor caminho.

      Ainda refletindo sobre o que outro colega comentou, não podemos depositar nossos ovos em um único cesto.

      CONCORDO.!!!!

      Poderiamos então complementar com os Franceses, a aquisição dos RAFALES para 120 unidades multifuncionais na FAB, outros 24 para a MB e com os Russos, 60 Sukhoy T-50 e sistemas de defesa aérea de longo e médio alcance S-400, além de, com os russos, partirmos para um sistema MADE IN BRAZIL para curtas distancias, o tal do PARANÁ (A-darter / MAA1-B Piranha + SABER M60 / SABER M200 + Viaturas Avibrás = C4I).

      Ainda, pela ótica da MB, poderíamos fechar com a França os mastros I-Mast para as futuras Corvetas da Classe Barroso Stealth além das Fragatas FREEM, com a inclusão de duas unidades de MISTRAL BR, bem como um ou dois NAe personalizado para a nossa Marinha.

      Os Russos para a MB? Entrariam com toda a parte de armamentos, defesa aérea, além de ainda proverem com a Índia, os BRAHMOS. Sem contar que teríamos ainda os nossos EXOCET motorização Made in BRAZIL para este último.

      Responder
    • fernando says:
      11 anos atrás

      Praefectus,
      Será que a Rússia não tem capacidade de construir um navio da classe do Mistral?
      Na minha opinião tem.Então a compra ,ao meu ver ,é um pouco política tbm.
      No caso da Russia e França,as duas são potencias na area militar,então ao meu ver ,aí tem uma troca de informações tecnologicas.Já ,por aqui ,a coisa parece ser bem diferente.

      Responder
  7. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Sinceramente eu não sei o que o nosso governo quer nessa licitação não compra não cancela igual aquele ditado que se fala não defeca e nem sai da moita. Eu acho que o Hollande vai morrer tentando pode ser se os franceses baixarem o preço ao nível aceitável pode haver negócio . Com idas e vindas essa novela não acaba nunca a única coisa que vai acabar vai ser a FAB se ela não tomar as rédeas dessa licitação.

    Responder
  8. Gilberto Rezende/RS says:
    11 anos atrás

    O Rafale é o ÚNICO produto que pode atender tanto aos requisitos da FAB como os requisitos da MB para os futuros NAes Capitâneas das frotas Norte e Sul.

    É um produto caro para a FAB de HOJE e um produto necessário para uma MB que ainda não existe.

    MAS como disse o post o FX-2 é um vetor para os próximos 30/40 anos e é ESTE o fator que se deve ter EM MENTE ao se decidir o FX-2.

    Para o FUTURO BRASIL do pré-sal e exportador de petróleo o Rafale não é caro e não é impossível ter duas esquadras capitaneadas por NAes de 40KTn com cerca de 20 Rafales na sua asa aérea de combate embarcada.

    Responder
    • Maykon says:
      11 anos atrás

      Já pensou uma dobradinha francesa Dassault + DCNS na marinha, seria ótimo. Pra mim qualquer um que for escolhido já ta excelente pra FAB e pra quem gosta de ter orgulho do país.

      Responder
  9. fernando says:
    11 anos atrás

    A FAB fez a escolha técnica na época e o escolhido foi o Grippen.O Grippen não é o meu favorito,mais se analisarmos a escolha da FAB ,pelo Grippen ,tem até um pouco de lógica.Ao meu ver ,o baixo custo de manutençaõ,e o fator de que armas já empregadas na FAB ,podem ser usadas sem precisar fazer adaptações,é o que tem de melhor.
    Esta história de transferencia de tecnologia que os Franceses prometem,podem ser avaliadas nos submarinos e nos EC 725.Vamos ver qual vai ser o ganho nestes 2 projetos.

    Responder
  10. Eder Albino says:
    11 anos atrás

    Realmente é um ótimo caça….
    mas tem um custo aquisição/manutenção elevado.
    E existe a questão de colocar “todos os ovos em uma única cesta.”
    Já são 50 EC725
    4 Submarinos convencionais
    1 Submarino nuclear.

    Responder
  11. ALEXANDRE says:
    11 anos atrás

    Realmente demorou muito, um presidente francês socialista que até hoje não mostrou nenhum empenho em melhorar a relação frança / brasil, o sarcozy era muito mais próximo mesmo sendo de direita, até parece que o Rafale está sendo um sucesso de vendas, a meu é realmente o melhor caça do FX2,único com condições de estar atual e com linha de montagem daqui a 15/20 anos, mas tem um preço extorsivo, mesmo com a tal TT, acho que seria uma boa pedida se tivesse um preço não maior que 20 a 30% da proposta do F18,seria o preço pela TT e linha de fabricação.

    Responder
  12. pedro says:
    11 anos atrás

    por favor Dilma compra o rafale ! e o único caça do fx2 que nao tem nenhuma peça MADE IN USA

    Responder
    • Maykon says:
      11 anos atrás

      que eu saiba os processadores e parte do sistema de refrigeração são MADE IN USA.. flw

      Responder
  13. Luiz Gabriel says:
    11 anos atrás

    prefiro o gripen

    Responder
  14. RL says:
    11 anos atrás

    Demorou.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval