Veículo equipado com o sistema M7 da Data911

Por Luiz Padilha

Ao longo de 33 anos de atividades no segmento de Segurança, a Data911 vem produzindo computadores móveis e soluções customizadas de acordo com as necessidades e requisitos de seus clientes. Em 2016 a empresa foi adquirida pela Broadcast Microwave Services (BMS) Inc. Corporate, uma empresa líder em transmissão de vídeos ao vivo, e o resultado é a integração total dos sistemas de ambas as empresas, que assim passam a oferecer uma gama enorme de soluções para os clientes.

Em sua recente passagem pelos EUA, o editor do DAN visitou a BMS/Data911 em suas instalações na cidade de Poway-CA, onde fui gentilmente recebido por Chuck Beck, CEO da empresa, que fez um pequeno relato sobre a empresa e sua atuação no mercado americano e mundial.

Chuck Beck CEO da BMS/Data911

“A Data911 foi fundada em 1984 e está sediada na cidade de Alameda-CA. Somos uma empresa de engenharia na fabricação de sistemas de computadores móveis tecnologicamente avançados, com atuação nos EUA e em outros países, e nossa prioridade é o atendimento aos nossos clientes, através de nossa equipe de engenheiros, fornecendo sempre a melhor solução para atendê-los. Olhando para o futuro, vamos integrar todos os sistemas de áudio e vídeo.”, afirmou Chuck Beck.

O escritório corporativo na cidade de Alameda abriga todas as facetas da empresa, desde o desenvolvimento de produtos até reparo. A empresa se especializou e atualmente trabalha forte no fornecimento de sistemas móveis (Hardware e Software), para veículos, onde produz soluções como computadores embarcados, vídeo em HD, reconhecimento de placas, câmeras atreladas ao corpo, tablets a prova de impactos e um serviço de rastreamento de veículos hospedado na nuvem.

Os produtos BMS/Data911 ficam ligados até 48 horas antes de serem aprovados pelo controle de qualidade

Um dos pontos fortes dos equipamentos da Data 911 é a sua robustez. Seus computadores embarcados, as câmeras de corpo e os tablets TX-1 são extremamente resistentes à todo tipo de impactos, comprovados pela garantia de 10 anos que a empresa fornece à seus clientes, através de contrato com o menor custo em comparação com os concorrentes. A modularidade dos produtos permite que os componentes sejam atualizados individualmente, preservando a funcionalidade total do sistema.

Customização ou personalização é o caminho que a empresa seguiu para mostrar aos seus clientes que a empresa é capaz de atender a qualquer tipo de exigência.

Mark Kauchak, Vice Presidente de Vendas e Marketing

Segundo Mark Kauchak, Vice Presidente de Vendas e Marketing, a empresa possui avançada tecnologia em IP/Vídeo/Antena, com Soluções de Datalink que integram Aerostatos, Redes híbridas aéreas fixas ou móveis, Datalinks em AUVs (ARP – Aeronave Remotamente Pilotada), vídeo terrestre em veículos de comando e controle.

       

Com uma carteira de clientes em todo o mundo, tais como Boeing, Raytheon, Northrop Grumman, General Dynamics, FBI, Lockheed Martin, Schiebel Corp, Forças Armadas dos EUA, Departamentos de Policias e Bombeiros, a BMS/Data911 é reconhecida por sua capacidade no gerenciamento de projetos, analise de links e  suporte de downlink ponto a ponto.

Com muitas empresas investindo fortemente em veículos autônomos, a Schiebel no desenvolvimento de seu ARP Cancopter, necessitava de um sistema confiável para transferência de dados e imagens em tempo real, e a BMS/Data911, forneceu uma solução personalizada de vídeo e de dados integrados para serem utilizados em uma ampla gama de missões e requisitos do cliente.

Não faz muito tempo, a Marinha do Brasil recebeu uma equipe da Schiebel a bordo do NPaOc Apa (P 121), no litoral de Arraial do Cabo-RJ, para testes do ARP Cancopter, testes estes que foram acompanhados por este editor, que conferiu de perto a qualidade do sistema de transmissão de imagens e dados da BMS/Data911.

A qualidade das imagens recebidas através de câmeras de alta resolução são transmitidas numa velocidade impressionante apesar do tamanho delas (High Definition), atestando a qualidade do sistema de downlink.

Na unidade de Poway, o silêncio impera, sendo rompido por nossa visita, com paradas e perguntas sobre cada equipamento que estavam sendo fabricados.

          

       

Os equipamentos são fabricados por técnicos que trabalham na empresa há anos e cada equipamento é produzido com muito esmero, para logo em seguida serem testados ao extremo, ficando ligados ininterruptamente por mais de 48 horas, até que sejam aprovados pelo controle de qualidade da empresa.

Monitores, Tablets e CPUs em testes

Os monitores touch screen de LED, são finos e extremamente duráveis, feitos de vidro resistente e projetados para suportar anos de uso e abuso em ambientes robustos, podendo serem plugados em qualquer tipo de computador.

Verus BX1 Body Worn Camera

Com essa câmera de vídeo robusta e de acionamento por um único botão, tanto um policial como um soldado, podem vir a produzir vídeos de alta resolução (1080×720) com microfone sem fio de suas ações na cidade ou em combate. A bateria dura em torno de 6.5 horas com um tempo de recarga de 3 à 4 horas, armazenando 32GB (opcional de 64GB) e Compressão de vídeo H.264 altamente eficiente e formato de arquivo MP4 padrão.

Através de download automático de vídeo através do software de gerenciamento de vídeo Verus da Data911, o operador pode fazer o upload do vídeo usado no corpo diretamente no veículo. Quando o veículo retorna à base, os vídeos do veículo e da câmera do corpo são descarregados automaticamente via Wireless pelo mesmo software de gerenciamento de vídeo, proporcionando uma revisão abrangente tanto do operador (policial-soldado), com a visão da cena 100% sincronizada em uma reprodução visual.

M7 Mobile Computer System

Sistema M7 instado em veículo de demonstração da empresa

Acompanhado pelo Gerente Regional de Produtos da BMS/Data911, Michael Mattal, fui apresentado à um veículo equipado com com o sistema M7. “O sistema possui uma CPU robusta com um processador Intel® Core ™ i7, interligado a um monitor ou a um Tablet TX-1, com visibilidade total mesmo contra a luz, conectividade via banda larga 4G, WiFi ou via Bluetooth e um teclado destacável opcional, que permitindo ao operador, muitas opções de customização do veículo. Cabe ressaltar que quando dizemos que nossos sistemas são robustos é porque eles suportam choques, quedas, até mesmo mal uso e quando instalado em veículos, nós nos preocupamos em colocar o sistema de uma forma que, em caso de acidente, o operador não venha a se ferir com a abertura dos airbags, por exemplo”, disse Michael.

Michael Mattal, Gerente Regional de Produtos

Todo o sistema foi pensado e produzido para atuar em condições extremas de temperatura, mesmo em condições adversas, possuindo uma vida útil de mais de 10 anos, com suporte de fábrica de 10 anos ou mais, opcional.

Monitor Data911 e a imagem capturada de um veiculo, sua licença e seu status em questão de segundos.

Todas as imagens podem ser transmitidas ao vivo via banda larga do celular ou Wi Fi através do software digital, podendo alternar entre 6 câmeras HD. O sistema possui uma função muito importante para os dias de hoje na área de segurança pública, a utilização do Automated License Plate Recognition (LPR), programa de reconhecimento de placas de veículos, a polícia pode saber em tempo real se o veículo está OK ou se o mesmo foi roubado, o que dá ao policial em campo a chance de efetuar a prisão, agregando as imagens capturadas que podem ser usadas em futuras ações judiciais.

M7 Principais Benefícios

  • O sistema foi projetado especificamente para veículos e para suportar condições extremas de temperatura;
  • O sistema dura duas vezes mais do que laptops robustos no mercado;
  • O sistema é instalado de acordo com o posicionamento dos airbags, garantindo máxima segurança para os ocupantes do veículo;
  • Melhor ergonomia e opções de montagem que permitem um ambiente de cockpit limpo e seguro;
  • Fácil interação fora do carro com dispositivos portáteis, como tablets e smartphones sem custos de comunicação adicionais;
  • Disco rígido removível para fácil manutenção e desinstalação rápida, não sendo necessárias ferramentas para qualquer módulo: display, CPU e teclado;
  • Sempre disponível a bordo pronto para utilização em situações críticas, utilizando o vídeo digital e o reconhecimento de placas.

       

Tablet TX-1

O Tablet TX-1 da Data911 foi desenvolvido para proporcionar visibilidade total mesmo contra a luz, com sua tela touch screen de 11,6 polegadas. O TX-1 pode ser utilizado com os sistemas operacionais Windows 7 ou 8.1, com um HD de 256GB e 8 GB de memória RAM, e o operador pode se conectar à internet usando banda larga 4G, Wi Fi ou Bluetooth e assim poder enviar a todo instante imagens e dados para a central e também grava-las na nuvem. O operador do TX-1 pode utilizar toda a capacidade do produto coberto por uma garantia de 3 anos.

       

O Departamento de Serviço da Data911 possui técnicos disponíveis para fornecer suporte durante o horário comercial normal em todo o mundo, com unidades nos EUA, Alemanha e na Jordânia.

A Data911 fornece o treinamento dos operadores para operar seus sistemas no formato “treinar o treinador”, bem como treinar equipes inteiras diretamente. Com esta solução, problemas e manutenção podem ser solucionados numa primeira linha de suporte antes de ter que ligar para o Departamento de Serviços de Hardware da Data911.

BMS/Data911 para o Brasil

Durante minha visita à BMS/Data911, fui apresentado a diferentes soluções que a empresa possui, e minha visão é que no Brasil, tanto na área Militar quanto na área de Segurança Pública, precisamos implementar o quanto antes soluções semelhantes.

O que vi é o futuro, um futuro onde um soldado equipado com uma câmera no seu corpo e um ARP/UAV no ar monitorando as ações, com ambos transmitindo em tempo real para seus superiores, tudo o que está acontecendo, farão a diferença. Em operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), as Forças de Segurança através de policiais e ARPs/UAVs em ações/infiltrações em áreas de risco, gravando e transmitindo vídeos em tempo real, possibilitando ao Comando de Operações, tomar decisões rápidas e precisas.

Ter o controle de fluxo de veículos, onde basta um veículo passar por um carro de polícia, que o mesmo terá quase que instantaneamente condições de verificar se determinado veículo é produto de roubo ou não, acelerando ao máximo a ação para a prisão do(s) indivíduos a bordo do veículo.

Esse é o futuro que espero poder ver implementado em breve nas Forças Armadas e Forças de Segurança no Brasil, pois precisamos acompanhar de perto a evolução destas soluções.

image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.