As comemorações pelos 32 anos de recriação da Aviação do Exército se iniciaram no sábado (01) com um excelente evento aeronáutico e terminou na segunda-feira (03) com a cerimonia militar.

Por Guilherme Wiltgen

A Aviação do Exército (AvEx), Brigada Ricardo Kirk, realizou na segunda-feira (03) a cerimônia militar alusiva aos 32 anos de sua recriação e do 1 Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), realizada no hangar do Centro do Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) .



Presidida pelo General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além dos Pioneiros e dos antigos Comandantes da AvEx e ex-integrantes da 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea (12a Bia AAAe), que originalmente ocupava o local onde se localiza hoje o Comando de Aviação do Exército em Taubaté.

       

Em suas palavras, o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante da Aviação do Exército, ressaltou os feitos do passado, enaltecendo o Cap. Ricardo Kirk, patrono da AvEx, passando pela sua recriação durante o período do então Ministro do Exército, General Leônidas Pires Gonçalves, que hoje cede seu nome para a denominação histórica da primeira unidade aérea da segunda fase, e terminando agradecendo aos familiares pelo apoio aos homens e mulheres que integram a AvEx. Na sequência, o General Ramos, também fez uso da palavra.



Entrega da aeronave “Garça 44”

Da esq para dir : CA Nôga, Gen Carvalho, Gen Laerte e Gen Aguiar

Um dos pontos altos das comemorações, e mais um momento histórico, o Comandante da Forca Aeronaval, Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga, realizou a entrega formal da aeronave IH-6B Jet Ranger III N-5044 (Garça 44), ao General de Exercito Laerte de Souza Santos (Chefe de Logística e Mobilização do MD), General de Exército Lourival Carvalho Silva (CMO), ambos alunos da primeira turma de pilotos do Exército do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), juntamente com o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar (Comandante da Aviação do Exercito) e do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante da AvEx.

Da esq para dir: Gen Peternelli, Gen Obara, Cel Telles, CA Nôga, Gen Laerte, Gen Carvalho, Gen Diniz e Gen Aguiar

Adquirido pela Marinha no ano de 1985, visando incrementar a Instrução de Voo em Asas Rotativas, o Bell 206B Jet Ranger III, designado IH-6B de numeral N-5044 foi inicialmente incorporado ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1). Em abril de 2008, foi transferido para o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), onde permaneceu operando no Pantanal até outubro de 2011, quando retornou ao HI-1.

O “Garça 44”, como era conhecido, foi retirado da linha de voo em 2012, tendo acumulado 6.638 horas de voo e, para efetuar a doação do IH-6B ao Exército Brasileiro, o helicóptero passou por uma reforma efetuada pela Superintendência Industrial da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

A aeronave é simbolicamente importante para os integrantes da Aviação do Exército, pois na década de 80 , quando da sua recriação, a formação dos oficiais aviadores e praças especializados em Aviação foi feita nas aeronaves IH-6B.

Desta forma, a Aviação Naval e do Exército estreitam ainda mais os laços de amizade e cooperação.

Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante Militar do Sudeste, abrilhantada pela presença dos “Pioneiros”, oficiais e praças que escreveram a história da nossa Aviação do Exército. Destaque para a sempre importante, e histórica, presença do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante.



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.