Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Aviação do Exército comemora os 32 anos anos de recriação

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
10/09/2018 - 16:32
em Aviação
0
0
compartilhamentos
909
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

As comemorações pelos 32 anos de recriação da Aviação do Exército se iniciaram no sábado (01) com um excelente evento aeronáutico e terminou na segunda-feira (03) com a cerimonia militar.

Por Guilherme Wiltgen

A Aviação do Exército (AvEx), Brigada Ricardo Kirk, realizou na segunda-feira (03) a cerimônia militar alusiva aos 32 anos de sua recriação e do 1 Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), realizada no hangar do Centro do Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) .



Presidida pelo General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além dos Pioneiros e dos antigos Comandantes da AvEx e ex-integrantes da 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea (12a Bia AAAe), que originalmente ocupava o local onde se localiza hoje o Comando de Aviação do Exército em Taubaté.

       

Em suas palavras, o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante da Aviação do Exército, ressaltou os feitos do passado, enaltecendo o Cap. Ricardo Kirk, patrono da AvEx, passando pela sua recriação durante o período do então Ministro do Exército, General Leônidas Pires Gonçalves, que hoje cede seu nome para a denominação histórica da primeira unidade aérea da segunda fase, e terminando agradecendo aos familiares pelo apoio aos homens e mulheres que integram a AvEx. Na sequência, o General Ramos, também fez uso da palavra.



Entrega da aeronave “Garça 44”

Da esq para dir : CA Nôga, Gen Carvalho, Gen Laerte e Gen Aguiar

Um dos pontos altos das comemorações, e mais um momento histórico, o Comandante da Forca Aeronaval, Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga, realizou a entrega formal da aeronave IH-6B Jet Ranger III N-5044 (Garça 44), ao General de Exercito Laerte de Souza Santos (Chefe de Logística e Mobilização do MD), General de Exército Lourival Carvalho Silva (CMO), ambos alunos da primeira turma de pilotos do Exército do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), juntamente com o General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar (Comandante da Aviação do Exercito) e do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante da AvEx.

Da esq para dir: Gen Peternelli, Gen Obara, Cel Telles, CA Nôga, Gen Laerte, Gen Carvalho, Gen Diniz e Gen Aguiar

Adquirido pela Marinha no ano de 1985, visando incrementar a Instrução de Voo em Asas Rotativas, o Bell 206B Jet Ranger III, designado IH-6B de numeral N-5044 foi inicialmente incorporado ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1). Em abril de 2008, foi transferido para o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), onde permaneceu operando no Pantanal até outubro de 2011, quando retornou ao HI-1.

O “Garça 44”, como era conhecido, foi retirado da linha de voo em 2012, tendo acumulado 6.638 horas de voo e, para efetuar a doação do IH-6B ao Exército Brasileiro, o helicóptero passou por uma reforma efetuada pela Superintendência Industrial da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

A aeronave é simbolicamente importante para os integrantes da Aviação do Exército, pois na década de 80 , quando da sua recriação, a formação dos oficiais aviadores e praças especializados em Aviação foi feita nas aeronaves IH-6B.

Desta forma, a Aviação Naval e do Exército estreitam ainda mais os laços de amizade e cooperação.

Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante Militar do Sudeste, abrilhantada pela presença dos “Pioneiros”, oficiais e praças que escreveram a história da nossa Aviação do Exército. Destaque para a sempre importante, e histórica, presença do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante.



Tags: Aviação do Exército (AvEx)Brigada Ricardo KirkCentro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN)Comando de Aviação do Exército (CAvEx)Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO)Exército Brasileiro (EB)Taubaté
Notícia Anterior

Sábado Aéreo do Comando de Aviação do Exército

Próxima Notícia

UNITAS-LIX/2018: NPOc “Apa” realiza operações aéreas com helicóptero da Marinha do México

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Força 40: Exército se reúne com as Indústrias de Defesa visando ampliar as capacidades operacionais do combate multidomínio

30/05/2026 - 02:22
Exército

Míssil MAX 1.2 atinge alvo a 2,5 km durante teste realizado pelo Exército

29/05/2026 - 01:12
Exército

EFES 2026: COTER acompanha exposição da Base Industrial de Defesa da Turquia

25/05/2026 - 19:24
Carregar mais
Próxima Notícia

UNITAS-LIX/2018: NPOc “Apa” realiza operações aéreas com helicóptero da Marinha do México

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

Embraer e Saab apresentam o primeiro Gripen E montado no Brasil

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval